Detalhes do final de “Rambo: Até o Fim”

Detalhes do final de “Rambo: Até o Fim”

A carreira de Sylvester Stallone foi bem-sucedida o suficiente para que ele se tornasse internacionalmente conhecido não por apenas um, mas por dois papéis de longa data em franquias nem sucedidas: a lenda do boxe Rocky Balboa e o eterno guerreiro John Rambo. Ambas as criações encontraram uma nova vida no século 21, mas uma delas parece ter chegado ao fim de sua jornada. Com “Rambo: Até o Fim” (“Rambo: Last Blood“), Stallone espera colocar um ponto de exclamação no final da história de cinco filmes de John Rambo – e estamos aqui para separar exatamente como ele fez isso.

Como os trailers nos mostraram, “Rambo: Até o Fim” segue a luta de Rambo para recuperar sua sobrinha Gabrielle (Yvette Monreal) de um cartel mexicano depois que eles a sequestram como parte de um círculo de tráfico humano.

Por se tratar de um filme de Rambo, sabemos esperar um confronto sangrento, mas isso não significa que o final seja totalmente previsível, ou mesmo totalmente cortado e seco. Com isso em mente, vamos analisar o final de “Rambo: Até o Fim“. Spoilers à frente!

Rambo with rifle

O guerreiro nunca pode encontrar a paz

John Rambo começou sua jornada cinematográfica em “Rambo: Programado para matar” (“Rambo: First Blood“, no título original) como um homem que estava apenas tentando encontrar uma maneira de seguir em frente em um país que parecia não ter mais lugar para ele.

Nos quatro filmes desde então, Rambo travou uma série de guerras externas, enquanto também constantemente travava uma batalha dentro de si para reprimir a raiva de um guerreiro que fazia parte dele por mais tempo do que às vezes ele queria admitir.

Ao discutir por que ele escolheu voltar ao personagem para mais um filme, Sylvester Stallone destacou o sentido na vida de Rambo de que a paz simplesmente não parece ser uma opção.

Você pode terminar totalmente a história com ele indo para casa, o que é uma conclusão“, disse Stallone. “Mas um personagem como esse – ele realmente vai para casa? Eu escrevi em um Post-It: ‘Ele voltou para casa, mas nunca chegou’. O guerreiro nunca pode encontrar a paz. Ele simplesmente não pode.

Essa sensação de nunca se sentir verdadeiramente em paz se manifesta fisicamente no filme enquanto ele anda pelos túneis que Rambo cavou. Também está encapsulado em algo que ele diz a Gabrielle desde o início: ele nunca mudou, ele apenas aprendeu a “manter controle“. Através do final ultra violento do filme, vemos que a tampa não estava muito apertada.

Rambo and the cartel

A queda do Cartel

A conseqüência imediata mais óbvia do final de “Rambo: Até o Fim” – que culmina na épica batalha subterrânea de Rambo com Hugo Martinez (Sergio Peris-Mencheta) e seus homens sob o rancho da família Rambo no Arizona – é o impacto provável da guerra de um homem por Rambo no próprio cartel.

Obviamente, Hugo e todos os seus melhores executores estão mortos após o tiroteio no Arizona, e todos são mortos de maneiras horríveis. De volta ao México, o irmão de Hugo, Victor (Óscar Jaenada), também está morto, deixando o cartel literalmente sem liderança. Isso significa que a vingança de Rambo realmente fez algum bem?

Bem, vale a pena discutir as implicações maiores da morte em massa de tantos membros do cartel de uma só vez, mas o próprio Rambo admitiu que sua atitude era mais sobre vingança do que justiça. Ele queria infligir dor, em parte porque via por si mesmo o quanto as mulheres sequestradas pelos irmãos Martinez estavam assustadas. Mesmo quando ele as libertou, elas ficaram com medo de sair. Então, sim, haverá algumas consequências imediatas, mas o vácuo de energia poderia muito bem ser preenchido por outro cartel rapidamente, a menos que ações drásticas sejam tomadas no mundo sombrio de Rambo.

Carmen

O que aconteceu com Carmen?

Uma característica marcante da franquia “Rambo” sempre foi o aparecimento de uma figura um tanto aspiracional e esperançosa na vida de John Rambo, exatamente quando ele está no seu estado mais desesperado. Este foi seu mentor, coronel Trautman (Richard Crenna), no primeiro filme e, nos filmes recentes, assumiu a forma de uma mulher que está tentando convencer Rambo a seguir em frente com sua vida.

Em “Rambo: Até o Fim“, essa é Carmen (Paz Vega), jornalista que investiga cartéis mexicanos que ssua equestraram a irmã na máquina de tráfico sexual de escravos. Embora ela própria seja um pouco pessimista – ela encoraja Rambo a sofrer e seguir em frente após a morte de Gabrielle – Carmen ajuda John quando os irmãos Martinez o espancam e depois ajuda a encontrar as conexões certas para a vingança mais tarde, mesmo que ela esteja relutante em oferecer a ele mais ajuda.

Com a busca de Rambo por sangue no final do filme, o que aconteceu com Carmen? Não há como ela não ouvir sobre a derrota de um homem contra o cartel dos irmãos Martinez e todos os seus executores e é difícil imaginar que ela seria apenas uma espectadora depois de formar um vínculo com Rambo. É bem possível que as consequências do filme criem uma oportunidade para ela intervir e contar ao mundo a história do que aconteceu naquele dia na fazenda da família Rambo, por que John Rambo fez o que fez e como sua vida o levou a isso. Ela poderia ser a cronista, além de esclarecer os males do tráfico de pessoas.

Maria and Rambo

O que aconteceu com Maria?

Embora os parentes de sangue de Rambo tenham falecido desde que ele voltou para a América, ele tem uma família escolhida que considera seus verdadeiros parentes: sua “sobrinha” Gabrielle (Yvette Monreal) e sua avó Maria (Adriana Barraza), que cuida da família Rambo e cuida de Gabrielle porque sua mãe faleceu e seu pai mora no México e que nunca pareceu se importar com Gabrielle.

A trágica perda de Gabrielle diante de uma overdose de drogas induzida pelo cartel é o ponto principal emocional de “Rambo: Até o Fim” e incentiva Rambo a agir sobre o cartel, mesmo que algo seja pouco mais que uma vingança fria e brutal. Antes que isso aconteça, Maria deixa para trás o rancho da família Rambo, levando consigo suas lembranças de Gabrielle.

Então, o que acontece com Maria agora que Rambo fez o que ele fez? Se ele morrer (falaremos sobre isso ainda), parece provável que ela seja a última pessoa viva que ele deixaria qualquer tipo de herança, o que a coloca no centro de sua história, à medida que o público aprende sobre sua guerra com o cartel. É bom pensar nela fazendo algo como começar uma bolsa de estudos em nome de Gabrielle, ou pelo menos encontrar algum grau de paz com o que John deixou, mesmo que seja apenas sua paixão por proteger sua família.

Rambo ranch explodes

Implicações políticas

Rambo: Até o Fim” é um filme que quer principalmente se concentrar em duas coisas: a história humana de um homem ferido e a família que ele escolheu, e o tipo de ação exagerada que tendemos a associar a essa franquia. Ele cumpre esses dois elementos, mas também levanta algumas implicações políticas com as quais apenas lida de maneira rápida.

Sim, esta é uma história humana sobre um homem levado ao limite até sentir que não tem mais nada a fazer além de lutar (de novo), mas também é uma história na qual algumas dezenas de membros de um cartel mexicano seguem para o Arizona com espingardas para matar um cara que por acaso tinha poder de fogo suficiente para derrubá-los e explodir metade de sua propriedade. Sim, é um filme de Rambo, mas ele ainda existe em uma versão do nosso mundo, e se você visse a mesma coisa nas notícias de amanhã, sua mandíbula estaria no chão.

Com isso em mente, é provável que haja algumas implicações políticas decorrentes da última posição de Rambo contra o cartel, e elas terão a ver com a segurança nas fronteiras. A guerra pessoal de John Rambo terá consequências duradouras para sua versão dos Estados Unidos, e elas podem não ser boas.

Martinez and Gabrielle

Repressão no México?

O filme não passa, como já discutimos, muito tempo nas implicações políticas e logísticas de sua história, porque quer se concentrar tanto na emoção quanto na ação e entrar e sair em menos de duas horas como um thriller de tiro rápido.

No entanto, ainda há indícios de que o mundo dessa história é aquele em que o cartel de Martinez não é atingido com muita resistência ao prosseguir em seus negócios sujos. Rambo menciona Maria em um momento em que chamar a polícia não ajuda ninguém por causa da fronteira (embora existam outras estradas que ele poderia ter explorado se tivesse tempo) e, a certa altura, vemos membros do cartel aparecendo em uma cena de crime e andando diante da polícia com as suas armas apontadas. A implicação é que esses caras podem fazer o que quiserem impunemente, e apenas Rambo pode detê-los.

Se for esse o caso, o que acontece depois da batalha no Arizona, quando a poeira assenta e os investigadores começam a cavar? Bem, os cartéis podem não desaparecer, mas um foco maior do público no tráfico de pessoas (com uma pequena ajuda de Carmen) pode levar a algum tipo de repressão no México, que pelo menos atrasa as coisas por um tempo.

Rambo on his horse

Destino final de Rambo

Agora chegamos ao que pode ser o único ponto verdadeiramente ambíguo do filme em termos de sua trama principal: o que realmente acontece com John Rambo? Quando o filme termina, Rambo acaba de vencer sua batalha com o cartel, literalmente tirando o coração de Hugo Martinez (Sergio Peris-Mencheta) no processo, e ele tropeça na varanda para se sentar em uma cadeira de balanço e cuidar do ferimento de bala no abdômen. Enquanto ele faz isso, a câmera se afasta e vemos que a cadeira ainda está balançando enquanto os créditos rolam. Rambo está vivo, certo?!

Bem, não tão rápido, porque o filme também termina com o monólogo de Rambo sobre estimar as memórias daqueles que ele perdeu, seguido de uma montagem de momentos dos quatro filmes anteriores. Isso culmina em um Rambo ferido e sangrento subindo em um cavalo e cavalgando para longe do rancho.

Mas a questão é a seguinte: o filme fez questão de nos mostrar que Rambo afastava seus cavalos do celeiro para protegê-los do cartel. Esse cavalo se afastou ou é a passagem de Rambo para a próxima vida na forma de um passeio ao pôr do sol? O filme não nos diz, mas… no título original se chama “Last Blood“… último sangue.

Hugo Martinez

Medo de imitadores

Já falamos um pouco sobre as consequências da última batalha de Rambo com o cartel de Martinez e como isso pode afetar vários personagens, bem como várias entidades políticas e criminosas que operam nos Estados Unidos e no México. Há mais uma implicação importante que ainda não abordamos, e vale a pena examinar.

John Rambo é uma lenda no exército dos EUA, como vários filmes da franquia estabeleceram. Fora isso, porém, ele é uma pessoa particular que passou grande parte de sua vida adulta fora da América e até os eventos desse recente filme, viveu uma vida tranquila em uma fazenda por mais de uma década.

Então, a menos que eles tenhamos visto os eventos do primeiro filme ou lembremos de ouvir sobre isso quando aconteceu, esse tiroteio no rancho de Rambo será a primeira vez que muitos americanos o ouvirão, e eles o ouvirão como um cara que derrubou um cartel sozinho.

Esse é o tipo de coisa que poderia inspirar imitadores, principalmente entre os grupos extremistas de direita.

Rambo at Gabrielle's grave

Será que isso realmente vai acabar?

Se você rastrear a franquia “Rambo” desde o primeiro filme, sua narrativa abrangente é de violência que gera violência. Rambo é um guerreiro porque é bom nisso e porque foi treinado para ser, mas ele não tira o primeiro sangue. Ele é empurrado para a beirada, depois empurra para trás e o ciclo continua, enquanto ele tenta, em suas palavras, esconder isso.

No mais recente filme, esse sentimento de ser levado longe demais culmina em sua conversa com Carmen, na qual ele explica que nada pode ser feito desde que pessoas inocentes sejam prejudicadas. No entanto, há uma corrente de esperança no final de “Rambo: Até o Fim“, enquanto as palavras de despedida de Rambo para o público meditam sobre memória e perda.

Ele não quer que outras pessoas sejam como ele. Ele não quer que as pessoas se machuquem e sofram sem sentido. Ele apenas sabe que tem algo dentro dele que reagirá quando isso acontecer e até o final do filme ele parece ter encontrado uma maneira de fazer as pazes com isso através da memória.

Nessas linhas finais, há um pouco de otimismo nesse filme que geralmente é sombrio e a sensação de que, se Rambo realmente se for, o ciclo de violência pode finalmente parar de se repetir. Se ele conseguir tirar o último sangue, como é o título original, talvez seja finalmente suficiente.

*Texto original de Matthew Jackson / Looper