“Game of Thrones” pode já ter revelado a identidade do Rei da Noite
Atenção: Contém spoilers do 1º episódio da 8ª temporada: “Winterfell”
Game of Thrones tem se voltado para grandes revelações ultimamente. O final da temporada 7 revelou para o público que Jon Snow (Kit Harington) é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro, chamado Aegon Targaryen, e não um bastardo. Apenas um episódio depois, durante a estreia da 8ª temporada, já foi revelado a Jon sobre a verdade, encarregando Sam Tarly (John Bradley) de entregar a notícia chocante. Essas declarações foram intencionais e intensas – mas Game of Thrones revelou inadvertidamente algo a mais ao longo do caminho?
A teoria dos fãs atualmente acendendo a internet afirma que GoT pode ter entregado a identidade do Rei da Noite.
Embora a ideia tenha circulado pela web desde o outono de 2017 pouco depois da conclusão da 7ª temporada, ela encontrou novo impulso depois da premiere da HBO, “Inside the Episode”, para a 8ª temporada, “Winterfell“. Durante a promoção pós-episódio, o co-showrunner e diretor de GoT, David Benioff, ofereceu informações que muitos estão tomando como evidência de que o Rei da Noite seja da família Targaryen.
Bom, vamos as explicações…
“Ninguém nunca montou um dragão [na série] exceto Dany (Daenerys Targaryen)“, disse Benioff, discutindo o momento da estreia da 8ª temporada em que Jon Snow escala nas costas de Rhaegal, um dos dragões de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), e leva a besta escamosa para uma volta acima de Winterfell. “Somente os Targaryens podem montar dragões e isso deve ser um sinal para Jon. Jon nem sempre é o mais rápido com a aceitação, mas ele chega lá.“
Sendo ele o filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, Jon cumpre a exigência de “deve ter sangue de Targaryen para montar” e, portanto, é digno de escolher um dragão – embora na época ele não saiba que sua verdadeira ascendência é a razão para isso. Que ele não foi imediatamente empurrado para longe das costas de Rhaegal ou queimado ao mesmo tempo que tentava montá-lo, deveria ter dado a Jon uma pista de que algo fora do comum estava acontecendo.
Benioff está certo em considerar que apenas aqueles com o sangue de dragões e com a herança valiriana – membros da Casa Targaryen – podem montar nas criaturas gigantes, mas ele está errado em dizer que Daenerys era a única pessoa a ter montado um dragão antes de Jon.
Como todos os fãs de GoT vão se lembrar, no final da 7ª temporada, o Rei da Noite derrubou Viserion, o terceiro dos dragões de Dany, com uma lança de gelo e posteriormente o transformou em um dragão do exército dele. Então, o frio e cruel líder dos Walkers montou em Viserion e foi até a Muralha para destruir a barreira que protegia o resto de Westeros. Isso faz com que três pessoas (bem, dois humanos e um monstro morto-vivo) tenham montado dragões na série até agora: Daenerys em Drogon, Jon em Rhaegal e o Rei da Noite em Viserion.
Isto tem uma enorme importância para o fandom de Game of Thrones reforçando que o Rei da Noite possa ser, de fato, um Targaryen. Esse grupo de fãs estão essencialmente usando a propriedade transitiva da igualdade como uma maneira simples de explicar o que pode estar acontecendo: se os cavaleiros-dragões são Targaryens e o Rei da Noite é um cavaleiro-dragão, então o Rei da Noite é um Targaryen.
De um nível de superfície, tudo é verificado. O buraco pode ser ainda mais profundo, porém, pode-se cutucar muitos buracos nesta teoria.
Para começar, Viserion não é o mesmo tipo de dragão de antes. Ele é aparentemente um Dragão de Gelo agora, não um Dragão de Fogo, e é lógico que as regras antigas podem não se aplica mais.
Nos tempos antigos, os valirianos dominavam a capacidade de domesticar os dragões e usá-los para estabelecer o domínio nos Sete Reinos. Quando a Destruição de Valíria viu o Freehold Valiriano entrar em colapso, cerca de 100 anos antes da conquista de Westeros por Aegon Targaryen I, também eliminou todos, exceto cinco dragões – aqueles que viviam no nobre assento da Casa Targaryen em Dragonstone.
Os Targaryens eram os últimos valirianos que tinham laços com dragões, e cresceram mais com o passar dos anos. A maioria pereceu, mas Daenerys trouxe à vida os três primeiros dragões em mais de um século, quando ela eclodiu Drogon, Rhaegal e Viserion sobre a pira funerária de Khal Drogo (Jason Momoa) durante a primeira temporada de Game of Thrones.
Dito isto, os Targaryens têm uma conexão profunda com dragões. (As pessoas de Westeros falavam constantemente de Daenerys e seus dragões, ela apelidou-se de Mãe dos Dragões, e muitos acreditavam que a posse de Daenerys do trio de dragões garantiria a ela o Trono de Ferro porque nenhum objeto feito pelo homem poderia derrotá-los.) Com isso, os Targaryens não parecem ter uma conexão para os Dragões de gelo.
De acordo com The Ice Dragon, de George R.R. Martin, os humanos não podem domar, treinar ou montar os Ice Dragons. Uma parte do texto diz: “Temos histórias sobre aqueles que tentaram, encontraram congelados com o chicote e o arnês na mão. Ouvi falar de pessoas que perderam mãos ou dedos apenas tocando em uma delas.” O Rei da Noite e seu exército de White Walkers não são humanos normais e presumivelmente não seriam afetados pelo toque gelado ou pelo hálito frio de um Dragão de Gelo.
Parece que não havia nenhuma condição que o Rei da Noite precisasse encontrar para andar em Viserion, simplesmente porque ele não é um dragão normal e o Rei da Noite não é uma pessoa normal. Sendo o mestre de todas as coisas mortas-vivas e aquele que virou Viserion no dragão de olhos azuis e respirador de gelo que ele é agora, o Rei da Noite aparentemente apenas exerceu seu poder sobre a besta e foi para a Muralha.
Outro fato que reforça a teoria de que o Rei da Noite é um Targaryen? O Rei da Noite é um membro dos Primeiros Homens, que pousou em Westeros 12.000 anos antes da Conquista Targaryen.
Durante a Era do Amanhecer, quando os primeiros homens colonizaram o país, os antigos habitantes de Westeros, os Filhos da Floresta, capturaram um Primeiro Homem e prenderam-no contra uma árvore, que os Primeiros Homens estavam cortando as milhares. Leaf, uma Criança da Floresta que serviu o último vidente (também conhecido como o Corvo de Três Olhos), conduziu um punhal feito de vidro de dragão no peito do Primeiro Homem. Seus olhos ficaram azuis e ele se tornou o primeiro White Walker..
Nem a Casa Targaryen nem o Império Valirio estiveram por perto durante este tempo, e os Targaryens não se elevaram na Propriedade Real Valirica até depois da Era dos Heróis e da Era dos Andals, ambas da Era do Amanhecer. A Ascensão da Propriedade Livre Valiriana ocorreu cerca de 8.000 anos antes da Conquista de Aegon e 4.000 anos depois que os Primeiros Homens invadiram Westeros, enquanto a Migração dos Targaryens para Pedra do Dragão na Baía Negra no leste de Westeros não ocorreu até 126 anos antes da Conquista. Considerando a linha do tempo, parece improvável que o Primeiro Homem que se tornou o Rei da Noite fosse um Targaryen.
Por outro lado, embora haja uma chance de o Rei da Noite não ser um Targaryen, não há como evitar a estranha semelhança entre ele e a Casa Targaryen que as pessoas aprenderam durante a estreia da 8ª temporada. Em uma das cenas finais do episódio, Eddison Tollet (Ben Crompton), Beric Dondarrion (Richard Dormer) e outros chegam a Last Hearth e encontram o pequeno lorde Umber preso a uma parede com vários membros cortados ao redor de seu corpo, mapeados na forma de espiral – uma espiral que se parece muito com o símbolo da Casa Targaryen, particularmente depois que os homens queima o menino e as partes do corpo ficam em chamas.
“É uma mensagem. Do rei da noite“, diz Beric durante o episódio. “Seu exército está entre nós e Winterfell. Estamos a pé. Descemos do Castelo Negro. Podemos dobrar os cavalos. Se os cavalos durarem, chegaremos lá antes dos mortos. Só temos que esperar que o Rei da Noite não chegue primeiro”.
Já vimos a espiral algumas vezes antes: uma vez ao redor da árvore Weirwood quando os Filhos da Floresta criaram o Rei da Noite, novamente quando o Rei da Noite matou um monte de cavalos e colocou os pedaços de seus corpos em um redemoinho para a Patrulha da Noite tropeçar e em gravuras esculpidas nas cavernas de Pedra do Dragão. Espirais apareceram em torno dos dois Targaryens vivos: uma multidão cercou Daenerys durante um episódio da 3ª temporada e corpos cercaram Jon (Aegon) durante a Batalha dos Bastardos na 6ª temporada.
Isso poderia significar que o Rei da Noite está relacionado com a família Targaryen de alguma forma – mesmo sem considerar sua habilidade de montar o Viserion como mais uma prova? Talvez, mas mais uma vez, talvez não.
George RR Martin disse que Game of Thrones, embora não seja inteiramente fiel aos livros de A Canção de Gelo e Fogo, “tem sido extremamente fiel comparado a 97% de todas as adaptações cinematográficas e televisivas das propriedades literárias” e que o final da série não é “tão diferente” para o final dos livros.
Isso sugere que seja qual for o final que Benioff e o co-showrunner D.B. Weiss decidir fazer com a história, a visão de Martin para como as coisas vão se colidir. Todos os três homens revelam que o Rei da Noite é um Targaryen? Eles concordam que ele é talvez um Stark em vez disso? Ninguém além deles e da equipe de Game of Thrones sabem com certeza por enquanto. A boa notícia é que quem quer que o Rei da Noite seja, sua história de fundo provavelmente terá o selo de aprovação de George RR Martin.
Game Of Thrones vai ao ar todos os domingos pela HBO.
*Texto de AJ Caulfield / Looper