Festival de Brasília revela identidade visual assinada pelo ilustrador Mauro Martins
Artista por trás da identidade visual do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o ilustrador Mauro Martins vivenciou intensamente as opções de arte e cultura disponíveis na cidade ao longo da vida, desde a primeira infância – quando chegou à Capital Federal com a família, vindos de Minas Gerais –, passando pela cena roqueira dos anos 1990, na qual atuou como baterista, e comparecendo ainda a eventos de cinema, de artes plásticas e de diversas outras manifestações criativas pelo Distrito Federal.
“Eu vou ao Cine Brasília desde criança. O próprio Festival faz parte da minha história”, conta Mauro. Durante o período como estudante de Desenho Industrial na Universidade de Brasília (UnB), ele prestava bastante atenção nas identidades visuais empregadas nos filmes projetados na tela e nos cartazes do evento distribuídos pelo cinema. “Eu pensava: ‘seria legal algum dia fazer a identidade visual desse Festival’. Foi uma honra, quando me chamaram”, comemora Mauro.
Para desenvolver as artes, o artista coletou informações sobre as atuais cinematografias brasileira e brasiliense, buscando elementos gráficos, ícones e situações representativas do assunto. Na criação, Mauro trabalhou com três pilares fundamentais: a cidade de Brasília, a produção cinematográfica contemporânea e uma visão de espectador para esses temas.
“A receita foi misturar os elementos de forma harmoniosa. Penso que o resultado ficou muito alegre, cheio de positividade. A identidade visual traz um pouco da magia do cinema, com traços fluidos, cinéticos e livres”, ressalta o ilustrador.
Todas as informações do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro estão disponíveis em www.festivaldebrasilia.com.br.