Conheça o Fan Film brasileiro do Batman que é o 1º do mundo em formato longa-metragem

Conheça o Fan Film brasileiro do Batman que é o 1º do mundo em formato longa-metragem

Enredo autoral, prioridade às histórias dos personagens ao invés de explosões, lutas insanas e efeitos especiais. Narrativa lenta, por vezes, sem falas. Uma analogia à sociedade brasileira moderna aliada ao estudo profundo do Ser Humano. Assim transcorre a trama em “Um Conto de Batman: na Psicose do Ventríloquo”, fan film brasileiro do diretor Elvis delBagno, lançado no final de 2014.

A obra é o primeiro Fan Film do Batman no mundo em formato longa-metragem e preza por trazer uma visão desvinculada das características “hollywoodianas” presentes nos filmes do “Homem-Morcego”. Porém, a produção robusta, a fotografia marcante e o enredo denso não deixam dúvidas quanto à qualidade e importância do filme na carreira do diretor.

O Batman brasileiro de Elvis delBagno se mostra perturbado e confuso por se perder em seu ‘Eu’ a cada dia que tenta descobrir mais sobre si mesmo. Já o vilão, um boneco ventríloquo, tem sua existência explorada a fundo a fim de explicar a mente psicopata de um chefe da máfia.

O Filme

Em um galpão de Gotham City, Batman descobre a máfia que ganha dinheiro alterando medicamentos voltados a doentes mentais. É neste cenário que nos aprofundamos em um estudo comportamental, psicológico e social de pessoas que não queriam, mas caíram na vida do crime. Um relato que expressa muito bem a realidade brasileira vista pelos olhos da cultura pop.

É um filme sobre a dificuldade das pessoas em enfrentar seus traumas passados e como o meio social ajudou a destruir os sonhos de vida. Ambientado em uma cidade fictícia tirada dos quadrinhos, Gotham City se torna a principal responsável e testemunha de um bando de capangas que tem algo em comum em suas vidas e na qual o destino os uniu dentro de um galpão sujo e úmido. Acuados pelos fantasmas do passado e por uma força vingativa que dá nome ao suposto herói do título, Batman luta em busca de seu autoconhecimento, sem notar que, como todos os outros, ele faz parte dessa mesma sociedade problemática. É um retrato da vida urbana brasileira que busca heróis, mas não compreende que o “herói” é apenas mais uma vítima. Através de referências cinematográficas, literárias e musicais, “Um Conto De Batman” explora a poesia e os elementos comuns de uma cultura popular que parece ser o único remédio para a depressão social de um povo.