“Acqua Movie”, de Lírio Ferreira, está na competição da Première Brasil no Festival do Rio

“Acqua Movie”, de Lírio Ferreira, está na competição da Première Brasil no Festival do Rio

“Acqua Movie”, sexto longa do diretor pernambucano Lírio Ferreira (Baile Perfumado, Árido Movie, Cartola, O Homem Que Engarrafava Nuvens, Sangue Azul) será exibido na competição de ficção da Première Brasil.

Rodado em São Paulo, Recife e interior de Pernambuco, “Acqua Movie” se passa nos locais onde o projeto de transposição do Rio São Francisco alterou a paisagem e impactou aspectos sociais, econômicos e culturais. Misto de aventura e investigação, o longa flerta com o gênero documentário e nos leva aos canais sensoriais de um cinema inquieto, reenquadrando a premissa de que o mundo convive com a falta de água e com o excesso de informação. 

 Numa fria manhã na cidade de São Paulo, Cícero (Antonio Haddad Aguerre), um menino franzino e sonâmbulo, depara-se com seu pai (Guilherme Weber) morto no banheiro de casa, vitimado por um infarto fulminante. Grita por sua mãe (Alessandra Negrini), mas ela encontra- se na floresta amazônica realizando um documentário sobre a demarcação de terras indígenas.

Esse é o ponto de partida de “Acqua Movie”, filme de estrada onde mãe e filho tentam, em meio ao sol escaldante do semiárido nordestino, atravessado por canais de transposição das águas do Rio São Francisco, reinventar a narrativa do afeto. 

Exibições de Acqua Movie no Festival do Rio:

16 de dezembro, segunda-feira, às 21h40, no Estação NET Gávea 3 e 5, com presença de Alessandra Negrini, Antonio Haddad Aguerre, Aury Porto, Guilherme Weber e Augusto Madeira, além do diretor Lírio Ferreira, da produtora Chica Mendonça e do distribuidor Jean Thomas Bernardini.

17 de dezembro, terça-feira, às 16h, no CCLSR – Cine Odeon NET Claro, seguido de debate com o diretor Lírio Ferreira e a produtora Chica Mendonça.

18 de dezembro, quarta-feira, às 21h30, no Kinoplex São Luiz 1