A chocante morte de Rick Grimes nos quadrinhos de “The Walking Dead”

A chocante morte de Rick Grimes nos quadrinhos de “The Walking Dead”

No dia 5 de junho foi publicada uma edição história dos quadrinhos de “The Walking Dead“…. e que acaba seguindo – mesmo que em partes – o desfecho de um dos personagens mais queridos da história: Rick grimes.

Um mês atrás, The Walking Dead parecia estar fazendo o impossível nos quadrinhos. Uma morte tão grande, mas tão anti-climática, que não poderia ser real, poderia?

Mas ele fez isso. Robert Kirkman na verdade foi e matou Rick Grimes, que agora foi confirmado na recém lançada edição #192.

Anteriormente, vimos os quadros finais chocantes de Sebastian, filho da líder da Commonwealth, atirar em Rick Grimes em sua cama. O filho culpa Rick por ajudar a expulsar sua mãe do poder, mas quando a questão termina, apesar de Rick ser baleado no peito, ele ainda está formando palavras. Ele ainda está vivo.

Mas agora, pegando onde as coisas pararam na edição de 192, vemos Sebastian continuar atirando. Ele continua atirando até que Rick, super-herói pós-apocalíptico que ele é, está morto.

O fator complicador, é claro, é que, sem ninguém para encontrá-lo, Rick é deixado em seu quarto até pela manhã, quando seu cadáver ressuscitado é descoberto por Carl, que imediatamente atira na cabeça dele, apesar do choque súbito com o zombie Rick Grimes. Agora essa é uma visão que eu nunca pensei que veria.

Rick está morto e ponto final. Esta é a história de Carl agora.

O resto da questão é sombrio. Carl não parece ir para uma onda de vingança. Sebastian é simplesmente preso, presumivelmente para sempre, e ambos os lados desejam um ao outro condolências. Carl tem um pequeno e simpático aceno de Negan ali, mas no geral, esta é uma questão triste, não de indução de raiva. Não, a menos que você seja um fã.

Há dois lados de como tudo isso aconteceu. Por um lado, a morte de Rick era inevitável. Robert Kirkman tem falado sobre isso há anos e escreveu isso com bastante antecedência. A ideia, talvez, é que colocar Rick em uma luta direta com o Governador ou o Negan ou uma supervilã Alpha e tê-los vencendo em um tipo de combate aberto para então destruir sua mitologia. Mas, em vez disso, fazer alguns chorões figurantes atirar enquanto ele dormia é realmente a única maneira que alguém poderia matar esse ícone, através de um ato de covardia. 

Por outro lado, este é Rick Grimes que estamos falando aqui. Há algo inescapavelmente enlouquecedor em vê-lo morto em sua cama, sem lutar e ainda por um personagem que nem é malvado, apenas… um personagem não importante.

É o oposto da despedida de Rick na série de TV, onde ele se sacrifica salvando sua comunidade de uma enorme horda depois de estar gravemente ferido. Quer dizer, ele sobreviveu a isso para começar seus filmes de spin-off, mas mesmo que ele não tivesse, isso parecia uma morte mais “digna” para um personagem tão icônico.

Mas, novamente, esse é o ponto. Se você escreveu um milhão de cenários preditivos sobre como Rick Grimes finalmente encontraria seu fim em The Walking Dead, você nunca teria adivinhado este, e Kirkman está subvertendo todas as expectativas aqui em grande estilo.

Agora vamos ver a história em quadrinhos fazer o que a série de TV nunca terá a chance de fazer, passar as rédeas para Carl, que está se tornando um líder há anos. A série estupidamente matou Carl e agora que Rick se foi, a parte principal muda de lado para Daryl. Daryl está indo muito bem na era Angela Kang, e mesmo assim Carl assumindo o manto de Rick é claramente sempre como isso era para acontecer, e é uma pena que nós nunca veremos isso na tela da Tv. Esse continua sendo, de longe, o erro mais imperdoável da série.

Não está claro o efeito que isso terá na série, se houver. Rick se foi e só retorna em filmes secundários que têm a ver com um grupo que, presumivelmente, não tem nada a ver com os quadrinhos. Eu duvido que nós vamos ver Daryl ser baleado em sua cama durante um enredo da Commonwealth em poucos anos, então isso pode acabar sendo apenas um desenvolvimento de quadrinhos. E, provavelmente, deveria ser. Kirkman diz que Rick deixando a série não tinha nada a ver com o momento de sua morte nos quadrinhos, já que este era um arco que ele vinha planejando há muito, muito tempo.

Então sim, a morte de Rick dessa maneira é frustrante. Mas isso está errado? Isso não funciona? Eu não sei sobre isso. Eu respeito o desejo de Kirkman de roteirizar o final de Rick como ele quer, e eu posso ver de alguma forma porque esse tipo de final estranho pode ser adequado, apesar de quão frustrante possa parecer inicialmente.

É verdadeiramente o fim de uma era. Icônico Rick, sentiremos sua falta.

*Texto por Paul Tassi / Forbes