5 Detalhes do primeiro trailer de “Morbius”
Os fãs de quadrinhos estão prestes a enlouquecer de uma maneira que ainda não haviam feito antes.
Hoje, 13/01, a Sony Pictures lançou o primeiro trailer de “Morbius“, filme estrelado por Jared Leto baseado no personagem da Marvel Comics Dr. Michael Morbius – um brilhante biólogo e bioquímico vencedor do Prêmio Nobel que sofre de uma doença rara no sangue que deixou-o pálido, magro, fisicamente debilitado e sujeito a testes rigorosos em busca de uma cura.
Quando seus sintomas se tornam intensos demais, o Dr. Morbius toma o assunto por conta própria, aventurando-se a formular sua própria cura por meio de ciência experimental envolvendo morcegos. Parece que o Dr. Morbius está bem ciente dos riscos e continua o procedimento, viajando para o que parece ser a beira de uma caverna de morcegos e realizando um sacrifício de sangue que resulta em uma conseqüência angustiante: agora ele é atingido por uma nova doença – o vampirismo, tornando-se Morbius, o Vampiro Vivo.
O trailer de “Morbius” faz um excelente trabalho na criação da história principal do filme, além de apresentar alguns personagens, trazendo os espectadores para um canto mais sombrio do cânone da Marvel Comics e provocando uma ação de alto risco enquanto Morbius luta entre seus lados humano e monstruoso.
Também estão em jogo nas filmagens dessa primeira olhada, alguns momentos mais sutis que oferecem um significado adicional – aqueles que provavelmente escaparam do seu radar.
Aqui estão os pequenos detalhes que você pode ter perdido no trailer de “Morbius“.
Os primeiros 45 segundos do trailer de “Morbius“, mais ou menos, mostram que o médico está sofrendo muito por causa de sua doença. Ele aparece com fios presos à cabeça e ao pescoço, lutando para andar com muletas no antebraço, e debruçado sobre uma cama enquanto uma colega médica meticulosamente conta as vértebras de sua coluna que se projetam da pele. Em uma narração, ele diz: “Estou ficando sem tempo“.
Logo fica claro que o Dr. Morbius pretende – ou pelo menos – pretende curar sua doença no sangue usando medicina não tradicional e seus próprios dispositivos, o que levanta uma bandeira vermelha para a mulher que trabalha ao seu lado. Quando Morbius diz que o que ele descobriu seria uma cura, ela pergunta: “A que custo?“
Essa linha é mais do que apenas uma que vem de uma colega preocupada – é um prenúncio do mais alto grau. A mulher que fala é Martine Bancroft, a noiva de Morbius interpretada por Adria Arjona.
Ao longo dos quadrinhos da Marvel, Martine realmente morre várias vezes, ressuscita e acaba se tornando uma vampira viva. Não está claro neste momento se o filme “Morbius” retratará a morte, o reavivamento subsequente e a transformação de Martine, mas os cânones dos quadrinhos evidenciam que ela realmente enfrentou a morte e foi atingida por vampirismo.
Pelo contrário, Morbius pode apenas mostrar a morte de Martine – o maior custo que o Dr. Morbius deve fazer em troca de “curar” sua doença.
Enquanto vários membros do elenco de “Morbius” foram anunciados muito antes do lançamento deste primeiro trailer, o envolvimento de um ator no filme foi uma surpresa completa – e só foi revelado através das novas imagens. No final do trailer de “Morbius“, Michael Keaton aparece como Abutre, também conhecido como Adrian Toomes, o vilão de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar“.
Aqueles que apareceram nas cenas pós-créditos de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” podem reconhecer o que o traficante de armas está usando no trailer de “Morbius“. Quando o Morbius encapuzado se aproxima de sua van branca, o Abutre é visto vestindo o mesmo macacão da prisão que ele usava no filme.
Como sua aparição no trailer de “Morbius” é tão breve, não há como saber quando exatamente o encontro entre Abutre e Morbius ocorre na linha do tempo do filme. Por causa disso, também não está claro quão significativo será o papel de Michael Keaton no filme.
Isso não significa que a aparição de Michael Keaton seja apenas para mostrar ser um fan-service, no entanto. A breve revelação do Abutre no final do trailer pode aludir às fundações iniciais de uma possível equipe do Sexteto Sinisro nas telonas do cinema
Enquanto a equipe de vilões do Homem-Aranha teve inúmeras iterações nos quadrinhos, vários de seus principais vilões ou recorrentes – incluindo Venom, Mysterio, Doctor Octopus e Norman Osborn já apareceram nos filmes do homem-aranha da Sony e nos filmes compartilhadas do UCM, o Universo Cinematográfico da Marvel.
Embora nada tenha sido confirmado, a aparição surpresa de Michael Keaton em “Morbius” é muito maior do que o retorno de um rosto famoso – poderia sinalizar uma rede mais conectada e em expansão do universo de Homem-Aranha.
Com a Sony já lançando (ou planejando lançar) outros filmes desse universo compartilhado do Homem-Aranha, um Spider-Verse, é difícil acompanhar quem e o que podemos esperar da crescente rede de adaptações.
Uma imagem capturada no trailer de “Morbius” ajuda ainda mais nessa confusão – ou o ar de mistério, dependendo de quem você perguntar.
No primeiro trailer, em um momento rápido, Morbius passa por um mural com uma imagem do Homem-Aranha com a palavra “assassino” pintada com spray.
Há algumas coisas a separar a partir do momento, a primeira sendo o traje do teioso. Parece ser uma mistura de vários trajes do Homem-Aranha, mas aparenta mais com a versão de Sam Raimi.
Se você consegue se lembrar desde os anos 2000, Tobey Maguire encarnou o amigo da vizinhança quando a trilogia de Sam Raimi estava dominando as telas dos cinemas.
Se você era um fã incondicional desses filmes, também pode ter comprado o jogo exclusivo do Homem-Aranha para PlayStation 4, com uma versão animada de Peter Parker usando um traje parecido com o dos filmes do Sam Raimi – que é aparentemente o mesmo traje mostrado no mural que aparece no trailer de “Morbius“.
A segunda coisa notável é que a declaração de “assassino” aponta para a virada mais recente do personagem vivido pelo ator Tom Holland como Peter Parker em “Homem-Aranha: Longe de Casa“.
Durante as cenas finais do filme, Peter é acusado de matar Mysterio (Jake Gyllenhaal) usando imagens que o vilão manipulou e enviou a J. Jonah Jameson (J.K. Simmons), que o transmitiu em um vídeo postado no ficticioso TheDailyBugle.net.
Não há clareza sobre o que esse momento no trailer de “Morbius” poderia significar ainda, mas aqui está a esperança de que uma aparição legítima do Homem-Aranha aconteça no corte para os cinemas.
Mais tarde, no trailer, há uma imagem do personagem de Matt Smith: ele andando cautelosamente por uma estação de metrô aparentemente abandonada. No filme, o ator não interpreta um cara de gravata que gosta de andar sozinho à noite – ele interpreta Loxias Crown.
O Loxias Crown de Matt Smith é o antagonista central de Morbius, por isso é curioso que ele tenha aparecido apenas brevemente e sem qualquer diálogo.
O trailer foi cortado para sugerir que talvez Morbius seja principalmente seu pior inimigo, e Crown poderia ser mais uma ameaça secundária para ele. No entanto, o personagem de Matt Smith foi descrito como “o melhor amigo de Morbius“. Então, o que está acontecendo aqui?
Nos quadrinhos da Marvel, Crown é mais conhecido como Hunger – outro vampiro cuja origem é desconhecida e que não tem nada a ver diretamente com os eventos que levam Morbius a se transformar em um pseudo-vampiro. Mas há também o personagem de Emil Nikos, o amigo mais próximo do Dr. Morbius e associado do laboratório que ele morre como resultado da confusão e sede de sangue na pós-transformação de Morbius – apenas para ser transformado em vampiro por outro personagem cômico não relacionado mais tarde.
Como o personagem de Matt Smith tem Crown como sobrenome, presume-se desde o início que ele seja parcialmente inspirado pelo antagonista pré-existente da Marvel (nos quadrinhos Crown não têm nome canônico), e o restante de sua caracterização é preenchido pelo conceito geral de Emil Nikos.
O personagem de Matt Smith será atingido pela mesma doença sanguínea que Morbius possui, que é a base de sua amizade – e talvez sua destruição final, uma vez que Morbius meio que se cura e se amaldiçoa, ao mesmo tempo.
É estranho, no entanto, que o trailer tenha Morbius como um garoto aparentemente sem amigos – além do personagem ainda sem nome do ator Jared Harris, que serve como mentor de Morbius. Ele é o Emil Nikos, destinado a morrer? Onde, então, Loxias Crown se encaixa entre os relacionamentos de Morbius?
O trailer de “Morbius” também nos dá uma boa olhada no personagem de Tyrese Gibson, que sabemos em um dos posts do ator no Instagram que será o agente do FBI Simon Stroud.
Nas páginas dos quadrinhos da Marvel, Stroud é um agente da SHIELD que se tornou mercenário e parece sempre se envolver com os habitantes mais estranhos do universo da Marvel – incluindo Morbius e o Homem-Lobo, o alter-ego de John Jameson, filho de uma certa editora de jornais malandra e consumidora de charutos.
Simon Stroud está ostentando alguma tecnologia interessante em sua breve aparição no trailer de “Morbius“. Ele é visto usando uma manga que parece oferecer aumento para o braço direito – e especificamente para a mão, cada uma das juntas dos quais parece receber estímulo químico ou elétrico do dispositivo.
Stroud nunca foi descrito como tendo qualquer tipo de aprimoramento nos quadrinhos, e isto levanta uma questão interessante: quem construiu essa tecnologia?
Stroud costumava trabalhar lado a lado com Morbius nos quadrinhos e essa tecnologia parece o tipo de coisa que o bom médico – com sua experiência em fisiologia e medicina, ganhador do Prêmio Nobel – pode ter construído.
Obviamente, Stroud não será descrito como um agente da SHIELD neste filme, já que o Universo da Sony de Personagens da Marvel e o Universo Cinematográfico da Marvel ainda estão ostensivamente separados (por enquanto). Ainda assim, o traje elegante de Stroud e o fato de ele ser visto liderando outros policiais parecem indicar que ele estará em algum tipo de posição de autoridade – o que significa que Morbius pode muito bem ter um amigo em lugares altos para ajudar a afastá-lo de situações complicadas.