44ª edição do “Festival Sesc Melhores Filmes”
O CineSesc realiza, em 4 de abril, a premiação dos escolhidos pela crítica e pelo público como os melhores longas de 2017 nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, roteiro, atriz, ator e documentário para filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. Esta cerimônia marca a abertura oficial do Festival Sesc Melhores Filmes, que traz, de volta ao cinema, de 5 a 25 de abril, as produções mais votadas.
A votação dos vencedores do Festival Sesc Melhores Filmes foi feita via Internet. No total, mais de 11 mil votos do público foram computados. Uma consulta direta foi realizada à crítica especializada de todo o país, e contou-se com os votos de mais de cem profissionais.
Ao longo do 44º Festival Sesc Melhores filmes serão exibidos 47 filmes, 19 estrangeiros, 20 nacionais, 4 clássicos em 4K restaurados, 3 CineClubinho e 1 Cinepsique.

Na cerimônia de entrega dos prêmios que esse ano será apresentado pela Roberta Estrela D’Alva, estão confirmadas as presenças de atores, atrizes, diretores, fotógrafos e produtores concorrentes aos prêmios desse ano, além de convidados especiais e homenageados.
O Filme de abertura será “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor. Diretora e elenco estarão apresentando o filme na noite de premiação.

Especial: Relembrando Melhores
Nesta edição do Festival Sesc Melhores Filmes, exibirá 4 filmes clássicos. Todos exibidos em 4K – cópias restauradas.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, Dir.: Steven Spielberg, Reino Unido/EUA, 1978, 135 min, Livre).
Dias 6/4, sexta, às 23h30 e 21/4, sábado, às 14h30.
Cidadão Kane (Citizen Kane, Dir.: Orson Welles, EUA, 1941, 120 min, 10 anos).
Dias 8, domingo e 16/4, segunda, às 19h.
Blade Runner, O Caçador de Andróides (Blade Runner, Dir.: Ridley Scott, EUA, 1982, 117 min, 14 anos).
Dias 17/4, terça, às 19h e 20/4, sexta, às 21h30.
Juventude Transviada (Rebel Without a Cause, Dir.: Nicholas Ray, EUA, 1955, 111 min, 14 anos).
Dias 10/4, terça e 25/4, quarta, às 19h00.
Cineclubinho – Esse ano com a presença da cantora, compositora e atriz FORTUNA.
Ao longo do Festival Sesc Melhores Filmes, o Cineclubinho acontecerá todos os domingos, às 11h, com a exibição de filmes para o público infantil. Todas as sessões são gratuitas e contarão com audiodescrição e legendagem open caption.
A Bailarina 3D (Ballerina, Dir.: Eric Summer e Éric Warin, França/Canadá, 2016, 90 min, Livre). Paris, 1869. Com a participação especial da cantora Fortuna.
Dia 8/4.
Moana – Um Mar de Aventuras 3D (Moana, Dir.: Ron Clements e John Musker, EUA, 2016, 107 min, Livre).
Dia 15/4.
Meu Malvado Favorito 3 (Despicable Me 3, Dir.: Pierre Coffin e Kyle Balda, EUA, 2017, 90 min, Livre).
Dia 22/4.
Debates
Outros destaques desta edição do Melhores são os debates e conversas entre convidados especiais que abordarão diferentes temas ligados ao cinema. Serão dois Seminários da Crítica e ainda duas edições especiais do Cinema da Vela.
SEMINÁRIOS DA CRÍTICA
Representantes dos diferentes elos da cadeia de produção, distribuição e recepção audiovisual discutem o cenário contemporâneo.
Panorama Anual. Balanço das produções nacionais e internacionais que estrearam no ano de 2017.
Com a participação de Cecília Barroso, Luiza Lusvarghi, Rubens Ewald Filho, Ubiratan Brasil, José Geraldo Couto e mediação de Maria do Rosário. Livre. Grátis.
Dia 5/4, quinta, às 19h30.
O Olhar da Crítica Hoje. A crítica cinematográfica vem expandido, além da academia e da mídia impressa, para diversos territórios, como os blogs, youtube, revistas online e até mesmo podcasts, trazendo novos olhares para o cinema.
Com a participação de Lully, Luciana Veras, Raquel Gomes, Chico Fireman e mediação de Maria do Rosário. Livre. Grátis.
Dia 6/4, sexta, às 19h30.
CINEMA DA VELA – Conversas sobre cinema com o tempo do queimar de uma vela.
- DIVERSIDADE E GÊNERO NO CINEMA
O Cinema da Vela discute a diversidade e o gênero no cinema, pensando a produção de 2017 e filmes como Uma Mulher Fantástica, Divinas Divas, Meu Corpo é Político, Corpo Elétrico, entre outros tantos que estiveram presentes nas salas de cinema do ano anterior. Com Lufe Steffen, René Guerra e mediação de Cláudia Priscilla.
Grátis. No hall.
A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NO CINEMA
O Cinema da Vela tem como intuito discutir o tema das questões raciais e da representatividade dos negros no cinema, pensando a produção de 2017 e em filmes como “Corra!”, “Moonlight”, “Eu não sou seu Negro”, no cenário estrangeiro, bem como o “Joaquim” e “Corpo Elétrico” na cinematografia nacional. Com Viviane Pistache, Camila de Moraes e mediação de Renata Martins.
CONVERSAS.
Diretores premiados no 44º Festival Sesc Melhores Filmes conversam com o público sobre suas trajetórias no auditório do CineSesc.
Grátis.

Conversas com Laís Bodansky.
No evento a diretora é convidada a partilhar sua experiência por meio da mediação de um jornalista e perguntas do público. Livre. Grátis
Dia 9/4, segunda, às 19h30.
Conversas com Eliane Caffé e Carla Caffé.
No evento, a diretora e a diretora de arte são convidadas a partilhar suas experiências por meio da mediação de um jornalista e perguntas do público. Livre. Grátis
Dia 16/4, segunda, às 19h30.

CINEPSIQUÊ
Projeto em parceria com o IPq-HC (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas). Um lugar para apresentar ideias, discutir e refletir, aproximando arte e ciência. Profissionais de diversas áreas trocam experiências sobre os filmes selecionados. Encontros com bate-papo após a exibição do filme. * TONI ERDMANN. (Dir: Maren Ade, Alemanha, Áustria, 2017, 162 min) Winfried (Peter Simonischek) é um senhor que gosta de levar a vida com bom humor. Seu jeito extrovertido o afasta de sua filha, Ines (Sandra Hüller), sempre sisuda e dedicada ao trabalho. Percebendo o afastamento, Winfried decide visitar a filha, em Budapeste. Após o filme, haverá debate com Daniel Martins de Barros, Christian Dunker e mediação de Sandro Macedo.
Exposição:
Dia 04/04, inaugura a exposição Festival Sesc Melhores Filmes. O artista Higo Josepf foi convidado a buscar um ponto de vista diferente e mostrar em seus desenhos feitos a mão, a cenas marcantes de filmes de clássicos do cinema, como uma exposição estilo fanzine para as paredes do Cine Sesc. Os filmes que ele retratará nas paredes do Cine Sesc, foram ganhadores das edições anteriores do Festival Melhores Filmes.
Museu da Pessoa:
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida fundado em São Paulo. Desde sua origem tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Chegou a vez dos freqüentadores do Cine Sesc colaborar com o cinema. Durante o Festival, teremos uma equipe captando essas histórias.
Serviço:
Festival Sesc Melhores Filmes 2018
Exibição dos filmes vencedores pela votação de crítica e público
A lista completa de filmes participantes está em www.sescsp.org.br/melhoresfilmes.
Os mais votados pela crítica e público serão exibidos no CineSesc até 25 de abril.De 05 a 25 de abril de 2018
CineSesc
Rua Augusta, 2075
Tel: 11 3087-0500
sescsp.org.br