Filmes para curtir no Halloween

Filmes para curtir no Halloween

Tem dia que a bruxa tá solta por aí! Seja no trabalho, na faculdade… e que tal se elas ficassem apenas restritas à ficção, presas na tela da sua tevê, do seu celular ou notebook? Bem melhor, não é?!

Bruxas, fantasmas, demônios e serial killer invadem a nossa lista filmes para você curtir esse dia de Halloween e que vão deixar os amantes do terror com os olhos colados na tela.

Se você gosta de um bom filme clássico de terror, pode anotar na sua lista “Psicose“, de Alfred Hitchcock, e “O Iluminado” de Stanley Kubrick. Ambos irão te proporcionar inúmeros sustos e você também irá se surpreender com toda a narrativa e reviravoltas; sem contar com as excelente atuações de Anthony Perkins e Jack Nicholson.

Jack Nicholson em incrível atuação (Imagem: Divulgação)

Em “O Iluminado“, de 1980, uma família segue para um hotel isolado durante o inverno, onde uma presença sinistra influencia o pai na violência, enquanto seu filho psíquico vê pressentimentos horríveis do passado e do futuro. O clássico irá ganhar uma sequência neste ano nos cinemas: “Doutor Sono” e tudo isso saiu da mente macabra de Stephen King.

Cena clássica do chuveiro em “Psicose” (Imagem: Divulgação)

Já em “Psicose“, de 1960, uma secretária foge para um motel afastado da cidade que é administrado por um excêntrico jovem comandado pela sua misteriosa mãe. O filme foi indicado em quatro categorias do Oscar e a atriz Janet Leigh venceu o Globo de Ouro como Melhor Atriz. Um clássico com direito a eternizada cena do chuveiro e sua trilha sonora marcante e inconfundível.

Chucky e o seu melhor amigo? (Imagem: Divulgação)

Neste ano, “Brinquedo Assassino” voltou aos cinemas em uma versão mais moderninha, com um Chuck totalmente plugado nas novas tecnologias e sendo dublado por Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker da franquia “Star Wars“. Porém, se faltaram alguns sustos nesta versão repaginada de 2019, sobram situações macabras com a versão original de 1988.

Dirigido por Tom Holland, o filme ganhou inúmeras sequências, até algumas um tanto duvidosas ao misturar comédia com terror; mas é o primeiro de 1988 que indicamos. Nada como acompanhar a saga de um boneco possuído pela alma de um serial killer, através de um ritual satânico.

Annabelle aparece em “Invocação do Mal” (Imagem: Divulgação)

Falando em bonecos, nada como sugerirmos que você adentre ao universo de “Invocação do Mal“, essa franquia que nos trouxe a mais demoníaca boneca de toda a história, Annabelle que também ganhou uma sequência de filmes. Vera Farmiga e Patrick Wilson são Lorraine e Ed Warren, um casal de investigadores paranormais que ajudam famílias a se libertarem de presenças malignas. 

Para ter uma experiência mais completa, entendendo a cronologia dos fatos, você pode assistir aos filmes nesta ordem: “A Freira“, “Annabelle 2“, “Annabelle“, “Invocação do Mal“, “A Maldição da Chorona“, “Annabelle 3: De Volta para Casa” e “Invocação do Mal 2“.

Tem alguém atrás de você… (Imagem: Divulgação)

Claro que falar em Halloween sem assistir “Halloween” é quase que um sacrilégio. Em 1978 fomos apresentados a Michael Myers, um serial killer sanguinário e doente que escapa de um hospital psiquiátrico. A marcante e tenebrosa máscara e a forma sangrenta e impiedosa com que matava suas vítimas marcaram esse personagem como um dos mais icônicos do cinema, mas foi também a presença forte da atriz Jamie Lee Curtis, ao interpretar a irmã do lunático assassino que tenta impedi-lo, além de buscar sobreviver.

Jamie Lee Curtis, em 2018, reprisou o seu papel em “Halloween“, dirigido por David Gordon Green e que foi muito elogiado pela crítica e pelo público e também merecedor de estar aqui nesta lista, junto do original.

Já para os que curtem terror, mas querem algo mais light, com uma pegada na comédia; mas sem estragar o terror temos duas dicas: “Os Caça-Fantasmas” e “Os Fantasmas se Divertem“. 

Equipe preparada para a caça (Imagem: Divulgação)

A febre “Os Caça-Fantasmas“, filme dirigido por Ivan Reitman, tornou-se uma febre mundial e a trilha sonora marcou toda uma geração. Em 2016, um reboot com a presença de um time feminino foi realizado com a presença de comediantes prestigiadas como Melissa McCarthy e Leslie Jones. O clássico, porém, ainda está no imaginário das pessoas; ainda mais com as atuações empolgantes de Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver e Rick Moranis.

No próximo ano, uma nova tentativa de reinicializar a franquia será feita, com a estreia nos cinemas de “Ghostbusters 2020“, dirigido por Jason Reitman, filho de Ivan Reitman, diretor do original.

Michael Keaton está irreconhecível neste filme (Imagem: Divulgação)

Para fecharmos a lista, temos “Os Fantasmas se Divertem“, dirigido por Tim Burton em 1988. O filme, vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem, conta com Alec Baldwin, Geena Davis e Michael Keaton no elenco. Um filme que tem todo aquele ar esquisito e pitoresco, típicos dos filmes de Tim Burton.

Trata-se de uma aventura bizarra quando o espírito de um casal recém-falecido resolve ‘contratar’ os serviços de um espírito malicioso para expulsar uma família desagradável que comprou a casa em que moravam. Há cenas hilariantes, com humor bem apimentado e até uma cena de dança que se tornou clássica no cinema. Sem contar com a atuação de Michael Keaton na pele do espírito trambiqueiro chamado de Beetlejuice.

É um filme que passeia mais pelo humor do que pelo terror, mas está nesta lista por ser muito divertido e definir bem todo o espírito de Dia das Bruxas. Vale a pena.

Muitos outros bons e grandes filmes de terror ficaram fora dessa lista; seria impossível listá-lo todos, mas fica a dica para se entreter com os que destacamos aqui. Bons sustos e boas risadas também.