Dica de Livro: Os Anagramas de Varsóvia – Richard Zimler

Dica de Livro: Os Anagramas de Varsóvia – Richard Zimler

Os Anagramas de Varsóvia, um livro de Richard Zimler. A história se passa em 1940, na vida de Erick Cohen, um velho e renomado psiquiatra, que assim como milhares de judeus, é obrigado a se isolar com sua família no Gueto de Varsóvia, na Polônia, a mando do regime nazista.

Vivem com Cohen sua sobrinha e seu sobrinho-neto Adam, de 09 anos. Em certo dia, após uma conversa mais séria, Adam sai de casa com a permissão do tio-avô, porém não retorna como esperado, na manhã seguinte o seu corpo é encontrado no arame farpado, com uma das pernas cortadas, e um pedaço de tecido na boca.

Intrigado com a forma que o corpo foi deixado, o velho começa a buscar os culpados e vestígios desse crime, fato reforçado quando outro corpo de criança aparece com os mesmos sinais de crueldade e muitas semelhanças. Assim, Erick se une ao seu inseparável amigo Izzy, e juntos eles saem em busca das motivações e dos culpados pelos crimes. Logo eles percebem que o crime conta com o envolvimento de um judeu traidor, que atrai as crianças para a morte.

As investigações seguem, sempre cercadas do descaso do regime nazista com os crimes, além da dificuldade de se locomover diante das restrições impostas aos judeus.

Uma narrativa forte, que detalha e nos envolve no ambiente de sofrimento daqueles que foram ilhados no Gueto, onde muito acabam sucumbindo e se entregando às dificuldades.

Um livro que nos traz um retrato particular e íntimo daquele que narra a história, e nos causa um misto de emoções, nos prendendo do início ao fim e tocando no nosso interior como se fôssemos parte da história.

Uma obra tocante e forte, com um final surpreendente, indicado para quem tem coragem de encarar esse período tão cruel e desumano, mas que também nos deixa uma lição de persistência, amor, resiliência e amizade.

Confira análise em nosso canal: