“Yesterday” | Crítica

“Yesterday” | Crítica

Que os Beatles possuem uma grande diversidade de filmes que abordam sua história de diferentes maneiras, isso não é novidade pra ninguém, e que os caras foram responsáveis por uma era no mundo da música pop que os tornaram legendários até hoje também é um fato.

Agora já imaginou o que seria do mundo se eles simplesmente não tivessem existido? Ou melhor, e se de uma hora para outra eles tivessem sido “apagados” da mente do mundo inteiro e apenas uma pessoa tivesse a lembrança da existência e dos feitos dos caras de Liverpool, interessante não?

Essa é a proposta da irreverente comédia romântica/ musical “Yesterday” que estreia essa semana, com direção de Danny Boyle, e no elenco nomes como Himesh Patel, Lily James e participação especial do cantor Ed Sheeran.

(Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

No enredo conhecemos Jack (Himesh Patel), musico frustrado com a sua atual situação em sua área profissional, que conta com a ajuda de sua amiga de infância / empresária Ellie (Lily James), que sempre o apoia em sua jornada com a música, mesmo não sendo tão positiva.

Em uma noite, numa espécie de pane no mundo, a Banda Beatles simplesmente desaparece da memória de todos, Jack aproveita dessa oportunidade, para lançar todo o repertorio da banda como criação sua, dando voz aos grandes clássicos, como se fossem de sua autoria.

Himesh Patel como Jack Malik em “Yesterday” (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Passando por todos os “estágios” que um superstar percorre até o estrelato, sendo “apadrinhado” por ninguém menos que Ed Sheeran, e conquistando uma legião de fãs, mas como nem tudo é perfeito, ele vai percebendo que com a fama vem a privação de sua vida pessoal, e assim colocando em “check” tudo aquilo que ele sempre sonhou, ou optar simplesmente pelo que o faz feliz.

Himesh Patel e Ed Sheeran durante cena do filme (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Um longa com um contexto principal simples, mas que abrange várias vertentes de filmes desse estilo, onde algo ou alguém se transforma por conta de um motivo especifico, e a pessoa em questão tem que lidar com essas mudanças sozinho e aprender algo com isso como uma “moral da história”.

Sim, ele carrega seus clichês em seu decorrer, mas tudo “orquestrado” com os grandes sucessos dos Beatles, muita referência a cultura pop, e a nítida importância do quarteto mais famoso da Inglaterra dentro do universo musical.

Ellie (Lily James) e Jack Malik (Himesh Patel) em cena de “Yesterday” (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Apesar da grande produção, o filme traz uma “vibe” alternativa que fica muito agradável de assistir, uma leveza ao abordar o humor e o romance, sem um melodrama forçado, tudo muito bem dosado em suas proporções.