Winterfell sobreviveu ao relógio da morte de “Game of Thrones”. Como ficará o relacionamento de Dany e Jon?
A Batalha de Winterfell de Game of Thrones, o épico confronto entre os vivos e os mortos, finalmente chegou ao fim no episódio três, “The Long Night” – e agora a série está mudando seu foco. No meio da sua última temporada, Game of Thrones está voltado para um confronto final entre Starks e Daenerys Targaryen de um lado, e Cersei Lannister e seu exército, a Golden Company, do outro.
Há uma boa chance de ver os dois lados traçarem sua estratégia e prepararem suas tropas para uma briga, com alguns vislumbres de tumulto emocional fervilhando sob a superfície desta guerra.
Daenerys ainda não teve tempo de reagir à revelação de Jon Snow de que ele não é apenas um Targaryen, mas seu sobrinho. E Cersei, depois de esperar a Grande Guerra com o sujo rei do mar Euron Greyjoy e seu guarda-costas silencioso, talvez morto-vivo, o Montanha, pode estar ficando impaciente para afirmar seu domínio sobre o Trono de Ferro. Ela provavelmente não ficará feliz em saber que os dois dragões de Daenerys sobreviveram.
Mas mesmo que o perigo premente do exército dos mortos não exista e não esperemos um derramamento de sangue muito mais imediato, isso não significa que nossos personagens favoritos estejam necessariamente tendo um tempo fácil e arejado.
Após as mortes do Rei da Noite, Melisandre, Theon Greyjoy, Lyanna e Jorah Mormont, Beric Dondarrion, Edd Tollett, Dolorous Edd, Viserion zumbificado e incontáveis Dothraki, sem mencionar como a Batalha de Winterfell era astronomicamente grande, o episódio quatro provavelmente será algo como um arremessador de mesas, em vez de outro período de guerra.
Além disso, há cerca de 1.600 quilômetros entre Winterfell e King’s Landing, e embora Game of Thrones nem sempre retrate quanto tempo leva para viajar de maneira remotamente precisa, seria estranho ver as forças de Cersei aparecerem em Winterfell ou ter Daenerys batendo na porta de King’s Landing apenas um episódio depois.
No clipe de preview do episódio 4, parece que a frota de Dany está de prontidão e que ela está levando a luta para King’s Landing:
Por um lado, levar a luta até King’s Landing parece um pouco estrategicamente suspeito – Daenerys poderia facilmente emboscar a Companhia de Ouro de Cersei com seus dragões se ela esperasse que eles navegassem e marchassem para Winterfell. Mas, por outro lado, isso tornaria a série menos climática. Então, estamos propensos a um episódio em que o Norte se reagrupará, lamentará suas perdas e elaborará um plano para derrubar Cersei (e, por causa de seu histórico, provavelmente será ruim).
Em King’s Landing, provavelmente veremos Cersei se engajando em algumas de suas tramas de assinatura, se divertindo com o Euron Greyjoy, sendo importunado com a dita canoagem e olhando melancolicamente para seu exército contratado, a Golden Company.
A Batalha de Winterfell chegou em um momento tênue para alguns dos principais personagens de Game of Thrones: Jon tinha acabado de dizer a Daenerys que ele é um Targaryen; Dany acabara de dizer a Tyrion que ele continuamente a decepciona; Sansa e Dany não estavam se dando bem porque Sansa quer um norte independente quando Dany ganhar o Trono de Ferro, e Dany quer obediência.
Embora essas tensões possam não resultar em mortes no episódio quatro, elas colocam alguns personagens do Norte em uma posição precária. E há pelo menos um marinheiro em King’s Landing, que seria inteligente para controlar sua situação e ser um pouco mais desconfiado com quem ele está fazendo negócios.
Tyrion Lannister: Tyrion prometeu a Dany e aos Starks que as forças de Cersei apareceriam para ajudar a combater o exército dos mortos, e eles não o fizeram. Anteriormente, na sétima temporada, ele levou Dany a uma série de erros táticos que lhe custaram aliados. E então, logo antes da Batalha de Winterfell, Dany disse a Tyrion que ela não confia nele. Mas agora que um dos outros conselheiros de Dany, Jorah Mormont, foi morto em batalha e seu namorado se revelou seu sobrinho, Dany vai ficar presa a Tyrion mais do que nunca. Naturalmente, ela também estará examinando suas ações e seu relacionamento com um maior escrutínio; é certamente possível que ela possa se voltar contra ele em algum momento. Sem mencionar que Bronn está em algum lugar esperando nos bastidores, tendo sido contratado por Cersei para matar os dois irmãos dela.
Daenerys Targaryen: Uma das coisas que ainda temos que ver em Game of Thrones é como Dany processará mais completamente as recentes notícias de Jon de que ele é Targaryen e o herdeiro legítimo do Trono de Ferro (além de ser sobrinho dela) . Eu não imagino bem, considerando que Dany há muito considera seu destino governar os Sete Reinos. E se ela e Jon tiverem um desentendimento, as irmãs de Jon, Sansa e Arya, atacariam ela? Sansa, afinal, não confiou em Daenerys desde que se conheceram em Winterfell, e provavelmente ficaria mais do que feliz em encontrar uma justificativa para “removê-la” da corrida para o Trono de Ferro.
Jon Snow: Cair fora com Dany por causa de seu sangue Targaryen e reivindicar o trono é uma possibilidade real para Jon. Isso poderia ser um problema entre os dois? Possivelmente, embora existam poucos inimigos piores em Game of Thrones do que uma rainha com dois dragões adultos. (E já que Jon não parece particularmente interessado em tomar o Trono de Ferro para si mesmo, há sempre uma chance dele desistir.) Eu também estou interessado em ver como Sansa e Arya recebem a notícia de que seu irmão é um Targaryen. – eles poderiam aceitar a ideia de ter um Targaryen no Trono de Ferro ou comandar o Norte?
Euron Greyjoy: O principal uso de Cersei Lannister para Euron Greyjoy foi que ele lhe trouxesse a Golden Company. Ela também o acha conveniente para prazeres carnais. Mas a menos que Euron possa oferecer mais do que isso – digamos, protegendo o porto de King’s Landing? – Cersei logo se cansará dele, e isso não é uma coisa boa no que diz respeito a suas chances de sobrevivência. Além disso, Euron sabe que a sua sobrinha Yara escapou e está atualmente navegando em torno de reivindicar ilhas para a Casa Targaryen? É razoável acreditar que Yara possa ter passado o tempo como prisioneira de Euron preparando uma trama de vingança para derrubar seu tio.
O quarto episódio da oitava e última temporada de GAME OF THRONES, vai ao ar em 5 de maio, às 22h, no canal HBO