“Watchmen” | Dica de Filme

“Watchmen” | Dica de Filme

Em 1977 foi aprovada pelo congresso norte-americano a Lei Keene, que proibia as atividades de mascarados no combate ao crime. Isto fez com que vários super-heróis deixassem a carreira, como o Coruja (Patrick Wilson) e Espectral (Malin Akerman).

Outros, como o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e o Dr. Manhattan (Billy Crudup), passaram a trabalhar para o governo. Dois anos antes da implementação desta lei Adrian Veidt (Matthew Goode) decidiu revelar sua identidade como Ozymandias, dedicando-se a partir de então na construção de um império econômico.

Imagem relacionada

Em 1985 o mundo vive o clima da Guerra Fria, no qual um ataque nuclear pode acontecer a qualquer momento, vindo dos Estados Unidos ou da União Soviética. Neste clima de tensão política Edward Blake, o Comediante, é assassinado. Em seu funeral comparecem, em momentos diversos, seus antigos companheiros. Entre eles está Rorschach (Jackie Earle Haley), que acredita que sua morte seja o indício da existência de um assassino de mascarados. A adaptação cinematográfica de “Watchmen” foi um dos eventos nerds mais aguardados.

Imagem relacionada

A graphic novel é tida por muitos especialistas como uma das melhores obras da nona arte, gerando muita expectativa em torno deste grandioso projeto conduzido pelas mãos de Zack Snyder.

A fidelidade é tão real, ao ponto do diretor dar um exemplar dos quadrinhos para cada ator e permitir-lhes sugerir alterações para que a adaptação fosse a mais digna possível. Snyder demonstra toda a sua capacidade técnica na composição dos quadros e, principalmente, na construção das cenas de ação.

O cineasta tem a capacidade de utilizar a câmera lenta de forma a realçar a dramaticidade do momento, e não apenas de maneira gratuita.

Assim, “Watchmen” conta com algumas cenas de ação, cujo impacto é realçado pelos impecáveis efeitos especiais. É o caso, por exemplo, da sequência de abertura visualmente fantástica onde a coesão em sua narrativa enche os olhos a cada momento.