“Vingadores: Ultimato” revelou um novo herói para o UCM?
Atenção: Contém spoilers!
Muita coisa pode acontecer em um filme de três horas de duração, e muita coisa aconteceu em Vingadores: Ultimato. Reuniões emocionais, cenas para fazer você chorar, diálogos genuinamente hilários para lembrar a todos por que os filmes da Marvel são tão divertidos e uma missão de vida ou morte que os Heróis Mais Poderosos da Terra embarcaram – Vingadores: Ultimato tinha tudo e executava tudo magnificamente. E manteve a intensidade alta até o final, quando deu a um dos vingadores queridos pelo público uma despedida alucinante e provocou a introdução de um novo herói em seu lugar. Vamos explicar exatamente o que aconteceu.
Grandes spoilers à frente!
Não se passaram nem alguns minutos após a guerra provocada por Thanos em Guerra Infinita que os fãs começaram a se perguntar o que aconteceria em Ultimato especificamente quais personagens dizimados retornariam dos mortos e quais heróis sobreviventes atingiriam seu fim como os 22 filmes que o Universo Cinematográfico Marvel alcançou.
O nome mais falado na lista de heróis da maioria das pessoas que provavelmente morreria em Ultimato? Capitão América. As especulações se aqueceram ainda mais quando o ator Chris Evans reiterou que iria aposentar o papel de Steve Rogers depois do Ultimato.
Dói-nos dizer isso, mas o Capitão América fez sua partida durante Vingadores: Ultimato. Ao invés de ser esmagado por Thanos (Josh Brolin) ou se sacrificar para proteger seus companheiros Vingadores, Steve Rogers vive até o fim, então escolhe voltar no tempo sozinho e devolver as joias do infinito para os lugares no tempo que os heróis tomaram, de forma a manter o tempo contínuo intacto e não fazer com que a realidade se divida em ramos alternativos caóticos. Bruce Banner (Mark Ruffalo), agora Professor Hulk, explica que Steve pode levar quanto tempo quanto ele precisar no Reino Quântico, já que o tempo funciona de maneira muito diferente por lá, ele estará de volta ao presente apenas cinco segundos depois que ele ser jogado para o passado.
Esse tempo passa num piscar de olhos, mas quando Hulk termina sua contagem regressiva, Capitão não retornou. Hulk, Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Sam Wilson / Falcão (Anthony Mackie) começam a entrar em pânico tentando descobrir o que deu errado e como resgatar Steve do Reino Quântico. Então as coisas dão uma guinada – o trio vê um homem sentado em um banco perto do lago a poucos metros na frente deles. Pode ser o Steve?
Sim! Esse homem idoso não é outro senão Steve Rogers. Com cabelos brancos, rugas, manchas da idade e uma voz suave, Steve está claramente no final de sua vida – uma vida que ele sempre sonhou em ter. Você vê, nada deu errado no Reino Quântico. Depois de devolver as seis joias do Infinito aos seus devidos lugares, o capitão escolheu permanecer no passado, reunir-se com seu verdadeiro amor Peggy Carter (Hayley Atwell) e envelhecer com ela. Steve diz tudo isso para Sam e depois faz algo grande: diz a ele para experimentar o escudo do Capitão América e ver como ele se encaixa. Embora Falcão admita que se sente incomodado, como sempre pertencerá a outra pessoa, Steve deixa claro que ele quer que Sam seja o novo Capitão América. Ele tem o escudo e parece ser o herdeiro nomeado para o manto.
Então, o que isso significa para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel?
Parece quase garantido que Sam Wilson não será mais conhecido como Falcão, e ao invés disso, protegerá o mundo como o novo Capitão América. Considerando-se tal mudança tem raízes nos quadrinhos da Marvel, com ele e Bucky anteriormente ocupando o cargo em certos pontos no tempo, não há mais do que suficiente informação à mão para figurões da Marvel para caracterizar Sam-como -Capitão-América nos próximos filmes. O estúdio não anunciou sua futura lista de filmes (e vai adiar até algum tempo depois de Homem-Aranha: Longe de Casa chegar aos cinemas em 4 de julho), então ainda há uma chance de pelo menos uma entrada no UCM formalmente ver Sam se adequando como Capitão América.
Também ajuda que o ator de Sam Wilson, Anthony Mackie, ainda esteja sob contrato com a Marvel e possa ter um filme ou dois pela frente. Com certeza, Mackie cumpriu o contrato padrão para seis filmes – tendo estrelado Capitão América 2: O Soldado Invernal, Vingadores: Era de Ultron, Homem-Formiga, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e agora Vingadores: Ultimato – mas o ator disse anteriormente que ele assinou um contrato para “filmes de 50“. Como ele disse a Vulture: “Eu me inscrevi para o maior número de filmes que puder. Eu estava disposto a ir tão longe quanto eles me deixassem, em qualquer capacidade que quisessem me manter“.
Steve passando seu escudo para Sam no final de Vingadores: Ultimato também pode ter um efeito nas séries limitadas do serviço de streaming da Disney, o Disney+ com a série estrelada por Sebastian Stan e Anthony Mackie.
A Walt Disney Studios e a Marvel Studios anunciaram anteriormente o título e o logotipo dessa série, que provavelmente não mudarão, mas depois do que aconteceu no Ultimato, é lógico que as empresas confirmem que “Falcon & Winter Soldier” se concentrará nos personagens do título trabalhando juntos. Ambos estavam presentes quando o velho Steve explicou sua decisão e ambos atuaram como Capitão América, então talvez Bucky e Sam desejem se unir e honrar o legado de Steve.
Então, novamente, talvez Sam não tome o traje e escudo do Capitão América e se contente em continuar salvando vidas e matar bandidos como Falcão. Talvez ele simplesmente mantenha o escudo como um lembrete de seu amigo Steve, e só o use quando as coisas ficarem difíceis.
Qualquer coisa pode acontecer no Universo Cinematográfico da Marvel.