“Vidro” | O final explicado do filme de M. Night Shyamalan
“Vidro“, a tão esperada continuação de M. Night Shyamalan para “Corpo Fechado” e “Fragmentado“, finalmente chegou aos cinemas, e nós finalmente vimos o que acontece quando o Sr. Glass (Samuel L. Jackson), a Horda (James McAvoy), e David Dunn (Bruce Willis) compartilham a mesma tela.
Como “Vidro” é uma continuação, havia uma certa sensação de que poderíamos saber o que esperar, e de fato as primeiras sequências do filme se parecem muito com o que o público viu nos trailers. Este é um filme de M. Night Shyamalan, no entanto, o que significa que quando “Vidro” atingir o seu clímax, todas as apostas foram canceladas e a surpresas reservadas. O filme mudou completamente o jogo no momento em que acabou, e seu final deixa inúmeras implicações para o universo maior em que a história se passa.
Há muitas pontas soltas, perguntas não respondidas e grandes ideias que poderiam ser transferidas para outro filme, ou vários. Aqui está o final de “Vidro” explicado. Spoilers à frente!
A busca de Elijah
Em 2000, “Corpo Fechado” nos apresentou a Elijah Price, também conhecido como Mr. Glass, um misterioso (e aparentemente desequilibrado) vendedor de histórias em quadrinhos que passa boa parte do filme encorajando o segurança David Dunn a abraçar a ideia de que ele é dotado de habilidades sobre-humanas. É uma ideia maluca, mas, no final das contas, Price está certo; Dunn começa lentamente a perceber que ele é quase invulnerável, consegue enxergar os pensamentos das pessoas simplesmente tocando-as e possui uma força incrível – poderes que ele hesitantemente começa a usar em um esforço para levar os malfeitores à justiça. É claro que, sendo este um filme de M. Night Shyamalan, há mais na história do que inicialmente parece: os motivos de Price para despertar Dunn para seus poderes estão longe de ser altruístas. Na verdade, em primeiro lugar ele orquestrou os terríveis eventos que levaram à descoberta de Dunn e se vê como o vilão perfeitamente oposto ao herói de Dunn. Embora haja muita simetria em relação ao ponto de vista de Price – até a rara doença óssea que o torna tão fisicamente frágil quanto Dunn é forte – Dunn se recusa a jogar com as regras de seu novo arquinimigo, e quando “Corpo Fechado” termina, nós sabemos que Price foi preso e internado em uma instituição para criminosos insanos.
O destino de David
David se recusa a se envolver em uma super-rivalidade com Elijah, mas isso não significa que ele rejeite o potencial de seus poderes. Como vemos na surpreendente reviravolta que Shyamalan escondeu nos momentos finais de “Fragmentado” de 2016, nosso Sr. Dunn adota a identidade de um alter ego, dedicando-se a desentocar e frustrar o mal – em última análise com a ajuda de seu filho Joseph, que se torna seu sócio em uma empresa de segurança. Seria interessante aprender mais sobre suas façanhas ao longo de mais de 15 anos após o desfecho de “Corpo Fechado“, mas o público o vê em um momento crucial: aprendendo sobre Kevin Wendell Crumb, a Horda, cujas façanhas psicóticas se tornaram públicas no último ato de “Fragmentado“.
Quando “Vidro” inicia, vemos Dunn se movendo contra Crumb, com a intenção de frustrar seu mais recente sequestro – e ele faz um bom trabalho, rastreando as vítimas e enfrentando seu adversário em uma briga que faz tao violenta suficiente para chamar a atenção da polícia. Infelizmente, não acaba bem para David: vê-lo como uma ameaça tanto quanto Crumb, as autoridades prendem os dois em uma instituição. Surpresa! É também a instituição onde Elijah Price está encarcerado.
A vinda da Fera
Com Dunn e Crumb na instituição, Price tem todas as peças no lugar para sua mais recente orquestração vilã. Em Dunn, é claro, Price sempre viu seu perfeito adversário; em Crumb, ele tem um aliado potencialmente útil. Um homem com transtorno de identidade dissociativa, Crumb vive com mais de 20 personalidades – incluindo uma apelidada de “A Fera”, imbuída de força sobre-humana e um desejo de livrar o mundo de indivíduos “impuros” que nunca conheceram o sofrimento.
Claro, com o trio trancado, colocar as rodas em movimento para o seu último esquema não é simples – mas uma vez que estão todos no mesmo prédio, sendo tratados por aparentes ilusões de grandeza, o intelecto desonesto de Price é mais que suficiente para lançar as bases para uma fuga que levará ao conflito que o Sr. Glass tem esperado acender o tempo todo. Como sempre, há um método para sua loucura brilhante, e seus motivos subjacentes vão desempenhar um papel enorme no ato final de “Vidro” – e preparar o palco para um final que deixa a porta aberta para todos os tipos de novas histórias.
Os restos de uma batalha
“Vidro” termina com uma nota de esperança, enquanto o mundo aprende o que aconteceu na instituição mental, e o plano de Elijah de deixar o mundo saber que pessoas capazes de coisas extraordinárias estão à espreita começam a se desdobrar. Dito isso, para chegar a esse ponto, o filme tem que passar pela morte de três desses indivíduos extraordinários, todos supervisionados pela misteriosa organização de pessoas tatuadas por trevos que assumiram medidas de segurança durante a luta final. Esta organização não podia supervisionar nada, mas eles ainda pareciam varrer tudo, exceto o vídeo do Sr. Glass, embaixo do tapete, e isso levanta uma questão interessante: o que aconteceu com os corpos de David, Kevin e Elijah? Tanto David quanto Elijah tinham parentes próximos que poderiam enterrá-los, então eles poderiam ter funerais? Os trevos levaram os corpos para estudo antes de entregá-los às famílias? Eles foram colocados em algum tipo de armazenamento frio secreto? Eles foram simplesmente eliminados? O filme não nos diz, então é bem possível que três super-corpos ainda estejam flutuando em algum lugar do mundo, esperando por estranhos encontros de fãs, estudos secretos, ou ambos.
Aqueles deixados para trás
O outro elemento que o grupo não varreu para debaixo do tapete é muito mais vivo do que o vídeo de vigilância. Joseph (Spencer Treat Clark), Casey (Anya Taylor-Joy) e a Sra. Price (Charlayne Woodard) estão todos ainda vivos e ainda testemunhas do que aconteceu, mas eles conseguiram trabalhar juntos para compartilhar as imagens com o mundo, e então sairam para um lugar público para assistir juntos enquanto o mundo acordava com o que acontecia. O trio de pessoas amarradas aos supers em “Vidro” não parece mais interessado em ficar quieto. Na verdade, eles parecem felizes em dizer a todos que podem falar sobre o que aconteceu e quem causou as três mortes de seus entes queridos. Isso parece ser uma coisa muito arriscada, à luz do que aconteceu na instituição. Então, a organização manterá as sombras e tentará não tornar o rastro de corpos que os levará ainda maior? Eles optarão por táticas de intimidação e pela destruição de provas? Ou será que eles decidirão colocar balas nas cabeças de Casey, Joseph e Sra. Price? Nós não sabemos, mas é duvidoso que eles não façam nada.
Repercussões para uma sociedade secreta
Embora uma das últimas reviravoltas em “Vidro” envolva a introdução do que parece ser uma sociedade secreta inteira com recursos significativos e uma missão muito clara, o filme nos dá muito pouco insight real sobre o que esta organização é e o que eles podem fazer, além da missão declarada de manter “equilíbrio” e encerrar o que está acontecendo com David, Elijah e Kevin. Não sabemos quão grande é essa organização, quantas pessoas trabalham para eles, até que ponto o alcance deles pode ser ou que tipo de escrutínio governamental elas podem ou não conseguir evitar. E agora há vídeos deles assassinando David e Kevin, ambos indefesos no momento em que são mortos. A morte de David é particularmente brutal e impiedosa, e agora está gravada para o mundo ver. Haverá repercussões? Um grupo da internet começará a se formar, voltados para encontrar essas pessoas e onde elas se esconderão? O governo dos Estados Unidos vai investigar isso? Haverá audiências? Não conhecemos todos os detalhes da organização, por isso não podemos saber exatamente o que eles enfrentarão, mas haverá consequências.
Futuro da médica
Depois, há a questão da Dra. Staple (Sarah Paulson), que estava liderando os esforços da organização quando se tratava de Elijah, David e Kevin. Embora sua missão de manter o equilíbrio fosse clara, a Dra. Staple ainda parecia ter algum grau de compaixão e até mesmo respeito pelos pacientes, e ela realmente parecia esperar convencê-los de que eram delirantes, em vez de descartá-los. Ainda assim, quando chegou a hora de eles agirem, ela foi trabalhar e conseguiu conter os três homens … isto é, até que ela descobriu, depois de dizer a seus chefes que ela tinha tomado conta de tudo, que Elijahhavia liberado suas filmagens para o público., através de um pequeno esforço de hacker inteligente antes do confronto. A frustração da Dra. Staple é palpável, mas não sabemos as consequências do que aconteceu além disso. O que acontece com ela dentro da organização agora que isso aconteceu? Ela será demitida? Ela será morta? Se eles tentarem se livrar dela, ela irá a público e até se juntará ao lado das pessoas talentosas? A história da Dra. Staple ainda não acabou, mesmo que a história de seus pacientes tenha acabado.
Um procedimento armado
Não importa o que aconteça com a Dra. Staple, a organização dedicada a restaurar o equilíbrio agora estará trabalhando em horas extras, com o vídeo de Elijah no mundo. A intenção da filmagem era causar uma ativação em massa para pessoas talentosas, encorajá-las a perceber suas habilidades, entrar na luz e viver abertamente como super-seres em um mundo mais brilhante, onde seus dons poderiam ser celebrados em vez de protegidos. Se isso acontecer, mesmo um pouco, os trevos terão as mãos cheias, e isso significa que eles terão que usar todas as ferramentas à sua disposição. Entre essas ferramentas, de acordo com a Dra. Staple, está uma máquina que é capaz de diminuir a estimulação nos lobos frontais dos pacientes, assim corrigindo a anomalia que é um marcador para essas habilidades sobrenaturais. Ela tenta usar o procedimento em Elijah, mas ele a engana, e mais tarde ela assegura a seus colegas que ela “usará a máquina” em qualquer um que ela não consiga convencer de que estão delirando. Não está claro exatamente com que frequência esta máquina é usada, mas se os recursos da organização são fortes o suficiente, podemos esperar um mundo no qual eles estão usando essa máquina quantas vezes for possível. Se você tem até uma sugestão de atividade cerebral estranha em seu futuro, você pode estar olhando para baixo do seu barril.
Um tipo diferente de herói
Embora seus três protagonistas sejam claramente o centro de “Vidro“, o filme também nos dá uma boa ideia de como foi a vida de Casey desde que ela escapou do refúgio de Kevin no final de “Fragmentado“. Seu encontro deu a ela a coragem de denunciar seu tio por seus repetidos abusos, e ele foi preso, enquanto ela foi colocada em um lar adotivo amoroso. Essa experiência, por sua vez, deu-lhe a coragem de ir à instituição e pedir a Dra. Staple que falasse com Kevin, e então ambos ficaram surpresos e satisfeitos ao descobrir que sua verdadeira sensibilidade e cuidado por ele eram suficientes para persuadir as personalidades mais suaves. Acontece que o carinho de Casey pode ter sido a chave para acabar com a Horda e acalmar a Fera, se ela não tivesse sido interrompida por um tiro no estômago de Kevin. Então, o que Casey faz agora? Se aprendemos alguma coisa sobre ela, é que ela usa suas experiências para se adaptar e mudar sua vida, então é possível que ela se torne uma espécie de defensora especializada em pessoas com doenças mentais causadas por traumas. De todos os sobreviventes do incidente, ela pode acabar sendo a mais eficaz, porque exibe uma tremenda empatia.
Um presente de família?
Ainda há outra reviravolta em “Vidro” aonde revela que o descarrilamento de trem que Elijah causou não apenas induziu a descoberta de David de suas habilidades inquebráveis. Também matou o pai de Kevin, que era sua única chance de obter tratamento para seu transtorno e, assim, impedir o surgimento da Fera e acabar com seu sofrimento. Isso significa que a doença mental de Kevin poderia ter sido retardada e ele poderia ter sido poupado de muitos problemas, mas isso não significa que David nunca teria descoberto seus dons. “Corpo Fechado” mostra Elijah ativamente persuadindo essas habilidades, fazendo as perguntas certas e fazendo David testar a si mesmo, mas as habilidades já estavam lá. Com isso em mente, vale a pena fazer uma pergunta que tantas vezes aparece nos quadrinhos que Elijah tanto gosta: a condição de David poderia ser genética? Existe algum tipo de trauma lá fora que poderia ativar habilidades semelhantes dentro de Joseph? A morte de seu pai poderia empurrá-lo para testar seus próprios limites e descobrir que ele não é tão comum quanto ele talvez tenha pensado? Em um mundo em que os quadrinhos são uma indicação do potencial humano, coisas mais loucas acontecem.
Uma possível ressurreição
Falando das histórias em quadrinhos, “Vidro“nos mostra um final no qual vemos três pessoas com habilidades incríveis morrerem, uma das quais é quase indestrutível e outra que é capaz de empurrar seu corpo para alturas sobrenaturais com a personalidade correta assumindo o controle. O filme tenta deixar claro que David, Kevin e Elijah estão mortos, mas não vemos funerais, cremações ou até mesmo os corpos além do estacionamento da instituição. Qualquer fã de histórias em quadrinhos (incluindo, presumivelmente, Elijah) sabe que a morte quase nunca é final entre os super-heróis. Heróis podem permanecer mortos por longos períodos de tempo, mas eles quase nunca ficam mortos para sempre, e alguns deles estão de volta na próxima edição. Quem pode dizer que isso não pode acontecer com David, já que seu corpo de alguma forma se adapta para se tornar inquebrável mesmo se afogando? Quem vai dizer que não pode acontecer com Kevin, que de alguma forma permite que a Fera abra caminho de volta para a luz apenas o tempo suficiente para fazer seu coração disparar novamente? O filme não diz que isso vai acontecer… mas não diz que não pode.
O futuro de um universo
Como a filmagem do que aconteceu na instituição abre caminho para o mundo, a Sra. Price – canalizando a obsessão de seu filho com os quadrinhos – declara ser o “começo de um universo”, como presumivelmente pessoas especiais em todos os lugares estão percebendo seu potencial. É um bom momento, e é claro que imploro por uma continuação ou ainda outro filme em que vemos os outros aprendendo que eles têm habilidades incríveis, mesmo que uma sociedade secreta esteja lá fora, tentando detê-los. Antes de descobrir as imagens, a Dra. Staple chegou a mencionar a mudança para a “próxima cidade” para continuar seu trabalho de reduzir a ascensão de pessoas com habilidades. Então, qual é a próxima cidade? Se tudo isso aconteceu na Filadélfia, o que acontecerá quando esta filmagem chegar a Nova York? Ou a Cidade do México? Ou Pequim? O que acontecerá se isso realmente for universal, e essas pessoas começarem a emergir em todos os lugares ao mesmo tempo? É o começo de um universo, mas também poderia ser o começo de uma guerra total e de uma sociedade na qual cada multidão poderia conter vários indivíduos capazes de reduzir as pessoas ao seu redor a pó. É um pensamento potencialmente assustador, mas também muito emocionante.
Texto original em : https://www.looper.com/143235/the-ending-of-glass-explained