“Um Lugar Silencioso” | Crítica

“Um Lugar Silencioso” | Crítica

O silêncio é uma arma forte para proporcionar a tensão em filmes de terror e suspense, porém são poucos que usam esse silêncio com sabedoria ou até ousam em deixar o telespectador diante de uma total ausência de qualquer tipo de som. Isso aconteceu, por exemplo, em “Star Wars: Os Últimos Jedi” em que há uma cena em que não se tem nenhum tipo de barulho… e é uma cena com poucos segundos e teve cinema que emitiu avisos informando que não era erro da projeção e que fazia parte do filme, tamanha foi a estranheza das pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=zBimk92RWb0

Porque o silêncio incomoda tanto? A impressão que temos é de que há alguma coisa errada.

No filme “Um lugar Silencioso”, a todo momento você é colocado nessa posição incômoda, porém, o filme sabe trabalhar muito bem o silêncio com a trilha sonora. Uma trilha que acompanha esse silêncio, complementa muito bem o clima que a cena precisa ter.

Resultado de imagem para um lugar silencioso

O diretor John Krazinski, que também está no elenco, fazendo o papel do pai no filme, foi muito bem em conseguir equilibrar o silêncio com a trilha sonora; além de introduzir pontuais falas dos personagens e cenas que vão nos ajudando a entender toda a história.

O filme é um exemplo do que muitos não conseguem fazer, o de tentar não exagerar em diálogos explicativos a todo momento, subestimando a inteligência da audiência. Aqui os diálogos são quase zero e mesmo assim, você entende toda a história e consegue se situar nela.

Outro detalhe é o trabalho de colocar também o ponto de vista de uma das filhas que é surda e toda a agonia que ela experimenta ao escutar tudo de forma abafada.

Resultado de imagem para um lugar silencioso

O elenco é eficaz, mas o destaque é para Emily Blunt. Ela está incrível e é colocada, a todo momento, em situações  extremas que exigem muito da entrega dela.

Um filme que entrega uma trama curiosa e cheio de situações de tensão crescentes. E o que é melhor, o filme possui o tempo exato para se contar uma boa história e desenvolver de forma eficiente os seus personagens. Não se enrola, não se arrasta…

Resultado de imagem para um lugar silencioso

Falava-se que o filme poderia fazer parte do universo cloverfield e há todos os elementos que podem fazer com que isso seja uma realidade, mas pelo jeito não é., mas seria bem bacana se fosse.

Vá assistir a esse filme e torça para que você pegue uma sessão que te faça realmente emergir nesse clima todo de suspense e terror que o filme proporciona.