“Star Wars Day”: Os 10 maiores momentos da franquia Star Wars
Nenhuma franquia de ficção científica tem sido mais influente do que Star Wars. (Desculpe, fãs de Star Trek!) Nos últimos 40 anos, a saga de ópera espacial criada por George Lucas fez 1.062 minutos de duelos de sabres de luz, brigas intergalácticas e drama dinástico. Mesmo os não fãs provavelmente reconhecerão imediatamente imagens icônicas como o capacete de Darth Vader, a Millennium Falcon ou o sabre de luz de Luke Skywalker.
A série, agora de propriedade da Disney, completa 40 anos em 25 de maio. Assim, a equipe de entretenimento da revista TIME e os super fãs de Star Wars na equipe classificaram os 40 momentos mais memoráveis da franquia. Incluímos apenas momentos da trilogia original, as prequelas, O Despertar Da Força e Rogue One. (O especial de fim de ano de 1978 não muito). Esta lista foi debatida em extensão. O que sentimos falta?
Listamos aqui os 10 melhores momentos.
10
A perseguição de bicicleta mais rápida, Episódio VI – O Retorno do Jedi
Nenhuma série de ação é completa sem pelo menos uma perseguição em alta velocidade. Embalado com cenas na primeira pessoa, Luke (Mark Hamill) e a busca de 125 milhas por hora da Princesa Leia (Carrie Fisher) de tropas de escoteiros imperiais através da densa floresta de Endor é uma das sequências mais emocionantes da saga.
9
Yoda ensina os filhotes, Episódio II – Ataque dos Clones
Antes das prequels, nós só conseguimos ver como Yoda ensinou os caminhos da Força para Luke, já um adulto. Aqui nós temos uma visão divertida do que é crescer em treinamento para se tornar um guerreiro Jedi. Acontece que é muito parecido com a pré-escola, mas com mais sabres de luz.
8
O salto de Luke da prancha de Jabba, Episódio VI – O Retorno dos Jedi
https://www.youtube.com/watch?v=nAnkFVaKnec
Embora Luke não complete seu treinamento com Yoda até depois do resgate de Han, fica claro que seus poderes cresceram quando ele chega em Tatooine. Não mais o novato Jedi que enfrentou Darth Vader (voz de James Earl Jones) no Império, ele calmamente pula em direção a uma terrível morte no poço do Sarlacc, antes de executar uma perfeita cambalhota da Força de volta ao esquife de Jabba. Virar as mesas nunca pareceu tão balé.
7
“Chewy, estamos em casa”, Episódio VII – O Despertar da Força
https://youtu.be/Aa2SEz-4bQA
Sejamos honestos, os fãs de Guerra nas Estrelas tiveram que suportar muita decepção ao longo dos anos, desde as prequelas sem brilho até os desvios duvidosos. Não precisamos nem dizer que houve muita ansiedade sobre a série regressar ao grande ecrã com O Despertar da Força. Quando Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew) encontram o caminho de volta a Millennium Falcon após anos separados.
6
Por do sol binário, Episódio IV – Uma nova esperança
No início de Uma Nova Esperança, Luke é praticamente como qualquer outro adolescente: impaciente, choroso e desesperado para sair de casa. O que o diferencia – e seu fantástico destino por vir – é ilustrado em um momento poderoso: Luke está observando o pôr-do-sol de Tatooine, exceto que há dois sóis.
5
“Use a Força, Luke”, Episódio IV – Uma Nova Esperança
https://youtu.be/DOFgFAcGHQc
Luke Skywalker (Mark Hamill) está voando com seu X-Wing para as trincheiras da Estrela da Morte, ele recebe um telefonema do além: é Obi-Wan, dizendo a ele para desligar o computador de mira. Do ponto de vista tecnológico, é uma loucura. De uma perspectiva cósmica, necessária. Luke obriga, usando a Força para guiar seus torpedos até a porta de escape térmico, desencadeando uma reação em cadeia que destrói o temível matador de planetas do Império. Isso vence o dia, mas também mostra que a Força é poderosa, muito além da mera fraude.
4
Liberdade republicana morre, Episódio III – A Vingança dos Sith
A preocupação de George Lucas com o governo intergaláctico às vezes distraía. Mas Padmie (Natalie Portman) “Então é assim que a liberdade morre com estrondosos aplausos” é um dos poucos grandes elogios da trilogia anterior.
3
Obi Wan vs Anakin em Mustafar, Episódio III – A Vingança dos Sith
Um momento chave para os torcedores passarem por três prequels para: Anakin Skywalker (Hayden Christensen) quebrar o mal e enfrentar seu mentor. E o menino leu George Lucas. Esta pode ser a mais longa cena de luta já repleta de diálogos risíveis como “Da minha perspectiva, os Jedi são maus”. Mas o mais memorável é o corpo sem corpo de Anakin rolando no chão … antes de pegar fogo.
2
Yoda declara o início das Guerras Clônicas, Episódio II – Ataque dos Clones
Sentir a vitória do Jedi em Geonosis não foi uma vitória, Yoda (voz de Frank Oz) é rápido em desligar a gratidão de Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) pela chegada dos clones. “A mortalha do lado negro caiu, começou a Guerra dos Clones”, ele pensa enquanto a cena se dirige ao chanceler Palpatine (Ian McDiarmid), com vista para a concentração de um exército na sinistra melodia da Marcha Imperial. A cena efetivamente preparou o palco para todas as batalhas internas que virão.
1
O compactador de lixo, Episódio IV – Uma Nova Esperança
Esta é a primeira vez que o grupo (Leia, Luke, Han e Chewie) se reúne. A partir do momento em que eles começam a trocar farpas carregadas, você sabe que eles têm algo especial. É a mistura perfeita de terror e humor em que Star Wars se destaca. (Essa cena famosa tem uma pergunta sem resposta: se o compactador de lixo compacta a cada poucas horas, como o monstro de lixo não é esmagado várias vezes ao dia?)
Bônus
Escola de Yoda nos caminhos da Força, Episódio V – O Império Contra-Ataca
“Faça ou não, não há tentativa”, Yoda notoriamente instrui Luke enquanto o treinava em Dagobah – uma máxima que remove a mística e a complexidade da Força para revelar o princípio zen central de dominá-la. Luke responde a esse conselho fazendo uma tentativa indiferente de tirar seu X-Wing do pântano, fazendo com que Yoda exibisse uma impressionante demonstração de coragem de Jedi.