Stadia: O que é e como vai funcionar a nova plataforma de games do Google?
A empresa Google anunciou nesta terça-feira (19/03) a sua plataforma própria de games em streaming: Stadia. A promessa é integrar quem assiste, joga e desenvolve jogos eletrônicos em um único espaço, além de garantir acesso instantâneo aos games pela internet. O lançamento será ainda neste ano.
A ideia é de não existir nenhum console. O Stadia poderá ser experimentado em desktops, laptops, smarTVs, tablets e smartphones. Todos eles estarão armazenados na nuvem. O jogador, por exemplo, pode começar a jogar numa plataforma e poderá continuar na outra, sem perder tempo.
O vice presidente do Google, Phil Harrison, usou Assassin’s Creed Odyssey como um exemplo de como a plataforma funcionará. Ao assistir o vídeo do jogo no YouTube, no canal oficial da Ubisoft, o internauta verá um botão para jogar, diretamente pelo Google Chrome.
Além disso, a plataforma terá um recurso interessante chamado State Share. Nela, você vê um streamer ou youtuber jogando o game, e caso o desenvolvedor permita, pode baixar o save state de onde o cara tava jogando e jogar exatamente a mesma coisa. Ou seja, trata-se link compartilhável para todo mundo poder chegar no mesmo momento do jogo em que você está.
Inicialmente, a intenção é lançar a plataforma com games com resolução 4K HDR rodando a 60FPS. No futuro, o objetivo é ter games com 8k de resolução e mais de 120 FPS.
Um dos jogos confirmados para a plataforma é o Doom Eternal, que estará com resolução de 4K, HDR e rodando a 60 fps.
Por enquanto, o Stadia será lançado ainda em 2019 nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa. Nenhuma data concreta foi anunciada e por enquanto, o Brasil está de fora. Também não foram apresentados valores e nem como irá funcionar a distribuição dos jogos.