Seis recordes batidos por “Game of Thrones”, que inicia sua penúltima temporada
“O inverno chegou”. Com essa famosa frase de “Game of Thrones“, milhões de fãs se reuniram no mundo todo neste domingo (16) para a estreia da sétima e penúltima temporada da série televisiva do canal HBO, uma das mais populares da história.
A série é baseada na popular saga de ficção científica escrita por George R.R. Martin chamada “Song of Ice and Fire” (As Crônicas de Gelo e Fogo, em português), e narra a guerra de dinastias pelo controle do continente Westeros.
Até a sexta temporada, a adaptação televisiva se baseou nos seis livros da saga de maneira livre, ainda que guiada por Martin, que é o produtor executivo.
A novidade da sétima temporada é que a série toma seu próprio caminho e não estará mais baseada na literatura, já que Martin não terminou de escrever os últimos livros da história.
Com uma mistura sagaz de intriga, violência, sexo e reviravoltas inesperadas e dramáticas, a audiência de “Game of Thrones” – GOT para os fãs – multiplicou-se a cada temporada.
A primeira temporada, de 2011, teve 2,52 milhões de telespectadores, enquanto a última acumulou 8,1 milhões. Não é descabido pensar que a estreia da saga de Jon Snow e Daenerys Targaryen possa superar até mesmo esses últimos números.
GOT se destacou por quebrar vários recordes, alguns registrados no livro Guinness. Listamos os principais:
1. O programa de televisão mais popular do mundo
Segundo a Parrot Analytics, uma empresa de dados que mede a demanda mundial de audiência por conteúdo televisivo, “GOT” teria uma média diária global de 7.191.848 Demand Expressions (uma medida usada pela companhia para medir a audiência, assim como o compartilhamento entre as pessoas, as menções nas redes sociais e outros fatores para estimar a demanda de espectadores para vários programas).
De acordo com o livro Guinness dos Recordes, essas cifras fazem com que “Game of Thrones” possa ser considerada a série mais popular no mundo atualmente.
2. E o mais pirateado
Em 2016, o site de monitoramento TorrentFreak classificou “Game of Thrones” como o programa de TV mais baixado ilegalmente pelo quinto ano consecutivo.
O final da sexta temporada, lançada em 26 de junho de 2016, foi compartilhado através de 350 mil canais piratas simultaneamente.
Em segundo e terceiro lugar ficaram “The Walking Dead” e “Westworld”, respectivamente.
3. Acumula a maior quantidade de prêmios Emmy para uma série em um mesmo ano
Durante a 68º edição dos Prêmios Emmy celebrada em Los Angeles em 2016, a série ganhou 12 prêmios – mais do que nenhuma outra série conseguiu em um mesmo ano.
Uma amostra do alcance global de “GOT” é a quantidade de seguidores que a série tem no mundo todo.
O segundo episódio da quinta temporada foi transmitido simultaneamente em 173 países e territórios diferentes a partir da madrugada de segunda-feira 20 de abril de 2015, sendo a maior transmissão realizada até agora.
5. “GOT” foi usada para a maior adaptação de um mundo fictício em Minecraft
A série gerou um projeto do videogame Minecraft para recriar seu cenário fictício, Westeros.
Até 4 de fevereiro de 2015, o projeto de WesterosCraft havia traçado cerca de 806,5 km² de Westeros – incluindo Riverrun e Winterfell – que cobre uma área de aproximadamente 22.000 x 59.000 blocos de Minecraft.
O objetivo do projeto é usar o ambiente para um jogo de personagens baseado na série.
6. Teve o ator mais alto do mundo
O Livro Guinness dos Recordes afirma que “GOT” é a série que teve o ator mais alto em seu elenco.
Trata-se do britânico Neil Fingleton, que media 2,29 metros de altura e fez o papel de Mag the Mighty, o gigante do Exército de Mance Rayder.
Fingleton morreu em fevereiro de 2017 devido a insuficiência cardíaca.
Fonte: G1