San Diego Comic-Con 2019 começa com imagens sangrentas de “It – Capítulo 2”

San Diego Comic-Con 2019 começa com imagens sangrentas de “It – Capítulo 2”

Pennywise está chegando, e ele não estará fazendo palhaçadas por aí.

A New Line Cinema revelou novas imagens de “It – Capítulo 2” durante a abertura da San Diego Comic-Con, com a aparente intenção de deixar os fãs saberem que se eles achavam que o primeiro capítulo era assustador, eles não viram nada ainda.

O estúdio dedicou cada minuto de seu painel ao próximo filme, a sequência de “It – A Coisa” – o filme de horror de maior bilheteria de todos os tempos – e a conclusão de sua adaptação de um dos maiores romances que já vieram da máquina de escrever de Stephen King. Os fãs assistiram a três cenas exclusivas na Comic-Con, além de um novo trailer; enquanto as cenas não serão disponibilizadas ao público antes do lançamento do filme (daí o “exclusivo”), a palavra é que o trailer se apóia fortemente nas imagens nele apresentadas.

Uma breve recapitulação: o primeiro filme focalizou em um grupo de sete jovens, apelidando-se de “The Losers ‘Club“, que se juntam para lutar contra a ameaça sobrenatural que assola sua pequena cidade de Derry, Maine, a cada 27 anos. É um predador antigo, que semeia a discórdia, que come crianças e que muda de forma e que aparece com mais frequência sob o disfarce de Pennywise, o Palhaço Dançarino – para atrair as crianças a confiar nelas. Antes de partir para a matança, ela geralmente assume o formato de tudo o que sua vítima mais teme.

No final do capítulo 1, Pennywise foi derrotado, mas não destruído, e retirou-se para o covil subterrâneo para o seu sono de 27 anos. O capítulo dois apresentará como o Losers ‘Club como adultos: “Stuttering Bill” Denbrough (James McAvoy), Richie Tozier (Bill Hader), Ben Hanscom (Jay Ryan), Eddie Kaspbrak (James Ransone), Stan Uris (Andy Bean), Mike Hanlon (Isaiah Mustafa) e Beverly Marsh (Jessica Chastain). Mike, que nunca deixou a cidadezinha sonolenta, mas sinistra, chama os outros seis para retornar a Derry quando se torna claro que o horrível ciclo está começando de novo – e a primeira cena mostrada aos fãs da Comic Con (familiar para aqueles que leram o romance) encontra o grupo se reunindo pela primeira vez em um restaurante chinês.

O site Collider relata que o elenco adulto fez um trabalho estelar como cravando os maneirismos e padrões de fala de seus colegas do Capítulo Um, e também que a cena começa a se desviar de maneira tão esquisita quanto no livro de King, como o Os perdedores lentamente começam a lembrar os horrores daquele verão longínquo. (Cada um deles, com exceção de Mike, começa apenas com as lembranças mais nebulosas desses eventos, esquecendo-os completamente de se afastar de Derry.) A cena é um excelente exemplo do que o diretor Andy Muschietti diz ser um forte tema central do Capítulo Dois: desenterrar o trauma reprimido, o que nos leva muito bem ao segundo vídeo exibido para o público da Comic-Con.

A cena se concentra em Bill, cujo irmão Georgie foi o primeiro a ser levado por Pennywise naquele verão. Ocorre durante um carnaval durante o dia, quando Bill vê um menino parecendo Georgie indo para o parque de diversões sozinho; em pânico, Bill segue, mas algo está seguindo Bill também. Quando Bill finalmente alcança o jovem na casa dos espelhos, ele fica consternado ao descobrir que estão separados por vidro – e que Pennywise está prestes a alcança-lo. Quando o palhaço começa a quebrar um dos espelhos com a cabeça em um esforço para alcançar o menino, Bill fica louco, implorando ao monstro para poupá-lo – e enquanto Pennywise revela os temíveis dentes que acabaram com a vida de seu irmão, a cena termina.

A terceira cena (que, como a anterior, não veio do romance de King) foi descrita pelo site Collider como destaque do painel. Ele vê os garotos se dirigindo para a casa na Rua Niebolt, a que (ainda) fica em frente à entrada do domínio subterrâneo de Pennywise. Eles entram cautelosamente, apenas para descobrir que praticamente nada mudou desde a última visita – incluindo a presença daquela geladeira velha e mofada na qual Pennywise se escondia no primeiro filme. Ele não está lá desta vez, mas outra coisa está – e enquanto o site Collider se absteve de entrar em detalhes, a cena foi descrita como uma brilhante homenagem à obra-prima de John Carpenter, “A Coisa“.

Os fãs enlouqueceram com as imagens, que também foi descrita como tendo um esquema de iluminação e cores visualmente distinto do primeiro filme – o melhor para distinguir facilmente entre os segmentos do filme que acontecem no presente e aqueles que remetem ao filme passado (para o qual o elenco jovem do Capítulo Um vai reprisar seus papéis). Parece que o diretor Andy Muschietti e o roteirista Gary Dauberman trouxeram o terror extremo mais uma vez.

Alguns trechos das cenas vistas na SDCC estão no mais recente trailer divulgado pela Warner Bros.

O capítulo dois chega às telas em 7 de setembro.