Saiba como são as cenas inéditas de “Homem-Aranha: Longe de Casa”
O Homem-Aranha pode estar se preparando para sair do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) – possivelmente para sempre -, mas aqueles de nós que se apegaram à versão do amigão da vizinhança neste universo ainda têm uma última chance de vê-lo em ação. Depois que “Homem-Aranha: Longe de Casa” chegou aos cinemas em julho deste ano, a Sony Pictures anunciou em agosto que relançaria o filme no fim de semana do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, com mais quatro minutos de filmagem que não foram incluídos na versão original.
Embora essa seja, sem dúvida, uma tentativa de aumentar a enorme quantidade de bilheteria da sequência de “Homem-Aranha: de Volta ao Lar“, também é possivelmente a oportunidade final para os fãs verem novas cenas do Peter Parker, de Tom Holland, no MCU. Enquanto Holland ainda interpretará o personagem da Sony, a partir de agora, seus próximos filmes do Homem-Aranha não terão vínculos com o universo da Marvel, o que significa que eles não conterão nenhuma menção a Tony Stark, Happy Hogan ou qualquer um dos o resto dos personagens da franquia expansiva.
Então, o que está incluído nos quatro minutos de novas cenas adicionadas ao “Homem-Aranha: Longe de Casa“? Junte-se a nós enquanto detalhamos as novidades do relançamento e por que ele pode ter sido excluído do corte original do filme.
Como Peter e Ned (Jacob Batalon) estão saindo da escola depois de terminar as aulas finais do ano, Peter faz uma lista de coisas que ele deve fazer antes que os estudantes partam em sua viagem científica europeia.
Primeiro na lista: pegue seu passaporte nos correios. No entanto, quando Peter chega lá, ele se encontra no final de uma fila ridiculamente longa, que não parece estar se movendo. Ansioso por seguir para o resto de suas tarefas, Peter solta um pequeno zangão em forma de aranha da mochila, que se esconde atrás do balcão e abre outro guichê de coleta de passaporte, que foi fechada para que a atendente pudesse comer o almoço dela.
Não é realmente necessário entender o resto do filme – obviamente, Peter precisaria de um passaporte para viajar para o exterior -, mas o uso de um drone por Peter aqui é pouco inteligente, considerando como Quentin Beck (Jake Gyllenhaal) depois use drones em uma escala muito maior.
Como parte de seu plano de cortejar MJ (Zendaya) na Europa, Peter pretende comprar para ela um colar de vidro de Dahlia Preta – sua flor favorita – em Veneza. O único problema é que ele realmente não tem dinheiro suficiente para comprar o colar, o que exige que ele se despida de alguns bens preciosos em busca de dinheiro rápido. Depois de pegar seu passaporte, Peter se dirige a uma loja de penhores local, carregando uma caixa de figuras antigas de super-heróis.
Embora a câmera permaneça na caixa apenas por um segundo, dificultando a identificação exata de quais personagens ela contém, há um que Peter decide no último segundo não penhorar. Puxando o que parece ser uma figura principalmente amarela da caixa. Peter diz ao dono da loja de penhores que ele decidiu manter o “robô” depois de tudo. Isso pode ser um aceno ao profundo apego de Peter a Tony Stark (Robert Downey Jr.) – embora Tony não fosse um robô, seu traje com certeza se parecia com um.
Ou poderia sugerir outro herói ainda não introduzido – Sentinela, talvez? – embora agora que a Sony e a Marvel tenham se separado para futuros filmes do Homem-Aranha, é questionável se algum dos prenúncios pretendidos neste filme algum dia será concretizado. Como na cena do drone, esta não é necessária para o enredo, mas é uma boa dica para o fato de que “Homem-Aranha: Longe de Casa” marca o fim da Fase 3 do MCU, mudando a velha guarda de super-heróis e movendo-se para algo novo.
O terceiro item da lista de tarefas de Peter exige uma parada em sua loja local, onde ele compra o adaptador de fone de ouvido duplo, que é crucial para seu plano com a MJ. Depois que Peter faz uma tentativa valiosa, mas terrível, de comunicar o que está procurando em espanhol, o proprietário da bodega o corrige e vende o adaptador, dizendo a Peter que ele precisa trabalhar em seu “espanhol”.
Obviamente, o plano de Peter para o adaptador duplo de fones de ouvido – usá-lo para assistir filmes no avião com MJ – não dá certo e ele acaba sentado ao lado de seu professor, o Sr. Harrington (Martin Starr), enquanto o rival de MJ e Peter Brad (Remy Hii) assiste a filmes usando o adaptador duplo que Brad tinha com ele.
A cena da bodega não é necessária para entender a maneira como Peter esperava que as coisas fossem com MJ, mas leva nos mostra o quanto ele se esforçou para colocar todas as peças de seu plano em prática, causando decepção quando nada corre conforme o planejado.
A última coisa que Peter faz na lista antes de sair do país é derrubar um sindicato local do crime organizado, que opera em um restaurante italiano. Usando o traje de Aranha de Ferro que Tony lhe deu em “Vingadores: Guerra Infinita“, Peter vai pegando um por um, enquanto faz piadas.
Depois que os criminosos estão neutralizados, o Homem-Aranha dá à polícia um resumo de quem é quem – identificando acidentalmente qual deles era o delator no processo e recomendando que ele conseguisse uma cela particular. A polícia elogia Peter em seu novo traje e, percebendo que é obviamente a tecnologia Stark, pergunta a Peter se ele está planejando ser o novo Homem de Ferro. Peter hesita, dizendo que não tem tempo para ser o novo Homem de Ferro, pois está tão ocupado fazendo o trabalho da polícia, mas é um dos muitos lembretes que recebemos do filme, que Peter ainda está sofrendo profundamente com a perda de Tony.
É uma sequência de ação divertida do Homem-Aranha, mas, como não há escassez de referências de Tony Stark em outros lugares de “Homem-Aranha: Longe de Casa“, é fácil entender por que esse não foi para o corte final.
Depois que Mysterio (Jake Gyllenhaal) assume que matou o Homem-Aranha, ele volta seus olhos para os outros fios soltos em seu plano – Ned, MJ e Betty. Ele decide realizar um ataque maciço em Londres, no qual ele salvará a cidade de uma “ameaça no nível dos Vingadores“, mas não antes de haver extensas baixas civis, incluindo os amigos de Peter.
Enquanto planeja o próximo ataque, Beck reúne um grupo de seus cúmplices em uma garagem e os lembra de suvir um monte de vídeo durante o ataque e enviá-los para a Internet, uma vez que todos os civis que normalmente postariam para a mídia social estarão mortos. Afinal, se Mysterio será o próximo Homem de Ferro, ele terá que se tornar viral. Ele então recebe uma ligação de Nick Fury (Samuel L. Jackson), que o informa de uma ameaça Elemental em Londres, que, é claro, Beck planejou. A cena termina com Beck terminando a ligação e repetindo sua linha anterior, desta vez com um grande sorriso no rosto: “Nunca peça desculpas por ser a pessoa mais inteligente da sala“.
A cena mostra o quão longe Beck está disposto a ir em prol de seu plano. Cortar os momentos mais sinistros de Beck aqui e salvar o pior dele para seu confronto final com Peter, serve para tornar o confronto final muito mais comovente.
Enquanto as cenas adicionadas para “Homem-Aranha: Longe de Casa” consistem principalmente de coisas divertidas do Homem-Aranha, nada disso realmente aprimora o enredo ou os personagens de maneira significativa, ou dá ao público uma nova visão. É tudo muito supérfluo e, no caso da cena de Mysterio, pode realmente funcionar em detrimento do filme. Dito isto, todas as cenas adicionadas com Peter ainda são divertidas, e a briga em restaurantes é uma ótima oportunidade para ver o traje do Aranha de Ferro em ação uma última vez no MCU, já que Peter não o leva com ele para a Europa.
É esperar que essas cenas sejam liberadas, já que – por enquanto – são estão sendo vistas nos cinemas norte-americanos.
Interessante, realmente foi bem explicado.