Rumores do próximo vilão em “Doutor Estranho 2”

Rumores do próximo vilão em “Doutor Estranho 2”

O Mestre das Artes Místicas pode estar frente a frente com um velho aliado – e não será um encontro amigável. Fontes internas estão relatando que o Barão Mordo, que se tornou completamente desiludido com a Ancião e seus métodos no final de “Doutor estranho“, será o principal antagonista da sequência do filme.

Embora o elenco – e, por sinal, o  próprio filme em si – ainda não tenha sido confirmado, isso se alinha bem com as informações que temos. “Doutor Estranho 2” foi um dos próximos filmes da Marvel que estão no caminho do misterioso usuário do Twitter “Roger Wardell” em um enorme vazamento no início deste mês, e enquanto nós tendemos a levar essas coisas com cautela, “Wardell” vazou informações altamente precisas no passado.

De acordo com as fontes do site “We Got This Covered“, o segundo trabalho solo do Doutor Estranho está em ‘desenvolvimento profundo’, com o diretor do primeiro filme, Scott Derrickson, e o roteirista C. Robert Cargill, já trabalhando duro. De acordo com essas fontes, quando nós vermos Mordo (Chiwetel Ejiofor), ele estará bem no caminho sombrio que ele parecia estar seguindo na conclusão de “Doutor Estranho“, e agora estará no estágio de modo ‘vilão total’, com a intenção de livrar o mundo da magia (ou, pelo menos, daqueles que ele não considera suficientemente qualificados para serem confiáveis ​​em seu uso).

Embora os detalhes do contrato do ator Chiwetel Ejiofor não sejam conhecidos é quase certo que ele estará reprisando seu papel, dado seu impressionante desempenho no primeiro filme. Além disso, sabemos – graças à ao roteirista C. Robert Cargill – que não apenas o ator tinha conhecimento de um arco maior planejado para o Barão Mordo durante as filmagens de “Doutor Estranho“, mas que a Marvel poderia ter planos de crossover para o personagem.

Em uma entrevista no final do ano passado, o roteirista brincou com o fato de que o Barão Mordo pode se tornar um sério espinho no lado dos heróis durante os eventos da Fase 4 do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). “Para aqueles de vocês que já leram os quadrinhos, vocês sabem que Barão Mordo tem um arco muito particular, e isso é algo que discutimos com Chiwetel enquanto trabalhamos no primeiro filme“, disse Cargill.

E parte da razão pela qual Chiwetel queria interpretar Mordo era porque ele tem um final definitivo como personagem e é um final tão fascinante. E eu sei que a Marvel planeja trabalhar para esse final e perceber completamente que Mordo é mais do que apenas um vilão de recorte de papelão, mas na verdade levando-o a uma espécie de níveis de grandeza de Loki. Esse é o objetivo com ele“.

Chiwetel Ejiofor e Benedict Cumberbatch em cena do filme “Doutor Estranho” (Imagem: Divulgação/Disney)

Se você nos perguntar, isso parece um objetivo muito viável. Chiwetel Ejiofor é um ator brilhante, e em “Doutor Estranho“, ele investiu no Barão Mordo com um forte conjunto de ideais e uma natureza conflituosa que brilhou, apesar do tempo de tela relativamente limitado do personagem.

Como vimos, os maiores vilões do MCU não são aqueles que simplesmente querem causar caos e/ou dominar o universo. São personagens como Thanos, que promulgou um plano horripilante para acabar com metade de toda a vida no universo pelo que ele achava que eram razões benevolentes, e Loki, que parecia constantemente lutar contra seus próprios piores impulsos, que atingem os maiores acordes entre os fãs da Marvel.

Barão Mordo começou como um firme discípulo da Ancião (Tilda Swinton), mas foi abalado pelo fato de que ela tinha aproveitado o poder da Dimensão Escura enquanto proibia seus estudantes de fazer o mesmo – e, realmente, o ponto dele de vista era bastante compreensível. Sua afirmação durante a cena pós-créditos do filme (“Finalmente, eu consegui entender o que há de errado no mundo… têm magos em excesso“) fala de uma nova visão de mundo – a crença de que usar magia, mesmo em defesa do universo, é convidar a catástrofe sobre esse universo.

Claro, agora alguém poderia argumentar que, se não fosse pelo Doutor Estranho e seu futuro grupo em “Vingadores: Ultimato“, não haveria um universo para defender. Mas Mordo é um homem de vontade forte e idealista que teve seu sistema de crenças abalado em seu âmago – ingredientes que farão um vilão cintilante, incidentalmente – e ele provavelmente ficará mais indignado com o fato de Doutor Estranho ter voluntariamente desistido da Joia do Tempo, mesmo que ele tenha sido movido pelo fato de que a estratégia arriscada valeu a pena.

De qualquer forma, supondo que o boato seja preciso, Mordo provavelmente será um dos muitos vilões em disputa em “Doutor Estranho 2“. Um vazamento anterior (de ninguém menos que “Roger Wardell“) sugeriu que a sequencia também verá a introdução do legado de Doutor Estranho, o vilão Irmão Vodu, bem como Clea, sobrinha de Dormammu e ex-governante da Dimensão Negra, que às vezes serviu como um interesse amoroso para o bom doutor nos quadrinhos. “Wardell” também afirmou que Tilda Swinton retornará como a Ancião, e implicou que a viagem no tempo pode ser uma vez um fator, provocando uma configuração possível dos anos 80.

É bom salientar mais uma vez que nada disso foi confirmado, mas esperamos obter muito mais informações sobre a Fase 4 do MCU nos próximos meses. Em julho, a Marvel vai apresentar no Hall H da Comic Con de San Diego, onde o estúdio fez uma série de anúncios significativos no passado – mas isso pode ser simplesmente um aquecimento para uma segunda apresentação, na exposição D23 da Disney em agosto. É bem provável que toda a lista da Fase 4 da Marvel será revelada na época, e podemos finalmente confirmar ou desmentir a torrente aparentemente interminável de boatos que vazaram o ano todo.

Texto por MIKE FLOORWALKER / LOOPER