Prêmio Espantaxim será entregue a mais de 100 crianças no Estado de SP
A organização do Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim – anuncia os resultados finais da edição de 2018 no Estado de São Paulo: ao todo, mais de 100 crianças paulistas com idade entre 7 e 12 anos foram selecionadas como premiadas, de um total de 3.393 participantes (nacionalmente). Os pequenos escritores são provenientes de nove cidades do Estado: além da capital, há crianças de Buritizal, Campinas, Indaiatuba, Franca, São Bernardo do Campo, São Sebastião, Taboão da Serra e Valinhos.
Nacionalmente, o V Prêmio Espantaxim será entregue aos autores de 230 textos, escritos por crianças de 48 escolas (públicas e privadas), de 96 cidades e 14 Estados: SP, MG, BA, MT, PE, PA, PB, PR, RJ, SC, SE, RO, RS e GO.
Os números refletem um dos maiores índices de participação entre todas as edições do Prêmio, criado para estimular o interesse das crianças pelo universo da literatura, da escrita e da leitura. Os 230 trabalhos premiados na edição de 2018 – 20 a mais em relação ao último concurso – serão reunidos na V Antologia – Prêmio Espantaxim 2018, que será prefaciada pelo prestigiado Presidente da Google do Brasil, Fábio Coelho. “Sempre procuramos uma personalidade influente na área relacionada ao tema do concurso. E o Fábio gentilmente aceitou o nosso convite para escrever o prefácio da publicação”, explica a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Prêmio Espantaxim.
Na edição deste ano, as crianças foram convidadas a escrever sobre o tema: “Futuro – Visão para um mundo melhor: Você embarcou em uma incrível máquina do tempo e chegou em 2050”! Os participantes poderiam escrever uma história, imaginando como estaria o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos. Também poderiam participar escrevendo uma mensagem com sua visão para o futuro. Ou então, escrever uma linda poesia falando o que deseja para um mundo melhor.
Ainda de acordo com Dulce, a qualidade dos trabalhos enviados vem evoluindo a cada edição. “Notamos que houve um grande empenho dos professores e, consequentemente, nos deparamos com o maior aprimoramento na exposição das ideias em palavras, aumento do vocabulário e muita criatividade nos conteúdos”, destaca. “Esse melhor desempenho geral dos nossos pequenos escritores exigiu da nossa dedicada comissão avaliadora uma atenção redobrada. Se pudéssemos, enfim, premiaríamos todos”, acrescenta.
Além do prefácio de Fábio Coelho, a V Antologia que reunirá os trabalhos vencedores do Prêmio Espantaxim terá em sua contracapa uma mensagem escrita pelo CEO da Touch Tecnologia e Informática, Ricardo Auriemo.
A cerimônia de premiação será realizada em 13 de abril, a partir das 15h, no MASP, ícone cultural e turístico da capital paulista. O auditório do Museu tem sido o local escolhido para a entrega do Prêmio nas últimas edições, também devido à sua fácil localização. A data do evento será divulgada posteriormente.