Premiado em Veneza, “Babenco” fará sua première Brasil na Mostra SP
“BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz, foi selecionado para a 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O documentário terá sua primeira exibição no domingo, 20 de outubro, às 20h30, no Theatro Municipal de São Paulo.
O filme conquistou mês passado no Festival de Veneza o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics e o prêmio Bisato D’Oro 2019 (Prêmio Paralelo ao 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza dado pela crítica Independente).
O júri da crítica Independente do Festival de Veneza justificou o prêmio dado: “Porque o cinema está filmando a memória, porque o cinema está contando a história daqueles que vivem, daqueles que viveram, porque o cinema está comemorando o amor, porque o cinema é amor”.
O diretor Julian Schnabel comentou que Bárbara fez algo extraordinário: “Você fez algo extraordinário. Ele confiou em você com a própria vida e morte e você realizou isto da forma mais delicada”. A revista Marie Claire da Itália considerou que “Bárbara Paz consegue encenar um filme que retrata a vida de um homem e ao mesmo tempo faz um documentário com tons emocionantes”.
O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença de Babenco. O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida.
“Estrear esse filme no Brasil na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem muitos significados para mim. Primeiro Hector estreou quase todos os filmes dele na Mostra. Era uma amigo parceiro do festival, do Leon e da Renata. Era nesse festival que ele gostaria de estrear um filme sobre ele. E para mim é muito especial me educou como cinéfila. Eu devo isso a esse festival, por fazer eu viajar por vários países e conhecer tanto do cinema mundial. Estrear meu primeiro longa-metragem documental na Mostra é algo muito forte e bonito”, conta Bárbara Paz.
“BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” é uma produção HB Filmes e produzido por Bárbara Paz. A coprodução é da Gullane (pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane), Ava Filmes, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. No Brasil a distribuição é da Imovision com previsão de estreia para ínicio de 2020.