“Praça Paris” | Um filme com uma abordagem sobre a realidade, lançado no momento certo
O novo filme de Lucia Murat, “Praça Paris“, fala sobre a violência no Rio de Janeiro, questões sociais e preconceito velado. O filme mostra duas realidades de pessoas de classes sociais totalmente opostas uma da outra, mas que acabam se interagindo.
De um lado, vemos Camila (Joana de Verona), uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – que mal conhece a violência do Rio. De outro lado, temos Glória (Grace Passô), que é ascensorista da universidade, que mora numa favela. Ela tem um irmão criminoso, Jonas (Alex Brasil), e faz terapia com Camila devido ao abuso que sofreu nas mãos do pai na infância.
A diretora consegue mostrar a violência da vida de Gloria, através dos diálogos das personagens e, embora presente, raramente essa violência é colocada de forma visível. Quando mostrado, ela aborda temas como o abuso de poder da polícia sobre as pessoas menos favorecidas e do preconceito com moradores de favelas.
Esse preconceito é mostrado através da personagem Camila, que embora aparentemente não tenha nenhum tipo de preconceito, não interagir com pessoas de classes inferiores a dela. Mesmo assim, enxergamos o lado dela e isso faz com que o espectador pense sobre o preconceito que está escondido ou que ela nem sabia que possuía.
“Praça Paris” é um filme com uma abordagem sobre a realidade do nosso cotidiano, que foi lançado no momento certo.
“Praça Paris“, novo longa de Lucia Murat, estreia dia 26 de Abril nos cinemas brasileiros!