“Pacificado” ganha prêmio Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastián
“Pacificado“, filme dirigido e roteirizado por Paxton Winters ganhou o prêmio Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastián e foi selecionado para mostra competitiva da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
“Pacificado” foi a única obra brasileira a competir no Festival de San Sebastián, e disputou o prêmio de melhor filme com outras 15 produções. É a primeira vitória de um filme do Brasil na competição.
Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator para Bukassa Kabengele (ator nascido na Bélgica e naturalizado brasileiro), “Pacificado” venceu também na competição de melhor fotografia, com a cineasta Laura Merians. No elenco principal também estão os atores Débora Nascimento, José Loreto, Léa Garcia, e estrelando Cássia Nascimento (moradora da comunidade Morro dos Prazeres).
O longa foi rodado no Morro dos Prazeres, onde morou por oito anos o diretor Paxton Winters. O primeiro documentário de Paxton, “Silk Road ala Turka“, foi feito enquanto viajava pela Rota da Seda. Seu filme de estreia, “Crude“, sobre dois mochileiros americanos e oportunistas que forjam o próprio sequestro, foi filmado na Turquia e venceu uma infinidade de prêmios internacionais.
A história do filme “Pacificado” foi co-escrita com Wellington Magalhães (morador da comunidade do Morro dos Prazeres) e Joseph Carter que também morou lá por 12 anos.
O filme foi produzido pela produtora brasileira “Reagent Media” de São Paulo (Paula Linhares e Marcos Tellechea) e também teve coprodução do diretor norte-americano Darren Aronofsky, que trabalhou em “Requiem para um sonho” e “Cisne negro“.
A primeira exibição no Brasil será na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre os dias 17 a 30 de outubro de 2019.