Oscar da vida real: Fotos comparam personagens que existiram e atores
Oscar 2018, que acontece neste domingo (4), tem cinco indicados que interpretam personagens da vida real:
- Gary Oldman como Winston Churchill
- Margot Robbie como Tonya Harding
- Allison Janney como LaVona Fay Golden (mãe de Tonya)
- Meryl Streep como Katharine Graham
- Chistopher Plummer como J. Paul Getty
Além deles, há vários outros atores que, embora não disputem a estatueta, dão vida a figuras históricas.
Em “The Post – A guerra secreta“, Tom Hanks é o lendário editor Ben Bradlee, figura mítica do jornalismo americano.
Já em “A grande jogada“, Jessica Chastain interpreta uma ex-esquiadora profissional que vira a organizadora de jogos de pôquer para celebridades. A atriz não disputa o Oscar.
Veja, abaixo, a comparação entre atores e personagens:
Gary Oldman x Winston Churhill
Em “O destino de uma nação“, o inglês Gary Oldman interpreta Winston Churchill (1874-1965), primeiro-ministro britânico que teve papel decisivo na vitória dos aliados sobre os nazistas na 2ª Guerra Mundial. Carregado de maquiagem e enchimento, Oldman é favorito ao Oscar de melhor ator.
Ben Mendelsohn x Rei George VI
Sendo “O destino de uma nação” um filme histórico, são vários os personagens que retratam figuras da vida real. Um desses retratados é o rei George VI, o pai da rainha Elizabeth II. No filme, o monarca é intepretado pelo australiano Ben Mendelsohn.
Margot Robbie x Tonya Harding
Em “Eu, Tonya”, a australiana Margot Robbie interpreta a polêmica Tonya Harding, estrela da patinação no gelo americana que se envolveu em um dos maiores escândalos da história do esporte. Em 1994, a também patinadora Nancy Kerrigan foi alvo de um atentado: uma pessoa a atacou com um bastão de metal após o treino. As suspeitas se recaíram sobre Tonya, o marido e um guarda-costas.
Allison Janney x LaVona Fay Golden
A veterana atriz americana Allison Janney também desponta como uma das favoritas do Oscar em sua categoria: melhor atriz coadjuvante (a mesma em que já levou no Globo de Ouro). Em “Eu, Tonya“, Allison usa olhar psicopata e faz um tipo desajustado para representar LaVona Fay Golden, a mãe de Tonya Hardin.
Meryl Streep x Kathanire Graham
Meryl Streep é meio especialista em papéis reais – já recebeu cinco indicações ao Oscar por atuações baseadas em figuras que realmente existiram. Desta vez, ela disputa a estatueta de melhor atriz por seu trabalho em “The Post – A guerra secreta“, em que faz Katharine “Kay” Graham (1917-2001), dona do jornal “The Washington Post”.
Tom Hanks x Ben Bradlee
No mesmo “The Post“, Tom Hanks é Benjamin Crowninshield Bradlee (1921-2014), o Ben Bradlee, que foi editor do jornal “The Washington Post”, em que trabalhou por quase três décadas. Esteve à frente da publicação em momentos decisivos, como a publicação de documentos secretos do Pentágono o caso Watergate. Desta vez, Hanks, que já tem duas estatuetas, não foi indicado.
Bruce Greenwood x Robert McNamara
Robert McNamara (19616-2009) era o secretário de Defesa dos Estados Unidos entre 1961 e 1968. Ocupava, portanto, um cargo importante na época retratada em “The Post“. Seu nome também é sempre lembrado quando se fala na Guerra do Vietnã. No filme, McNamara é vivido pelo canadense Bruce Greenwood, que não concorre ao Oscar pelo papel.
Chistopher Plummer x J. Paul Getty
Aos 88 anos, Christopher Plummer se tornou o mais velho ao ser indicado na categoria melhor ator coadjuvante. Vale lembrar que ele já era o mais velho a ganhar esta mesma estatueta. Ele concorre agora por “Todo o dinheiro do mundo“, gravado em apenas dez dias, ao substituir com urgência Kevin Spacey, acusado de abuso sexual. Plummer interpreta o bilionário norte-americano J. Paul Getty, que teve o neto de 16 anos sequestrado em 1973.
Jessica Chastain x Molly Bloom
Em “A grande jogada“, Jessica Chastain vive Molly Bloom, uma ex-esquiadora profissional que vira a maior organizadora de jogos de poker entre celebridades. A atriz não disputa o Oscar, mas o filme concorren a categoria melhor roteiro adaptado.