Oscar 2019 | Os esnobados e as surpresas da premiação neste ano

Oscar 2019 | Os esnobados e as surpresas da premiação neste ano

Divulgado na manhã desta terça-feira (22), a lista dos indicados ao Oscar 2019 e, claro, muitos atores, atrizes, diretores e filmes foram esnobados e deixados de fora pela Academia. Vamos a alguns deles:

Viggo Mortensen se envolveu em algumas polêmicas e muitos cogitavam de que ele seria colocado de lado nesta premiação, o que não ocorreu. Com todos os méritos, o ator concorre na categoria de Melhor ator pelo filme “Green Book – O Guia“.

Já quem não apareceu mesmo na lista foi a atriz Nicole Kidman pela sua atuação em “O Peso do Passado” em que se transforma para viver a personagem Erin Bell. Ela que foi indicada por esse papel no Globo de Ouro, não foi indicada ao Oscar neste ano.

Ainda na categoria de Melhor Atriz, “Hereditário” conta com uma forte atuação da atriz Toni Collette que vem sendo ignorada pelas premiações e não foi diferente no Oscar.

O filme “Um lugar silencioso” foi indicado ao prêmio de Melhor Som, mesma categoria que foi indicado no Globo de Ouro e no Bafta. A atuação de Emily Blunt rendeu excelentes comentários de críticos e público, mas não convenceram os membros da academia para indica-la. Emily Blunt também não emplacou na premiação em “O Retorno de Mary Poppins“.

Outra atriz muito celebrada nas premiações e que rende grande atuações é Viola Davis, que também foi ignorada pelo Oscar neste ano. Vencedora do Oscar ano passado pela atuação em “Um Limite Entre Nós“, neste ano ela não foi indicada por “As Viúvas” e isso se repetiu anteriormente no Globo de Ouro.

Já a cinebiografia do astronauta Neil Armstrong, “O Primeiro Homem“, do menino de ouro Damien Chazelle não conseguiu emplacar nas bilheterias. O filme foi indicado nas categorias de Edição de Som, Mixagem de Som, Direção de Arte e Efeitos Visuais.

Em atuações masculinas, Ethan Hawke foi elogiado pela atuação em “First Reformed“, ainda inédito no Brasil; porém o longa não emplacou e foi sendo ignorado pelas premiações.

Indicado ao Oscar de Melhor ator no ano passado por “Me Chame pelo Seu nome“, Timothée Chalamet, também recebeu elogios na atuação de um adolescente drogado em “Querido Menino“; chegou a ser indicado pelo Globo de Ouro, mas foi ignorado pelo Oscar.

Robert Redford é um veterano do cinema que já foi indicado algumas vezes, sendo vencedor pela direção em “Gente como a Gente” em 1980, foi ignorado pela Academia pela sua atuação em “O Velho e a Arma” em que já afirmou ser o seu último trabalho como ator. 

Na categoria melhor Direção, que muitos já estão entregando o prêmio antecipadamente a Alfonso Cuarón por “Roma“, a surpresa muito bem vinda foi para Spike Lee. O diretor de “Infiltrado na Klan” que recebeu um OScar honorário pela sua obra em 2016 nunca foi indicado nesta categoria, apesar de ter realizado grandes filmes e ter uma importância significativa no mundo do cinema.

Por outro lado, a academia ignorou Bradley Cooper pela direção estreante em “Nasce uma Estrela” e Ryan Coogler por “Pantera Negra“. O filme da Marvel, por sinal, teve incríveis sete indicações. A maior parte delas em categorias técnicas e a surpreendente indicação na categoria de Melhor Filme.

Já outros filmes de super-heróis como “Vingadores: Guerra Infinita” e o recente campeão de bilheterias “Aquaman” da DC, não teve a mesma sorte do Rei de Wakanda. “Vingadores: Guerra Infinita” foi indicado apenas em Melhor Efeitos Visuais.

O Brasil estava no páreo com a pré-indicação de “Tito e os Pássaros” dos diretores Gabriel Bitar,André Catoto Gustavo Steinberg na categoria de Melhor Animação; porém não foi dessa vez