“Os 3 Mundos” traz tecnologia aos palcos
Com estreia marcada para o dia 26 de agosto, domingo, às19 horas, no teatro do Sesi-SP (Av. Paulista, 1313), o espetáculo “Os 3 Mundos” inova ao trazer para o palco diversos efeitos visuais e sonoros, o que proporciona ao público a sensação de assistir a uma animação 3D. Criados em vídeo, os cenários foram produzidos a partir de ilustrações feitas à mão pelo cartunista Guazzelli, que posteriormente foram animadas pelo estúdio BijaRi. A obra se passa em um futuro distópico e é o primeiro texto teatral escrito pelos irmãos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá.
Além das ilustrações de Guazzelli, o espetáculo traz lutas, quedas, perseguições e muita ação, o que o aproxima ainda mais da atmosfera das HQs. Maurício Brandão, do BijaRi, explica que há dois níveis de sincronicidade na peça: “As cenas animadas, como as que acontecem em trens, torres ou um estádio, já estão gravadas, mas são disparadas por um operador a cada espetáculo para garantir uma perfeita sincronia; já os efeitos sonoros das ações, como dos pulos, são acionados na hora, a depender da dinâmica da peça e do movimento exato do ator”.
Maurício ainda complementa que um dos desafios foi criar movimento a partir dos desenhos estáticos de Guazzelli. “Há respirações, deslocamentos sutis e outros gestos inseridos digitalmente na obra, tudo isso pensado para funcionar de acordo com o que está sendo feito pelas personagens”.