Resgate, filme com Chris Hemsworth | Crítica e final explicado
O novo filme da Netflix é dirigido por Sam Hargrave, roteirizado pelos irmãos Anthony e Joe Russo, os mesmos de “Vingadores, e estrelado por Chris Hemsworth, que vive Thor na franquia da Marvel.
A produção é baseada na vida do mercenário Tyler Rake, um soldado linha dura e implacável, e que não tem medo de se arriscar. Tyler é recrutado para um resgate extremamente perigoso, recuperar o filho do maior traficante da Índia, que foi sequestrado e é mantido refém na cidade de Dhaka. Começa aí uma história cheia de ação e muito sangue, bem ao estilo “Rambo”, explorando a violência, sem se preocupar muito com o diálogo.
Apesar disso, o filme é extremamente envolvente e deixa o telespectador sem fôlego, o levando para dentro da trama, principalmente pela movimentação de câmera e imagens bem aproximadas, ao estilo de muitos jogos de videogame.
A história se torna ainda mais incômoda pelas cenas sempre tumultuadas e repleta de informações, uma técnica que cria ainda mais suspense e envolvimento de quem assiste.
Como direção, sem dúvidas, o filme é muito bem levado por Hargrave e pelos irmãos Russo, que sabem como ninguém comandar filmes do gênero. Talvez o maior pecado do filme seja o final, que se torna ambíguo, permitindo diversas interpretações de quem assiste.
Outro ponto bastante criticado por internautas é a utilização do filtro amarelo nas cenas em Bangladesh, artifício usado no cinema para retratar países de terceiro mundo.
Qual é a confusão do final? (Cuidado Spoilers)
No final do filme, Tyler Rake é atingido por um tiro no pescoço, o que faz com que ele caia do alto de uma ponte direto no rio. Após essa cena, o personagem Ovi Mahajan Jr, vivido por Rudhraksh Jaiswal, aparece 8 meses depois em uma plataforma de uma piscina e de lá salta, ficando no fundo da piscina por alguns instantes. E, ao fundo da cena, aparece a imagem desfocada de Tyler, encerrando o filme.
Afinal, Tyler morreu ou não no filme?
A subjetividade do final não deixa isso claro, segundo o diretor, feito de forma intencional para gerar essa discussão entre os telespectadores. É, mas parece que isso não agradou muita gente!
Aliás, uma das primeiras cenas do filme deixa já a entender que o final não seria muito feliz para o protagonista, já que aparece o mercenário sendo atingido por um tiro, antes de retomar toda a história em suas 48 horas anteriores.
Mas talvez o que deixa a maior dúvida é uma cena no começo do filme, em que Tyler salta de um lugar extremamente alto e permanece no fundo em apneia por um bom tempo. Então, não seria de se estranhar que o personagem tenha sobrevivido, ainda mais em um filme ao estilo Rambo, como é “O Resgate”.
Agora é esperar para saber se haverá continuidade na história de Tyler Rake.