O que já sabemos do novo filme do Homem-Aranha e suas diferentes teorias
Meses atrás, praticamente todos os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel, UCM, estavam andando com o coração partido. Tinha sido anunciado que a Sony Pictures e a Disney não chegaram a um acordo para manter o Homem-Aranha no UCM. Isso significava que “Homem-Aranha: Longe de Casa“, que acabara de se tornar o primeiro bilhão de dólares de bilheteria da Sony, seria a última aparição do teioso na venerável franquia.
Foi um desenvolvimento abrupto e chocante que parecia fazer pouco sentido do ponto de vista empresarial ou narrativo. Felizmente, graças à pressão dos fãs e a um telefonema corajoso ao CEO da Disney, Bob Iger, do próprio Tom Holland, protagonista do teioso, as empresas voltaram à mesa de negociações e um acordo foi fechado. Além da aparição em um filme ainda não nomeado da Marvel Studios, o amigão da vizinhança terá pelo menos mais um filme próprio produzido pela Sony e dentro do UCM.
É claro que ainda não temos todos os detalhes – mas temos o suficiente para oferecer uma imagem tentadora de como seria a próxima aventura solo de Peter Parker. Aqui está tudo o que sabemos até agora sobre o terceiro filme do Homem-Aranha no UCM.
Quando será lançado?
Os detalhes sobre o terceiro passeio solo do Homem-Aranha no UCM são extremamente escassos. Surpreendentemente, porém, já sabemos a data de lançamento do filme, pois foi anunciado ao mesmo tempo que a Marvel e a Sony tornaram-se públicas com a renovação de seu acordo de custódia compartilhada.
O terceiro filme dentro do UCM chegará às telonas em 16 de julho de 2021 – pelo menos, é aí que está marcado no momento. É possível que ele possa ser transferido para uma data posterior, por algumas razões.
Primeiro, a lista de 2021 da Marvel já está bastante cheia. Anunciado anteriormente para estar em exibição naquele ano estão “Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings” em 12 de fevereiro, “Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura” em 7 de maio e “Thor: Amor e Trovão” em 5 de novembro. Se a data de lançamento de Homem-Aranha aguentar, seria a primeira vez que a Marvel lança quatro filmes do UCM no mesmo ano, que até os fãs mais hardcore podem ver como uma multidão de filmes no mercado.
Além disso, haverá o lançamento de outro filme de super-herói muito, muito aguardado: “The Batman“, de Matt Reeves, que chega às telas em 25 de junho. O filme estrelado por Robert Pattinson será o primeiro filme solo de Batman em quase uma década. Embora a Marvel tenha todos os motivos para confiar na capacidade do atirador de teias de arrebentar com o Batman nas bilheterias, não haveria vergonha em repensar o fato de colocá-lo contra o Cavaleiro das Trevas.
Quem estará no elenco?
Os dois filmes anteriores do Homem-Aranha da Marvel tiveram um elenco incrível, concentrando-se na vida de Peter Parker no ensino médio e em seus relacionamentos com seus amigos e colegas. O melhor amigo Ned (Jacob Batalon), a amiga e o interesse amoroso MJ (Zendaya) e a namorada de verão de Ned, Betty Brant (Angourie Rice), causaram grandes impressões no público, e, embora seja lógico que todos eles voltem para uma terceira aventura, nada ainda foi confirmado.
Dito isto, há razões para acreditar que tanto Jacob Batalon quanto Zendaya estejam no páreo firmes. Primeiro, são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento dos personagens ao redor deles, incluindo o Peter Paker. Além de sua tia May e o falecido grande mentor Tony Stark, são as pessoas mais importantes na vida do Peter. Fora que os dois sabem que Peter é o Homem-Aranha.
Além disso, considere que os dois atores estavam totalmente empolgados quando foi anunciado que a Sony e a Marvel haviam voltado atrás com o acordo. Zendaya foi ao Twitter para postar um ótimo GIF para comemorar, enquanto Jacob Batalon praticamente confirmou seu envolvimento no novo filme solo com alguns comentários. “Acho que estávamos todos realmente prontos e prontos para ir com a Sony, estávamos prontos para seguir em frente e fazer o terceiro apenas com eles, mas estamos mais do que felizes em trabalhar com a Marvel novamente.” Certamente parece que Ned é uma chance grande de estar no elenco.
Qual será o enredo?
Os detalhes da trama do novo Homem-Aranha não foram divulgados, provavelmente porque o filme ainda está em desenvolvimento inicial. No entanto, sabemos uma coisa: a vida está prestes a ficar ainda mais difícil para Peter Parker. “Homem-Aranha: Longe de Casa” terminou em um tremendo precipício, com a identidade de Parker sendo revelada ao público graças a Mysterio e J. Jonah Jameson, que no UCM é um vlogger fanático por teorias da conspiração e não um jornalista, mas que ainda se parece muito com o personagem anteriormente vivido por JK Simmons.
É claro que podemos e vamos especular. A Sony continua a desenvolver suas propriedades relacionadas ao teioso independentemente da Marvel Studios. Eles incluem “Venom 2“, “Morbius” e “Kraven, o Caçador“, que recentemente encontraram um roteirista em Richard Wenk, da série “The Equalizer“.
Deve-se notar que, desde os dias da abortada franquia de “O Espetacular Homem-Aranha“, protagonizada por Andrew Garfield, a Sony está interessada em colocar o Sexto Sinistro – canonicamente uma equipe rotativa dos maiores inimigos do Homem-Aranha – na telona do cinema. O estúdio provavelmente sabe que não deve apressar a introdução a essa altura, mas isso não significa que não haverá reuniões durante os eventos do próximo filme solo do Homem-Aranha.
O Homem-Aranha 3 do UCM cruzará com o Universo de personagens da Sony?
Com todas as negociações que ocorreram nos últimos meses, os fãs podem ser perdoados por estarem um pouco confusos quanto à natureza do relacionamento da Sony e da Marvel neste momento. Acompanhe o nosso raciocínio: “Venom“, estrelado por Tom Hardy (uma estrela muito lucrativa) e que não apresentava exatamente nenhuma referência ao Homem-Aranha, surpreendeu a todos ao arrecadar mais de US$ 850 milhões de dólares em todo o mundo, apesar das críticas mornas que recebeu. “Morbius“, um filme solo para o vampirão e o inimigo de longa data do teioso, que a Sony divulgou para 2020, pode muito bem seguir o exemplo. Ambos os filmes fazem parte (até agora) do chamado Universo dos Personagens da Sony. Todo mundo sabe que o UCM reina supremo – então por que não projetar um cruzamento (ou mesmo uma fusão) dos dois universos?
Na verdade, isso pode muito bem estar sendo planejado, e se assim for, o novo filme do Homem-Aranha provavelmente será um ponto focal da estratégia. Não menos uma autoridade, mas o próprio chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, provocou que teioso é “o único herói com superpotência a atravessar universos cinematográficos” e, no passado, ele sugeriu que o Venom de Tom Hardy e o Homem-Aranha de Tom Holland poderiam um dia se encontrar na tela grande. É quase certo que os dois estúdios estão ocupados com os detalhes enquanto você está lendo isso – mas, por enquanto, teremos que esperar para ver como tudo se desenrola.
Quem serão os vilões?
Com a escassez de informações disponíveis sobre o terceiro filme solo do Homem-Aranha no UCM, os boatos vão preenchendo o vazio deixado pelas certezas. Como geralmente é o caso de rumores infundados envolvendo filmes com poucas informações de produção, a grande maioria do burburinho provavelmente não passa de barulho – mas uma teoria interessante se destaca pelo quanto faz sentido do ponto de vista comercial.
Esse boato pressupõe que, após a traumática separação de um mês entre a Marvel e a Sony, os dois estúdios desejam encontrar uma maneira de escrever criativamente o Homem-Aranha fora do UCM– e que eles poderiam fazer isso adaptando uma história controversa da Marvel. O “One More Day” aconteceu depois do evento da “Guerra Civil” e viu o teioso fazer um acordo com Mephisto (basicamente o Diabo no universo da Marvel) para reescrever sua história no interesse de salvar a vida da tia May.
Detalhes enormes como a revelação da sua identidade e o casamento com Mary Jane Watson foram retirados da existência na continuidade cômica de “One More Day“. Embora seja claro que qualquer adaptação precisaria ajustar um caminhão cheio de detalhes, a ideia básica de uma refazer místico da história do Homem-Aranha no UCM poderia ser um ponto de partida sólido para criar uma narrativa que acabaria por impedir que os dois estúdios briguem em algum canto.
Nick Fury e os Skrulls aparecerão?
Uma das maiores reviravoltas de “Homem-Aranha: Longe de Casa” (e houve algumas) ocorreu durante a cena pós-créditos do filme, quando foi revelado que o Nick Fury e a Maria Hill que vimos durante todo o filme foram, de fato, impostores Skrull designados a Parker pelo verdadeiro Nick Fury, que estava ocupado… bem, no espaço, tendendo a alguma missão secreta ou outra em uma nave cheia de Skrulls. Isso, é claro, desencadeou uma onda massiva de especulações de que o filme havia sido incumbido de fazer um pouco de trabalho pesado na criação de uma adaptação do UCM da história na qual os Skrulls se infiltram nas mais altas fileiras de poder na Terra.
Observações feitas pelo diretor Jon Watts parecem indicar, porém, que a reviravolta foi realmente sua decisão, e não um mandato do alto (ele queria uma explicação para o público sobre como Nick Fury poderia ter sido enganado por Mysterio, algo que seja improvável).
Isso provavelmente significa que o passeio espacial de Nick Fury não está, de fato, configurando grandes desenvolvimentos futuros para o UCM como um todo – então, poderia estar provocando um papel contínuo para Fury e/ou os Skrulls no próximo filme do Homem-Aranha?
Por enquanto, é completamente desconhecido a resposta para isso tudo.
O Homem-Aranha continuará no UCM?
Quando a Sony e a Marvel se decidiram no acordo, a primeira pergunta na mente dos fãs foi a óbvia: por quanto tempo? Tudo o que sabemos com certeza é que, além de seu terceiro empreendimento solo, o teioso aparecerá em pelo menos mais um filme da Marvel Studios. Além disso, o futuro é um ponto de interrogação.
Considerando que o UCM e o chamado Universo de Personagens da Sony finalmente estão abrindo caminho para reconhecer a existência um do outro, existem algumas maneiras que provavelmente vão acontecer. Os estúdios poderiam, como mencionado anteriormente, encontrar uma maneira narrativa viável para o personagem mudar de universo cinematográfico. Ou, como o portal Deadline sugeriu, eles poderiam formar uma conexão frouxa, com um tipo de estética de “ligação e resposta” que manteria as franquias em grande parte separadas, mas conectadas tangencialmente.
Ou, se os dois estúdios puderem ver claramente o caminho para dar aos fãs o que eles querem (e isso é um grande “se”), os dois universos poderão se fundir, com os personagens estabelecidos da Sony sendo absorvidos pelo UCM. Parece uma possibilidade bem pequena, e pode ser – mas também é a opção que provavelmente gera a quantia máxima de dólares de bilheteria, por isso, vamos prosseguir e chamar isso de “não impossível”.
*Texto Original de Mike Floorwalker / Looper