O Melhor Está Por Vir | Crítica

O Melhor Está Por Vir | Crítica

“O Melhor Está Por Vir” conta a história de dois amigos de infância, César e Arthur, que se encontram numa trágica, mas engraçada situação: César está com câncer e vai morrer dentro de meses, mas devido a sucessivas trapalhadas, os exames saem no nome de Arthur, que agora tem a missão de contar ao amigo que ele vai morrer. Na hora, Arthur engasga em suas próprias palavras e César acaba entendendo que quem vai morrer é Arthur.

A singularidade e confusão causada por essa premissa geram várias situações inusitadas que são uma perfeita mistura de comédia e drama. Apesar da tragédia de uma doença terminal, o filme é divertido acima de tudo, sem prejudicar o peso de cenas dramáticas quando elas acontecem.

As atuações de Fabrice Luchini (Arthur) e Patrick Bruel (César) são absolutamente deslumbrantes: além de entregarem personagens individualmente complexos e charmosos, juntos têm uma notável química que deixa evidente a complicada e duradoura amizade desses dois personagens.

O mérito não pode ficar somente com os protagonistas: o roteiro e a edição do filme casam magistralmente para que o espectador entenda quem são os personagens em cena e suas relações entre si.

Os diálogos e as circunstâncias criadas pelo roteiro são bem desenvolvidos e o uso de montagens musicais (tanto em flashback quanto em momentos do presente) esclarece o relacionamento entre os protagonistas e a importância que cada um tem na vida do outro.

Tudo isso produz um filme profundo e encantador sobre amizade que consegue arrancar as mais altas risadas e as mais tristes lágrimas (às vezes ao mesmo tempo). É uma mistura de emoções que faz com que “O Melhor Está Por Vir” seja apaixonante e devastador, mesmo muitas vezes tendo características previsíveis e alguns clichês.

É interessante salientar que o longa francês tem dois diretores e roteiristas (Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière) que tem idades similares aos protagonistas e que claramente são grandes amigos, já que trabalham juntos a muitos anos. Bom, trata-se de um filme sobre amizade feito por dois amigos. Um filme sobre amor e até onde o ser humano é capaz de ir para proteger aquele que ama. Um filme sobre a dor de perder alguém tão próximo a ponto de nunca ter pensado naquela pessoa como mortal. Um filme que vale a pena ver, assimilar e recomendar.

“O Melhor Está Por Vir” da Paris Filmes estreia amanhã (05/03) nos cinemas.