O Lado Bom da Vida | Dica de Filme
Por conta de algumas atitudes erradas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Passando um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa.
Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher problemática que provocará mudanças significativas em seus planos futuros.
O Lado Bom da Vida é um filme ousado que mistura vários temas numa montagem inteligente. A vida nem sempre segue de acordo com nossos planos. Pode-se dizer que esse é o tema do filme O Lado Bom da Vida, indicado a impressionantes 8 Oscars em 2013. Suas indicações destacaram um dos grandes diferenciais do filme, seu elenco de feras. É comum que filmes indicados a muitos Oscars tenham várias indicações a prêmios secundários, como mixagem de som ou figurino, mas não é o caso de Silver Linings Playbook, título original da produção.
Indicado a melhor filme, diretor, ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, roteiro adaptado e edição. Quem diria que um filme sobre um rapaz que se descobre bipolar poderia ter cenas de dança e mostrar o quanto as pessoas são fanáticas pelos Eagles na Filadélfia e fazer com que tudo isso tenha sentido e se encaixe bem?
Silver Linings é uma expressão que se refere às frestas de luz que escapam no meio das nuvens quando o tempo está nublado. A moral da expressão é que tudo o que é ruim tem seu lado bom. O filme com certeza tem vários. Seja a estética alternativa, os diálogos inteligentes, que abordam com profundidade como uma mente perturbada se comporta. Qual o preço que se paga pela diferença? Sendo a sociedade a primeira a julgar e a excluir quem não vive de acordo com suas regras, dentro de valores estabelecidos tradicionalmente.