Nos Cinemas: “Mademoiselle Paradis” filme australiano entra em cartaz no Brasil; Veja a crítica

Nos Cinemas: “Mademoiselle Paradis” filme australiano entra em cartaz no Brasil; Veja a crítica

Para os interessados em produções estrangeiras, é bastante comum a dificuldade em se satisfazer com tal tipo de filme. A restrição de filmes de tal característica em grandes cinemas, seja pelo atraso, seja pela inexistência de distribuição ou até mesmo pela falta de interesse dos contratantes, é, em sua maioria, suprida por meios não-legais de consumo e pelos garimpos realizados nos serviços de streaming.

Podendo sofrer de tal mal, Mademoiselle Paradis (Áustria) estreou aqui no Brasil no dia 02 de maio de 2019. O oitavo filme da diretora Barbara Albert se passa no século XVIII, mostrando a história de Maria Theresa Paradis, uma pianista cega que busca meios de cura para sua deficiência.

Depois de inúmeros tratamentos sem resultados, o mesmerismo – método criado pelo médico Franz Anton Mesmer (Deivid Striesow), parece se mostrar uma alternativa contundente para se alcançar os objetivos esperados.

Com uma belíssima direção de arte, a obra exibe muito mais que seus requisitos obrigatórios.

(Imagem: Divulgação)

O comando seguro e eficiente da diretora se mostra honesto e de modo positivo, dando para o longa uma clareza e dinâmica exemplar.

Tal êxito repercute também nos atores e atrizes principais, com destaque para a excelente Maria Dragus, fazendo o papel da protagonista.

(Imagem: Divulgação)

A abordagem criada pela autora também é algo que vale citar: optando por um discurso quase imparcial, porém crítico, cria-se na película um tom sério que foge do clichê. Principalmente o debate central entre arte ou vida.

Sem defeitos, a produção acerta em seus discursos debatendo pontos importantíssimos como classe social, costumes, deficiências e gênero. Não ofuscando a qualidade evidente do longa.

Mademoiselle Paradis é um filme redondo, sem pontas soltas, sem erros ao optar pelo simples. Ele será uma ótima escolha, descoberta e porta de entrada para olhares que apenas se preocupam com estes tipos de filmes em época de Oscar. Ou seja o filme será uma experiência bastante agradável.