Nos 80 anos do Superman, descubra a jornada de seu co-criador, Joe Shuster
De família judia vinda da Europa, Joseph Shuster nasceu na cidade de Toronto, Canadá, no dia 10 de julho de 1914.
Desde pequeno era fã de filmes e tirinhas de jornal, estreitando sua relação com os quadrinhos sempre que o seu pai lia para ele as histórias publicadas aos fins de semana.
Assim, já adolescente, morando na cidade norte-americana de Cleveland e com talento para o desenho, publicou o seu primeiro trabalho no jornal da escola O Federalista.
E foi lá, em meio ao trabalho da redação e paixão por quadrinhos e cultura pop, que Shuster conheceu Jerry Siegel, o seu melhor amigo e co-criador da lenda.
Em 1933, trabalhando juntos na 3ª edição do fanzine Ficção Científica, idealizaram os primeiros traços daquele que um dia seria conhecido como Superman. O curioso, porém, é que naquela época o Homem de Aço nada mais era do que um vilão.
Mas como aquele “Superman” não foi bem recebido pelos editores, pouco tempo depois a dupla reformulou o personagem, tornando-o um verdadeiro herói. Um que herói que chamaria a atenção do mundo.
E quis o destino que ano após ano sendo recusado, o herói fosse publicado em tirinhas da National Comics, antigo nome da DC Comics. Sua estreia aconteceu em junho de 1938.
Pelo trabalho, Shuster e Siegel ganharam $130. No cheque recebido, o sobrenome de ambos estava escrito errado.
E enquanto o Superman se tornava um grande sucesso de vendas no país…
Seus criadores perceberam que haviam cometido um erro: por aqueles $130, também cederam para sempre todos os direitos por sua criação….