“Bird Box” Challenge | Netflix faz alerta sobre desafio que viralizou na internet
Mal entramos no novo ano e já é um começo bizarro, com a Netflix emitindo um alerta contra um meme de desafio viral inspirado em “Bird Box“.
A mais recente produção original da Netflix, “Bird Box” é um thriller pós-apocalíptico estrelado por Sandra Bullock que acontece em um mundo alternativo devastado por monstros misteriosos, nunca mostrados na tela, que forçam as pessoas a se matarem quando olham para eles (e coagi aqueles que “sobrevivem” a vê-los levando outros ao suicídio).
Bird Box gerou manifestações positivas na maioria dos críticos (“Bird Box nunca alcança seu potencial intrigante, mas a atuação forte e um clima efetivamente frio oferecem compensação intermitente“, diz alguém no Rotten Tomatoes), provocou uma multidão de teorias de fãs (como o que sugere que o mundo do cinema experimentou a histeria psicossomática em massa) e o meme após o meme digno de risadas.
Mas recentemente, Bird Box inspirou algo estranho e perigoso: um “desafio” em que os fãs do filme colocam vendas nos olhos e tentam andar pelos arredores – assim como Malorie de Bullock e os dois filhos que ela cuida, Menino e Menina, fazem no filme.
O desafio se tornou um viral online, ganhando força sob o nome de “Bird Box Challenge“, à medida que mais e mais pessoas postavam vídeos de si mesmos descendo as escadas e até dirigindo com os olhos cobertos. Rapidamente se espalhou para os principais veículos de mídia, e logo atraiu a atenção do “Good Morning America” do canal norte-americano ABC, que exibiu um segmento apresentando o apresentador Michael Strahan com uma venda nos olhos e tentando colocar batom em sua co-apresentadora Sarah Haines.
#BirdBoxChallenge: @michaelstrahan attempts to put lipstick on @sarahaines with a blindfold on! #GMADay https://t.co/G4PdrKdY6w pic.twitter.com/h5HIWtJtXw
— Good Morning America (@GMA) 2 de janeiro de 2019
Pode parecer divertido, mas a Netflix não está achando nada disso. O serviço de streaming incitou os espectadores a não participarem desse desafio.
“Não posso acreditar que tenho que dizer isso, mas: POR FAVOR, NÃO SE MACHUQUEM COM ESTE DESAFIO DE BIRD BOX”, compartilhou a conta da Netflix nos EUA na quarta-feira, dia 2 de janeiro. “Não sabemos como isso começou e agradecemos o amor, mas o Garoto e a Garota têm apenas um desejo para 2019 e é que você não acabe no hospital devido a memes “.
Can’t believe I have to say this, but: PLEASE DO NOT HURT YOURSELVES WITH THIS BIRD BOX CHALLENGE. We don’t know how this started, and we appreciate the love, but Boy and Girl have just one wish for 2019 and it is that you not end up in the hospital due to memes.
— Netflix US (@netflix) 2 de janeiro de 2019
Felizmente, o Bird Box Challenge ainda está engatinhando em termos da vida de um meme, ainda não atingindo o mesmo nível de popularidade de outros desafios inspirados em filmes – como o Get Out Challenge, que viu os fãs do horror inovador de Jordan Peele, correndo em direção a uma câmera e, em seguida, rapidamente se afastando e correndo em outra direção, exatamente como o personagem Walter, interpretado por Marcus Henderson, fez no filme.
A declaração anti-Bird Box Challenge da Netflix pode impedir alguns fãs em busca de emoção de fazer algo particularmente perigoso e impedir que o desafio da mídia social se torne mais popular. No entanto, há também uma chance de que isso possa ter o efeito oposto, chamando ainda mais atenção e conscientizando aqueles que nunca tinham ouvido falar do filme.
Se alguém vai ouvir o aviso da Netflix ou não, não podemos dizer com certeza. Mas, o certo é que dirigir um veículo usando uma venda nos olhos provavelmente não é a ideia mais inteligente que se pode ter.