“Mulan” | Trailer revela nova visão da Disney sobre um antigo clássico
Ela trouxe honra a todos nós – mas a Disney trouxe honra a ela? A casa do Mickey Mouse revelou o primeiro trailer do altamente antecipado remake de “Mulan“, o clássico musical animado que conta a história da filha de um guerreiro famoso, mas agora idoso, que se disfarça de homem para lutar no lugar de seu pai e proteger a China contra os invasores hunos.
Lançado em 1998, o original “Mulan” foi inspirado por um guerreiro chinês da vida real chamado Hua Mulan, e contou com ação, aventura, linda animação, músicas cativantes (todos nós conhecemos e amamos “I’ll Make A Man Out of You“) e um pequeno dragão chamado Mushu (dublado por Eddie Murphy).
O live-action da Disney é bem diferente do seu antecessor animado – e o teaser trailer nos mostra como.
Dirigido pelo cineasta neo-zelandês Niki Caro, “Mulan” interpreta a querida atriz chinesa-americana Liu Yifei (também conhecida como Crystal Liu) como Hua Mulan, visto nas filmagens ao lado de membros de sua família e que selecionou um cônjuge “auspicioso” para ela. O pai de Mulan, o famoso veterano de guerra Hua Zhou (Tzi Ma), diz a ela para se casar com um homem misterioso e se tornar uma boa esposa para ele é “o que é melhor” para a família. O teaser então mostra a família de Mulan vestindo-a com roupas bonitas, pintando o rosto e prendendo os cabelos – depois muda para mostrar quem é Mulan: uma mulher esperta, poderosa e determinada.
Sem nos avisar, o primeiro olhar para a ação em live-action de “Mulan” brinca com a história: o Imperador da China emite um decreto chamando um homem de cada família para se alistar no exército e lutar contra os invasores vindos do norte. Mulan decide se disfarçar de homem, chamando-se de Hua Jun, e ocupa o lugar de seu pai na guerra. Ao longo de sua jornada, ela é “testada a cada passo do caminho e deve aproveitar sua força interior e abraçar seu verdadeiro potencial” para se tornar uma guerreira honrada que conquista a família e o respeito de seu país.
Não há músicas familiares incluídas no teaser porque, bem, aparentemente não haverá nenhuma no filme completo também. Ao contrário do remake de “A Bela e a Fera” e “Aladdin“, “Mulan” está renunciando à música e dança em favor de uma trilha sonora instrumental.
Além disso, foi dito que o live-action não apresentará o dragão de Mulan, Mushu, e incluirá uma fênix como seu guia espiritual. E na mesma linha, o personagem Mulan favorito dos fãs, Li Shang, também não está no novo filme. Ele foi substituído por Cheng Honghui (interpretado por Yoson An), um recruta ambicioso e ligeiramente convencido que é membro da unidade supervisionada pelo Comandante Tung (Donnie Yen), mentor de Mulan e líder do Regimento Imperial. Como o Comandante Tung, Honghui é um personagem completamente novo não visto no “Mulan” original, mas ele carrega algumas das mesmas qualidades que Li Shang: ele começa como o rival de Mulan antes de se tornar seu aliado e interesse amoroso.
De fato, muitos personagens no novo “Mulan” são aqueles que não aparecem na animação. Gong Li interpreta uma bruxa malvada chamada Xianniang que une forças com o líder guerreiro huno Böri Khan, interpretado por Jason Scott Lee, o personagem que substitui o nefasto Shan Yu do original. Há também Xana Tang como Hua Xiu, irmã de Mulan, e Chum Ehelepola e Utkarsh Ambudkar como Skatch e Ramtish, uma dupla de vigaristas.
Há muito potencial com toda essa mudança, e embora as alterações estejam fadadas a aborrecer alguns fãs, a resposta a esse trailer de “Mulan” sugere que o público acabará realmente amando o filme. Os fãs parecem estar abertos às modificações, sentindo que a Disney está entregando algo original e não apenas refazendo “Mulan” batida por batida com exatamente as mesmas músicas, personagens e histórias.
Apresentando um elenco brilhante, incluindo Jet Li como o Imperador, “Mulan“, o novo live-action da Disney, chega aos cinemas em 26 de março de 2020.