Michael B. Jordan e o destino do Superman nos cinemas

Michael B. Jordan e o destino do Superman nos cinemas

O artista gráfico Daniel Savage acha que o ultra-talentoso Michael B. Jordan seria um ótimo homem de aço para a Warner Bros. e DC, e para ilustrar seu argumento, ele postou recentemente um fantástico trabalho do ator como Superman em sua conta no Instagram.

Agora, é lógico que Jordan não estaria necessariamente entrando no mesmo papel previamente preenchido por Henry Cavill no Universo Estendido da DC, que veremos em breve. Mas primeiro, delicie-se com esta imagem, que parece especificamente projetada para definir os corações dos Super-fãs.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

So I’ve heard @michaelbjordan is interested in playing the role of Val Zod in the DCEU. Would you be interested in seeing Michael B Jordan take on the role of Superman?

Uma publicação compartilhada por Daniel Savage (@savagecomics) em

Como Savage apontou, tem havido especulação em torno de Michael B. Jordan como Superman desde que o Deadline divulgou a notícia no final do ano passado que Henry Cavill não voltaria ao papel.

A reportagem deles, casualmente, deixou escapar que a Warner Bros. estava decidida a levar o personagem em uma nova direção no futuro, e que o estúdio estava considerando lançar Jordan. Essa especulação rapidamente começou a se concentrar em Val-Zod, que nas páginas da DC Comics é o Superman da Terra 2.

Para um ator do alcance e da profundidade de Jordan, isso faria um pouco de sentido. Naquela linha do tempo alternativa, Val-Zod é um personagem trágico, escapando da iminente destruição de Krypton, junto com Kal-El, Kara Zor-El – que se tornaria Supergirl – e outra criança após a execução de seus pais por um tribunal autoritário.

Resultado de imagem para val-zod
Val-Zod, o Superman da Terra 2 (Reprodução: DC Comics)

Em sua longa jornada à Terra, ele foi doutrinado com as inclinações pacifistas de seus pais, tornando-o relutante em usar seu poder para impor sua vontade aos outros, não importando quão nobres fossem suas motivações. Eventualmente, porém, o manto de Superman foi empurrado para ele, quando ele foi forçado a derrotar um Kal-El, que teve uma lavagem cerebral durante uma batalha, depois se dedicando a proteger a Terra das forças de Apocalipse.

O próprio ator analisou os rumores do ano passado, embora tivesse uma ideia um pouco diferente sobre qual versão do personagem gostaria de assumir. Aparecendo no talk show da Oprah Winfrey, Jordan reconheceu que tinha ouvido os sussurros, chamando a ideia de “lisonjeiro e muito humilhante“, mas admitindo que o papel viria com uma boa quantidade de bagagem. “É difícil, você sabe por quê? Porque eu também odeio ser um homem de negócios e entender os dois lados da situação. E eu acho que há uma enorme vantagem nisso, mas depois está sob aquele microscópio, apenas sendo separado e comparado para tantas versões diferentes do Superman“, disse ele. “Eu prefiro fazer algo original. Mas … eu serei o Calvin Ellis. Você sabe, há outra versão do Superman, da Terra 23.”

Resultado de imagem para calvin ellis dc comics
Calvin Ellis, o Superman da Terra 23 (Reprodução: DC Comics)

Jordan conhece as coisas. Val-Zod não é a única versão alternativa do herói icônico que está mais próximo da aparência de Jordan, e cuja caracterização seria uma partida fantástica para suas formidáveis ​​habilidades de atuação. Calvin Ellis é de fato o Kal-El da Terra 23, e ele não é apenas o Super-homem de seu mundo, ele também é o presidente dos Estados Unidos, operando não de dentro da Fortaleza da Solidão, mas da Casa Branca.

O personagem de Ellis, co-criado pelo lendário escritor de quadrinhos Grant Grant em 2009, foi baseado em parte no presidente Barack Obama e ajudou a manter a ordem no Multiverso DC unindo forças e ocasionalmente se opondo a vários Super-homens de outras realidades.

Caso o DCEU escolha seguir a rota de introduzir explicitamente universos alternativos, o dispositivo narrativo poderia servir como uma explicação para a presença de várias iterações de diferentes personagens, que já estamos começando a ver. Por exemplo, após o turno de Jared Leto como o Coringa no “Esquadrão Suicida” de 2016, o próximo filme “Coringa” – que chega a telonas no final deste ano – oferecerá uma visão decididamente diferente sobre o personagem, com o ator Joaquin Phoenix assumindo o papel, enquanto ele transita do comediante falido Arthur Fleck para o cérebro criminoso insano que todos nós conhecemos e amamos.

Resultado de imagem para Batman Vs Superman
Henry Cavill e Ben Affleck em cena de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” (Reprodução: Warner Bros.)

Além disso, temos o próximo filme do diretor Matt Reeves, “The Batman“, que nos dará uma versão do Cavaleiro das Trevas completamente separada da que foi retratada por Ben Affleck em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça“, “Esquadrão Suicida” e “Liga da Justiça“.

O filme de Reeves apresentará um Batman muito mais jovem, com uma história influenciada pelo noir que se apoiará fortemente nas habilidades de detetive do personagem, um lado do velho morcego que há muito tempo é estabelecido nos quadrinhos, mas que ainda tem que ser feito justiça nos cinemas. 

Resultado de imagem para Michael B. Jordan pantera negra
Michael B. Jordan e Chadwick Boseman em cena de “Pantera Negra” (Reprodução: Disney)

Parece que seria uma jogada inteligente avançar para o DCEU apoiar-se fortemente no ângulo do universo alternativo como um meio de oferecer tomadas criativas e emocionantes em suas propriedades icônicas sem negar os filmes que vieram antes. Visto através desta lente, a noção de lançar Michael B. Jordan como uma iteração ou outra do Homem de Aço não faz apenas sentido, mas começa a parecer um golpe de gênio.

O artista gráfico Daniel Savage pode estar um pouco à frente do jogo, porque, por enquanto, tudo isso é apenas especulação. Mas, ei, podemos sonhar – e se Jordan, como campeão supremo da verdade, da justiça e do jeito americano, não é o elenco de sonhos, então não sabemos quem é.