Matt Reeves: “The Batman” será sobre um detetive noir

Matt Reeves: “The Batman” será sobre um detetive noir

Chegou a hora do maior detetive do mundo apostar em sua carreira na telona.

O diretor Matt Reeves divulgou alguns detalhes suculentos em seu próximo filme “The Batman“, durante uma extensa entrevista com o The Hollywood Reporter.

Ao longo de sua longa história em quadrinhos, o cavaleiro das trevas foi retratado com habilidades dedutivas que rivalizam com as de qualquer detetive dedicado no planeta – na verdade, tão formidável a ponto de quase se qualificar como uma superpotência. Embora a tag “World’s Greatest” tenha sido aplicada cedo e frequentemente na encarnação impressa do personagem, representações cinematográficas dos filmes originais de Tim Burton para a franquia de reinicialização de Christopher Nolan e a atual iteração do DC Extended Universe brilharam, porém ignoraram a identidade de Bruce Wayne. Reeves assumiu a responsabilidade de remediar essa situação e, se você nos perguntar, ele está muito atrasado.

Além disso, em vez de recorrer a uma infinidade de vilões e/ou filhos divinos de Krypton para compartilhar os holofotes, o diretor deixou claro que ele manteria o foco firmemente no Cavaleiro das Trevas. “É um ponto de vista muito parecido com o do Batman. É dito muito bem sobre seus ombros“, disse o diretor. “É mais Batman em seu modo de detetive do que vimos nos filmes. Os quadrinhos têm uma história sobre isso. Ele deveria ser o maior detetive do mundo, e isso não é necessariamente parte do que os filmes têm sido.”

Resultado de imagem para batman detective
Parte da capa de “Detective Comics Vol.1: Face of Death” (Imagem: Dc Comics)

Reeves elaborou que o status de Bruce Wayne como um detetive brilhante não será simplesmente uma característica colada do personagem, mas contribuirá para a jornada emocional do personagem ao longo de sua história. “Eu adoraria que este seja um em que vamos nessa jornada de rastrear os criminosos e tentar resolver um crime“, disse ele. “Isso vai permitir que seu personagem tenha um arco para que ele possa passar por uma transformação.”

Então, isso significa que estaremos vendo uma abordagem mais convencional do mundo real para o vilão do filme do que a variedade de super-vilões que os Batmans enfrentaram nos filmes anteriores anteriores? Não necessariamente. “Haverá uma galeria de trapaceiros“, disse Reeves. “O processo de seleção de elenco começará em breve. Estamos começando a montar nosso plano de batalha. Estou fazendo outra passagem no roteiro e começaremos algumas coisas de liderança longa para começar a desenvolver as coisas conceituais.

Mas a questão continua: quem realmente estará interpretando o Batman? Depois de originalmente estar a bordo para escrever, estrelar e possivelmente até mesmo dirigir o filme, Ben Affleck parece que pulou fora do projeto. O elenco de fãs está desde então tendendo para o lado do ator Jack O’Connell, o astro de “Invencível“, mas Reeves não ofereceu nenhuma nova informação sobre esse ponto vital.

Jack O’Connell em “Invencível” (Imagem: Divulgação)

Quando perguntado sobre uma possível data de lançamento, ele informou que espera que tenha a liberdade de tomar seu tempo para conseguir o elenco certo. “Eu não me comprometeria com isso, mas estamos pensando que o filme provavelmente será para 2021, no final da primavera ou no verão“, disse ele. “A Warner Brothers tem me dado muito apoio e me deu muito tempo e compartilhou a mesma paixão que eu tenho por essa história.

Resultado de imagem para Matt Reeves filming
“Cloverfield: O Monstro” foi um dos filmes dirigidos por Matt Reeves (Imagem: Divulgação)

A franquia passou por uma reformulação significativa nos últimos dois anos, com maior foco em filmes individuais e menos atenção à construção obrigatória do universo estendido da DC. Os comentários de Reeves sugerem que a Warner Brothers está confiante em uma correção de curso, e que nenhum mandato foi colocado sobre ele para garantir que sua imagem se encaixe perfeitamente em um universo aconchegante com o resto dos próximos filmes da DC. Aliás, a imagem pode até acabar com um título diferente do que há rumores há anos. “Agora, [o título é] The Batman. O que será chamado no final, eu não sei“, disse Reeves.

Quanto ao lugar do filme no cânone DCEU, ele comentou: “Aquaman vai ser muito diferente do filme de Todd Phillips Joker, e isso vai ser diferente de Shazam! E [Aves de Rapina] Warners acredita que eles não tem que tentar desenvolver uma lousa gigante que tenha todos os planos de como ela vai se conectar. O que eles precisam fazer é fazer bons filmes com esses personagens.

Tudo somado, parece que “The Batman” – ou como quer que que seja chamado – está em boas mãos e firmemente no caminho certo. Também parece que podemos esperar que as notícias do elenco sejam apresentadas mais cedo ou mais tarde, por isso estaremos atentos a isso e a quaisquer outros desenvolvimentos.