“Marés”, filme estreia neste mês no ‘Projeta às 7’
Escrito e dirigido por João Paulo Procópio, “Marés” retrata a história de Valdo Gomes (Lourinelson Vladmir), um fotógrafo autônomo que chega ao fundo do poço devido ao alcoolismo e se vê no dilema: frequentar o AA ou abrir mão da guarda compartilhada da filha.
O cenário é Brasília de 2016, ano do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A narrativa traz os dramas enfrentados por um alcoólatra que tenta largar o vício e como as pessoas ao seu redor (vizinhos, família e amigos) ajudam ou não, neste processo.
A produção do longa é da Pavirada Filmes e a distribuição ELO Company. “Marés” tem seu lançamento marcado para 12 de setembro, pelo Projeta às 7 – iniciativa da Cinemark em parceria com a ELO Company que oferece sessões de segunda à sexta-feira, às 19h, em 20 salas de Cinemark de 19 cidades e preços especiais de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).
“A ideia do filme surgiu a partir de histórias que ouvi de familiares e amigos sobre o alcoolismo. Me dei conta que tinha nessa construção de roteiro algo desafiador, potente e contraditório. Passei então para uma nova etapa da pesquisa e frequentei reuniões de Alcoólicos Anônimos. Sempre me identificando como roteirista e ouvinte, segui coletando experiências de superação, recaídas, ganhos e perdas, e compreendi naqueles tantos personagens que pude acompanhar jornadas incríveis e legítimas de heróis que precisam enfrentar monstros internos.“, explica o diretor João Paulo Procópio.
“‘Marés’ é o meu primeiro longa como roteirista e diretor e isso traz sem dúvidas novas emoções necessárias de lidar. Para viabilizar e diversificar projetos pela minha produtora Pavirada Filmes, comecei a assumir funções como diretor de produção e produção executiva de um outro tanto de obras de curtas metragens. Além disso, desenvolvia meus projetos como roteirista. Então, essa soma de experiências me deram confiança para pensar que sabia o que estava fazendo ali no set como diretor. Hoje, digo com tranquilidade que a experiência me tornou um profissional mais consciente das pressões e responsabilidades pelas quais passam um diretor de projetos mais robustos como longas e seriados, e isso me ajuda inclusive para dirigir um próximo projeto.“, complementa o diretor João Paulo Procópio.