Luto! Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho
O jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho morreu nesta quarta-feira (19/06) em São Paulo aos 74 anos. Ele foi internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, em Higienópolis, na região Central de São Paulo no dia 23 de maio após sofrer um desmaio seguido de uma queda de escada rolante. Ele passou por um tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda, mas não resistiu.
Rubens Ewald Filho começou a carreira no jornal “A Tribuna”, de Santos, em 1967. Em mais de 50 anos de carreira, passou por alguns dos maiores veículos de comunicação e emissoras de TV no país e diz ter assistido a mais de 37 mil filmes.
Ele foi o responsável por popularizar o papel do crítico de cinema, aparecendo em vários canais de Tv, como Globo, SBT, Record e Cultura. Rubens Ewald Filho ficou conhecido pelas inúmeras coberturas da maior premiação do cinema, o Oscar.
Além da crítica, escreveu livros como “Dicionário de cineastas“, “Cinema com Rubens Ewald Filho“, “Os 100 Maiores Cineastas“, “O Oscar e eu” e “Os 100 Melhores Filmes do Século 20“.
A Turner do Brasil, empresa responsável por diversos canais entre eles a TNT, emitiu uma nota de pesar por conta da morte de Rubens Ewald Filho.
“Ele é o maior e mais respeitado crítico de cinema que o Brasil já teve, nos acompanhou nas 15 transmissões do Oscar na TNT. Sentiremos muito a sua falta“, lamenta Silvia Fu Elias, Diretora Sênior de Conteúdo da Turner.
“Rubens deixa um grande legado – e um vazio profundo na cena cinematográfica brasileira.”, termina a nota.
Crédito da foto: Gustavo Magnusson