Já vimos! Terror nacional, “A Sombra do Pai”, chega nesta semana aos cinemas

Já vimos! Terror nacional, “A Sombra do Pai”, chega nesta semana aos cinemas

Os personagens de “A Sombra do Pai” estão de luto.  Dalva (Nina Medeiros) perdeu a mãe. Seu pai, Jorge (Júlio Machado), perdeu a esposa que tanto amava. Conforme ele afunda na tristeza que aumenta devido ao suicídio de um colega de trabalho, suas vidas passam a ser atravessadas por um desejo pelo sobrenatural.

Encorajada pela tia (Luciana Paes), a menina acredita possuir o dom de fazer suas vontades acontecerem, até trazer de volta quem morreu, sendo assim ressuscitar a mãe se torna seu principal objetivo. Enquanto isso, o pai a cada dia que passa, se enlouquece cada vez mais com a falta de sua esposa.

(Imagem: Divulgação)

O filme trata diretamente de mortos que voltam à vida, ou ao menos do quanto o desejo de tornar isso possível faz parte da existência humana.

A diretora Gabriela Amaral Almeida cita abertamente dois clássicos do gênero horror com essa temática – “A Noite dos Mortos Vivos” (1968) e “Cemitério Maldito” (1989) são vistos na TV por Dalva – e, em momentos chave, dialoga visualmente com “Um Corpo que Cai” (1958), cujo protagonista busca “ressuscitar” a amada.

A diretora faz um uso bastante orgânico dessas referências, submetendo-as a um olhar para o sobrenatural muito próprio da cultura brasileira e se mantendo sempre atenta, primordialmente, ao desenvolvimento dramático de seus personagens.

(Imagem: Divulgação)

Gabriela Amaral Almeida também é muito impecável na instalação de uma atmosfera macabra no filme, intensificada nas cenas em que a protagonista interage com outras crianças.

A Sombra do Pai” tem uma interessante proximidade com outros exemplares recentes do cinema de horror. Filmes como “Trabalhar Cansa” (2011), “Quando Eu Era Vivo” (2014), “Sinfonia da Necrópole” (2014) e “As Boas Maneiras” (2017) mergulham no gênero, em suas referências clássicas advindas sobretudo do cinema de língua inglesa, mas nunca perdendo de vista especificidades do imaginário sobrenatural brasileiro.

Esta obra espetacular chega as telonas no próximo dia 02 de maio.