“IT – Capítulo 2” contará com dois elementos muito controversos
Atenção: Contém spoilers do livro que podem ser adaptadas no filme
As coisas só vão ficar ainda mais assustadoras, sangrentas e assombrosas no filme “IT – Capítulo 2“, do diretor Andy Muschietti, que incluirá dois momentos muito controversos do famoso romance do autor Stephen King.
O roteirista Gary Dauberman revelou ao The Hollywood Reporter que o próximo filme incluirá uma das cenas mais tristes e assustadoras do romance de 1986 de King: o crime de ódio cometido contra um jovem gay chamado Adrian Mellon, interpretado no filme pelo ator Xavier Dolan. Como está escrito no livro, Adrian é – alerta de spoiler – a vítima de uma surra selvagem realizada como um ataque à sua sexualidade. Continuando seu reinado de tormentos sobre a fictícia cidade de Derry, Pennywise (Bill Skarsgård) mais tarde mata Adrian. Esta é uma cena que não foi apresentada na minissérie da tv de 1990, mas é uma que a equipe criativa de “IT – Capítulo 2” queria implementar no filme por alguns motivos.
Como Gary Dauberman explicou, “É uma cena icônica no livro e uma que nós queríamos incluir no filme. É o primeiro ataque na atual Derry e prepara o terreno para o que Derry se tornou. É a influência de Pennywise mesmo enquanto ele está hibernando e é puro mal o que acontece com Adrian. Esses valentões trabalhando através de Pennywise foi importante para nós mostrarmos.“
Outro aspecto contencioso do romance de King que “IT – Capítulo 2” irá adaptar é uma parte fundamental do arco pessoal de um personagem. Gary Dauberman afirmou que o filme faz com que a adulta Beverly Marsh, interpretada por Jessica Chastain, se torne vítima de violência doméstica. Spoilers aqui, mas na segunda metade do romance “It: A Coisa“, que salta 27 anos após os eventos da primeira parte, Bev é casada com Tom Rogan – um homem intenso, agressivo e abusivo. Seu enredo de abuso doméstico em “IT – Capítulo 2” irá espelhar de perto a forma como King escreveu no livro; Dauberman observou: “Tentamos ser fiéis ao romance“.
A sequência de “It: A Coisa” pretende superar seu antecessor em todas as frentes, e incluindo esses dois aspectos da história arrepiante de King é apenas uma maneira do filme visar atingir esse objetivo. Outra maneira, é claro, é tornar a ação mais assustadora e mais violenta. De acordo com Dauberman, “IT – Capítulo 2” é “definitivamente mais sangrento do que o primeiro e é tão assustador, se não mais assustador“.
Andy Muschietti concorda claramente, tendo advertido os fãs há mais de um ano que eles deveriam se preparar para ficarem assustados com a sequência. “Vai ser mais assustador e mais intenso, então traga suas fraldas para adultos quando forem ao cinema“, disse ele.
Quão assustador será o capítulo dois realmente? Bem, o elenco e a equipe não podem dar detalhes específicos, mas ouvimos dois petiscos que despertam o interesse dos fãs de horror: o filme tem uma cena que chocou alguém com a quantidade de sangue falso que ele apresentava, e Pennywise será “ainda mais cruel” desta vez do que ele estava no filme original.
Jessica Chastain descreveu a sequência sangrenta em uma entrevista: “Alguém disse no set que é o maior banho de sangue que já teve em um filme de terror – somente em uma cena. No dia seguinte, eu estava tirando sangue falso dos meus olhos.” A cena pode ter resultado em irritação nos olhos de Chastain, mas essa dor provavelmente vale a pena para um produto final que acabará com os espectadores.
Quanto ao vilão mais mortal na sequência, o ator Bill Skarsgård disse à Entertainment Weekly que os 27 anos que Pennywise passou dormente nos esgotos de Derry só o tornaram mais forte. O medo que sentiu quando o Clube dos Otários – composto por Bev, Bill Denbrough, Richie Tozier, Ben Hanscom, Stan Uris, Mike Hanlon e Eddie Kaspbrak – o forçou à hibernação no final do primeiro filme o mudou, já que ele finalmente experimentou a emoção que por muito tempo impôs aos outros. Os espectadores podem esperar testemunhar uma mudança em Pennywise em “IT – Capítulo 2“, e embora ele possa parecer o mesmo, ele agirá de maneira ainda mais chocante e distorcida.
“Isso alimenta o ódio e a raiva contra as crianças, que serão adultas nessa, então acho que pode haver um Pennywise ainda mais cruel. Ele está realmente indo em frente“, brincou Bill Skarsgård . “Há muito para explorar. Você pode mudá-lo ou torná-lo mais louco, mas ele não está realmente preso à continuidade no sentido de que um personagem normal seria. Podemos explorar sua imprevisibilidade agora que estabelecemos o personagem para o público. Ainda podemos chocá-los. “
Parece que o capítulo dois terá poucos problemas para assustar o público e derreter suas mentes com formas novas de Pennywise. A inclusão dos dois aspectos controversos do livro de Stephen King dos anos 80 serve como mais uma camada de terror para o conto. Há pelo menos um outro momento divisivo incluído no romance de King que, sem dúvida, fará parte do Capítulo Dois, portanto, será interessante ver que tipo de resposta se encaixa.
Nós certamente estamos intrigados para ver exatamente como Dauberman escreveu a cena do crime de ódio com Adrian Mellon, como ele navegou na subtrama do abuso doméstico, e como ele abordou o outro ponto da história que não deve ser estragado aqui. Todos os três elementos são significativos para a história de King, e dado que eles estão enraizados em tópicos extremamente sensíveis, seria de esperar que o roteirista Gary Dauberman e o diretor Andy Muschietti gastassem tempo e energia extras garantindo que fossem manuseados com cuidado.
“IT – Capítulo 2” chega aos cinemas do Brasil no dia 5 de setembro.