“Hafis & Mara”, um emocionante documentário sobre a vida e o que deixamos ao partir

“Hafis & Mara”, um emocionante documentário sobre a vida e o que deixamos ao partir

Hafis Bertschinger, é um artista suíço-libanês que tem grande entusiasmo e dedicação com sua arte, e por Mara, sua esposa fiel e patrona.

O documentário mostra bem a relação entre esses dois relacionamentos. Por um lado, vemos Hafis se dedicando com sua arte que ele não espera reconhecimento ou algum tipo de remuneração por ela, mas sim por fazer algo para deixar como legado quando ele morrer; por outro lado vemos seu relacionamento com Mara, uma mulher retraída, um pouco tímida, que embora exista um certo carinho entre os dois, esse carinho é pouco mostrado. Vemos como Hafis se emociona quando cria algo novo, mas quase não manifesta um sentimento de amor quando fala sobre Mara.

Mesmo assim, e possível ver que existe tal sentimento entre os dois. São feitos planos mais fechados para mostrar principalmente a reação dos personagens. E a câmera está focada no rosto de outro personagens, para mostrar as suas reações.

 

O filme ainda aborda a temática sobre o que deixamos para trás. Observamos Hafis com sua arte, que está mais preocupado em deixar algum tipo de legado do que ganhar uma fortuna ou fama com o seu trabalho. E mais uma vez, o diretor consegue falar sobre o mesmo tema com a relação entre os dois personagens, onde vemos a dedicação de Mara apoiando sempre o seu marido. Ela é sempre sendo fiel a ele, mesmo ele não expressando o amor dele por ela como ele faz com suas obras.

O diretor sírio, Mano Khalil, consegue mostrar o respeito que um tem pelo outro através dos enquadramentos e da mise-en-scène.

Hafis & Mara” é emocionante e melancólico, que fala sobre o fim da vida e o que deixamos quando partimos, contada de uma maneia sentimental.