Grammy Awards 2019 | Curiosidades sobre a categoria Gravação do Ano
Neste domingo, 10, acontece a 61ª edição do Grammy Awards premiando os melhores da música. Confira aqui as curiosidades de todos os indicados na categoria de Gravação do Ano.
- “I Like It” faixa de Invasion Of Privacy – Cardi B, Bad Bunny & J Balvin
_YouTube: 832 M Visualizações
_O hit pegajoso fez história nas paradas: Cardi B também é a primeira cantora desta década a chegar duas vezes à primeira posição da Billboard, desde que o feito de Lady Gaga em 2009 e a primeira mulher rapper a chegar com dois hits na primeira posição da Billboard Hot 100. Com este disco, Cardi B derrotou as rappers com um hit na primeira posição: Lauryn Hill, Lil Kim, Shawnna e Iggy Azalea.
_“I like It” é um single do álbum de estreia do Cardi, e contém uma amostra da canção de “I Like it Like That”(1967), de Pete Rodriguez.
- “The Joke” faixa de By The Way, I Forgive You – Brandi Carlile
_YouTube: 1.4 M Visualizações
_Brandi Carlile escreveu “The Joke” em resposta ao clima sócio-político que se seguiu à eleição presidencial dos EUA em 2016. A canção reflete a compaixão que Carlile desenvolveu como artista, mãe e ativista LGBT: “Há tantas pessoas que não se sentem representadas, tantas pessoas que não se sentem amadas ou se sentem ilegais, The Joke é para elas”.
_“The Joke” oferece uma incrível performance vocal de Brandi da artista, com um piano caloroso, grandes arranjos de percussão e cordas do falecido Paul Buckmaster.
- “This Is America” – Childish Gambino
_YouTube: 479 M Visualizações
_Composta pelo rapper Childish Gambino (alter ego de Donald Glover, série Atlanta) e Ludwig Göransson, a música inclui um coral gospel e apresenta as vozes dos rappers Young Thug, Jxmmi Slim, BlobBoy JB, 21 Savage e Quavo.
_“This is America” – que destaca a questão do uso violento de armas nos Estados Unidos, a alta taxa de assassinatos em massa, racismo e discriminação contra os afro-americanos – foi indicada para 4 Grammys: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Interpretação de Rap, e Melhor Videoclipe.
- “God’s Plan” – Drake
_YouTube: 937 M Visualizações
_Lançada no início do EP Scary Hours de Drake, a faixa entrou no disco Scorpion e chegou ao número 1 na Billboard Hot 100 e continuou firme nesta posição, fazendo de Drake o primeiro artista masculino da história a manter um single na primeira posição do chart por mais de 10 semanas; além de quebrar recordes em seu primeiro dia nas plataformas Apple Music e Spotify.
_Com elementos rap e pop, e suas letras falam da fama do destino, a canção está indicada a 3 Grammys: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Canção de Rap.
- “Shallow” – Lady Gaga & Bradley Cooper
_YouTube: 260 M Visualizações
_“Shallow” pertence à trilha sonora do filme A Star is Born protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper; eles mesmos gravaram a canção. A composição é de Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando, e Andrew Wyatt, e produzida por Gaga juntamente com Benjamin Rice.
_Gaga a escreveu a partir do ponto de vista de Ally, sua personagem, questionando-se se está feliz com quem é. Para Ally, “Shallow” marca um momento crucial do filme, porque trata sobre suas conversas entre ela e Jackson. A canção pode ser ouvida três vezes no longa.
_“Shallow” recebeu ao todo 4 indicações ao Grammy: Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Interpretação de Pop em Dupla ou Grupo e Melhor Canção Escrita para Meios Visuais.
- “All The Stars” faixa de Black Panther The Album Music From And Inspired By – Kendrick Lamar & SZA
_YouTube: 192 M Visualizações
_”All the Stars” é a faixa de Kendrick Lamar e SZA lançado como single da trilha sonora de Black Panther (Pantera Negra) e pode ser ouvida durante os créditos finais do filme.
_A canção também foi indicada ao Globo de Ouro como Melhor Canção Original, e a 4 Grammys: Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Interpretação de Rap e Melhor Canção escrita para Meios Visuais.
_Em dezembro de 2018, a Billboard colocou “All the Stars” na posição número 15 das melhores canções do ano.
- “Rockstar” – Post Malone Featuring 21 Savage
_YouTube: 475 M Visualizações
_“Rockstar” do rapper Post Malone – o primeiro single do seu disco Beerbongs & Bentleys (2018) – chegou à posição número 1 na US Billboard Hot 100 e vários países como Canadá, Dinamarca e Reino Unido.
_A canção inclui um verso com o convidado 21 Savage, que também colaborou na composição da trilha. Com “Rockstar” ambos conseguiram seu primeiro single número 1.
_Em dezembro 2017 foi lançado um remix latino da música, com Nicky Jam e Ozuna.
- “The Middle” – Zedd, Maren Morris & Grey
_YouTube: 96 M Visualizações
_Canção do produtor russo-alemão Zedd, da cantora country Maren Morris e da dupla americana Grey que está indicada a 3 Grammys: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Interpretação Pop de uma Dupla ou Grupo.
_“The Middle” foi gravada por Demi Lovato, Camila Cabello, Anne-Marie, Carly Rae Jepsen, Tove Lo, Bishop Briggs, Bebe Rexha, Lauren Jauregui, Daya, Charli XCX e Elle King antes que Maren Morris fosse eleita para a versão final.
A 61ª edição do Grammy Awards® é neste domingo, dia 10 de fevereiro, às 23h, na TNT e com transmissão simultânea no TNT GO.