“Ghostbusters 2020”: O que sabemos do próximo filme da franquia dos Caça-Fantasmas
No verão de 2020, 36 anos após o original e quatro anos após a reinicialização, estaremos diante de um novo filme na franquia Caça-Fantasmas. O filme foi anunciado no início de 2019, para surpresa de todos, e revelou-se um caso de família por toda parte. Jason Reitman, filho do diretor original dos Caça-Fantasmas, Ivan Reitman, irá comandar o novo projeto, que será uma seqüência direta de “Os Caça-Fantasmas” e “Os Caça-Fantasmas 2” e contará com uma mãe e dois filhos no centro da história.
Ainda sabemos muito pouco sobre o que está reservado para “Ghostbusters 2020“, mas a filiação criativa do projeto, o elenco que foi anunciado até agora e algumas imagens intrigantes já provaram o suficiente para nos deixar muito empolgados com o que vem a seguir. Então, vamos nos aprofundar na próxima quarta edição live-action da franquia Caça-Fantasma” e dar uma olhada no que está por vir. Uma coisa é certa: há algo estranho no bairro.
Desde o início, o novo projeto dos Caça-Fantasmas nos deu muito para absorver tudo de uma vez, já que o filme parecia se unir como uma ideia legítima de roteiro e não apenas um sonho em questão de dias. Na realidade, o filme tomou forma nos bastidores quando Reitman desenvolveu seu roteiro, então havia muita coisa acontecendo sob a superfície que não vimos. Mas quando Reitman e companhia estavam prontos, eles realmente começaram a anunciar as coisas.
Em janeiro de 2019, os primeiros relatos do envolvimento de Reitman em um novo filme dos Caça-Fantasmas chegaram, seguidos no dia seguinte por um nostálgico teaser trailer que trabalhou arduamente para capturar toda a estética dos Caça-Fantasmas que os fãs amam muito. Então, antes do final do mês, recebemos a notícia da data de lançamento. Reitman confirmou em janeiro através de sua conta no Twitter que o filme chegará aos cinemas em 10 de julho de 2020.
Ao discutir sua nova visão sobre “Caça-Fantasmas“, Reitman notou que sua ideia para o filme começou em uma menina de 12 anos carregando um pacote de prótons, e essa imagem acabou se expandindo para incluir toda uma família. Agora, à medida que o filme se aproxima, estamos percebendo como é a família graças ao seu elenco de estrelas.
A jovem de 12 anos em questão será interpretado por Mckenna Grace, uma garota talentosa em ascensão que já foi vista em tudo, desde “Capitã Marvel” até em “O Mundo Sombrio de Sabrina” e “A Maldição da Residência Hill” nos últimos anos.
Para interpretar a aparente mãe de Grace no filme, Reitman se voltou para Carrie Coon, uma das atrizes mais talentosas de sua geração, que mostrou seus talentos em séries como “Fargo” e “The Leftovers” e filmes como “Garota Exemplar” e “Vingadores: Guerra Infinita“.
Para interpretar o filho de Coon, provável irmão de Grace, o filme foi com Finn Wolfhard, mais conhecido dos fãs por seu trabalho como Mike Wheeler em “Stranger Things” e como Richie Tozier em “It: A Coisa” e sua próxima continuação, “It: Capítulo Dois“, além de fazer a voz do Pugsley Addams na nova animação “A Família Addams” que será lançada em outubro.
Em junho, recebemos a notícia de que o comediante Paul Rudd, o homem-formiga, também se juntou ao elenco no papel de um professor.
Então, um novo elenco original está em vigor para a história de “Ghostbusters 2020“, mas se o filme está sendo realmente criado como uma sequência para “Caça-Fantasmas 2“, 30 anos depois, o que acontece com o elenco do filme original? Muitos deles apareceram em papéis especiais na reinicialização dos “Caça-Fantasmas” em 2016, então por que eles não estariam interessados em voltar como seus personagens originais para um novo filme na antiga continuidade?
É aqui que as coisas ficam um pouco confusas. Em junho, Sigourney Weaver pareceu confirmar em uma entrevista que estava de fato reprisando seu papel como Dana Barrett. “Vai ser uma loucura trabalhar com os caras de novo“, disse ela, aparentemente referindo-se aos colegas Bill Murray e Dan Ayrkroyd.
Nos dias que se seguiram a essa informação, Reitman apareceu no “Ghostbusters Fan Fest” e, em vez de confirmar que as velhas estrelas estariam no novo filme, simplesmente disse que Sigourney Weaver, Bill Murray, Dan Ayrkroyd e o co-astro Ernie Hudson tinham “lido o roteiro“.
As probabilidades são que isso realmente significa que o elenco original voltará de alguma forma para o filme, especialmente porque todos, de Murray a Annie Potts, demonstraram interesse em retornar. A verdadeira questão: Oque os personagens originais dos Caça-Fantasmas irão fazer nesta sequência?
A carreira de diretor de longa-metragem de Jason Reitman começou em 2005 com o lançamento de seu filme de estreia, “Obrigado por Fumar“. Desde então, tornou-se conhecido por um estilo particular, que muitas vezes caminha na linha entre comédia e drama, como visto em filmes como “Juno“, “Amor Sem Escalas“, “Tully“, “Jovens Adultos” e, mais recentemente, “O Favorito” com Hugh Jackman, Vera Farmiga e J.K. Simmons no elenco.
Seus filmes geralmente são pequenos em escala, mais dedicados a explorar a intimidade e o absurdo das relações humanas e sua comédia geralmente evolui a partir da interação entre personagens e não de uma tentativa deliberada de criar e depois pagar piadas. Ele colaborou frequentemente com a roteirista Diablo Cody e com os atores Charlize Theron, Jennifer Garner, Vera Farmiga e outros.
Embora ele tenha, sem dúvida, formado seu próprio estilo de escrita e direção, o interesse de Reitman pelo cinema tem suas raízes na família. Ele é filho da atriz Genevieve Robert e do roteirista e diretor Ivan Reitman, mais conhecido por seus filmes “Recrutas da Pesada“, “Um Tira no Jardim de Infância” e, sim, “Os Caça-Fantasmas” e “Os Caça-Fantasmas 2“.
A franquia dos Caça-Fantasmas é tecida na trama da vida de Reitman, tanto que ele teve uma participação especial no segundo filme em 1989, divertidamente quando criança, que diz aos Caça-Fantasmas que seu pai diz que eles estão “cheios de porcaria“. U
ma comédia de ficção científica sobre caçadores de fantasmas não está exatamente de acordo com seus filmes anteriores, mas quando foi anunciado que ele seria o diretor do novo filme, seus laços familiares com a franquia ajudaram tudo a fazer sentido.
Ainda vimos muito poucas imagens relacionadas à nova visão de Reitman sobre os Caça-Fantasmas, mas o que temos visto consistentemente apoiou-se fortemente na nostalgia. O primeiro teaser, que chegou em janeiro de 2019, começa com uma cena extensa em um celeiro ou uma garagem, no meio de uma área arborizada. Começamos a ouvir sons estranhos da porta parcialmente aberta do local, acompanhados de luzes piscando. A câmera se aproxima mais e mais da porta enquanto as luzes e os sons continuam, e em um ponto um estalo de energia salta de fora da tela que se parece com a luz emitida por um pacote de prótons.
Então, quando a trilha sonora clássica de Elmer Bernstein aumenta, a câmera se fecha em algo grande envolto em uma lona, e a lona se ergue para revelar a antiga carona dos Caça-Fantasmas, o ECTO-1, apenas guardada em algum lugar. É uma provocação intrigante, de fato.
Além desse teaser, tudo o que temos a fazer agora é um par de fotos que Reitman postou em sua conta no Instagram do set.
Em uma dessas imagens, encontramos a nova família no centro do filme, com Coons, Grace e Wolfhard juntos das duas gerações de diretores.
Na outra imagem, temos outro olhar para o ECTO-1, desta vez simplesmente um close de sua roda.
Apesar de todo o entusiasmo em torno do “Ghostbusters 2020” de Jason Reitman, ainda sabemos muito pouco sobre a história do filme. Nós vimos apenas um curto teaser do filme até agora, que não nos ofereceu dicas reais sobre o que está por vir. Vamos tentar juntar o pouco que sabemos.
Quando a nova versão de Reitman em Caça-Fantasmas foi anunciada pela primeira vez (após o desenvolvimento sob um título falso para manter sigilo), foi relatado que o filme seria uma continuação da série original, o que tornaria uma sequência direta, anos depois, para “Os caça-Fantasmas 2” de 1989, ignorando a reinicialização de 2016 que ocorreu em uma continuidade diferente e contou com uma equipe só de mulheres. Então, isso significa um mundo em que Peter Venkman, Ray Stantz, Egon Spengler e Winston Zeddemore existiram e conseguiram salvar Nova York de fantasmas mais de uma vez. Nós sabemos isso. Também sabemos, cortesia do próprio Reitman, que a nova história será centrada na família.
“E então esse personagem veio até mim. Ela era uma garota de 12 anos. Eu não sabia quem ela era ou por que ela surgiu na minha cabeça, mas eu a vi com um pacote de prótons na mão“, disse Reitman. “E eu escrevi essa história. Essa história começou a se formar por muitos anos, na verdade. Começou com uma garota e, de repente, era uma família. E eventualmente eu conheci o filme que eu precisava fazer, que eu precisava escrever“.
O reboot de 2016 é um filme que chegou depois de anos de especulações. As pessoas (Dan Aykroyd em particular) estavam tentando levar a série de volta para a tela grande há algum tempo, e embora o filme de 2016 não tenha iniciado uma nova série, ela abriu as portas para as coisas como o próximo filme de Reitman. Agora que estamos chegando ao “Ghostbusters 2020“, a porta está aberta ainda mais para outras ideias futuras.
Essas ideias futuras também incluem aparentemente um prequel dos Caça-Fantasmas chamado “Ghostbusters High“, que Aykroyd escreveu como potencial que poderia lançar uma série de TV narrando como os heróis originais Peter, Ray e Egon se conheceram quando adolescentes em 1969 em Nova York. Embora ele estivesse animado com a ideia, Aykroyd também advertiu que “Ghostbusters High” é apenas uma das várias ideias que ele e os Reitmans (Ivan Reitman permaneceu a bordo da franquia como produtor) estão explorando para o que vem a seguir.
Aykroyd explicou que “temos outras coisas depois do filme dirigido por Jason Reitman“. Em outras palavras, se você gosta dos Caça-Fantasmas, fique de olho, porque podemos estar longe de terminar com a franquia.
Jason Reitman cresceu com Caça-Fantasmas, não apenas como um fã da franquia, mas como alguém que literalmente andou no set enquanto seu pai dirigia. Para sua sequência planejada, recriar a mesma aparência que ele lembrava dos filmes originais era importante e por causa das conexões do pai com o início da franquia, ele tinha os recursos para fazer tudo funcionar.
Mesmo quando chegou a hora de filmar um teaser para o filme, Reitman fez grandes esforços para replicar detalhes importantes da década de 1980 para a sequência, incluindo até mesmo encontrar as letras originais usadas para fazer os pôsteres do filme.
“Voltamos aos arquivos de trabalho para o som do pacote de prótons. E voltamos para as hastes de Elmer Bernstein“, disse Reitman. “Apenas para onde diz, no teaser, ‘Summer 2020’, voltamos e encontramos as letras de vinil físicas originais que eles usaram para criar o pôster dos Caça-Fantasmas em 1984. Escaneá-los e, em seguida, nossos títulos reimprimi-los. Nós filmamos os títulos não como em um computador. Nós filmamos títulos físicos com um efeito de luz e fumaça, porque é assim que eles teriam feito isso de volta no dia“.
A reinicialização de 2016, que contou com um conjunto de novas personagens para a equipe principal, gerou controvérsia desde o momento em que foi anunciada. Alguns antigos fãs sentiram que o filme estava de alguma forma prejudicando o que veio antes e uma onda viral nas redes sociais seguiu o filme durante todo o seu desenvolvimento até o seu lançamento. Reitman, é claro, não teve nada a ver com esse filme, mas como seu novo projeto é uma continuação direta dos dois filmes originais, ele irá ignorar a reinicialização.
Esse fato levou à controvérsia quando Reitman disse em fevereiro de 2019 que estava fazendo um esforço para “devolver o filme aos fãs”. Muitos consideraram seus comentários como um insulto não apenas ao filme de 2016 em si, mas ao conceito de novas ideias e escalação progressiva.
Apenas alguns dias depois, depois de ouvir a resposta que seus comentários receberam, Reitman esclareceu seus comentários, observando que ele não tinha “nada além de admiração” pela reinicialização e chamando-o de “filme incrível“. O diretor de “Os Caça-Fantasmas” de 2016, Paul Feig, também tentou pôr um fim à controvérsia expressando seu “amor e respeito” por Reitman e sua empolgação com o que vem a seguir no universo dos Caça-Fantasmas.
Texto de MATTHEW JACKSON / LOOPER