“Game Of Thrones”: Detalhes e referências na estreia da 8ª Temporada

“Game Of Thrones”: Detalhes e referências na estreia da 8ª Temporada

A estreia da última temporada de Game of Thrones foi ao ar neste domingo, 14/04, e é apropriado que o episódio tenha tantos paralelos com a estreia da série que foi ao ar em 2011.

A HBO já tinha comentado desde o início que este episódio teria muitas referências e comparações ao piloto da primeira temporada, até mesmo provocando alguns deles no trailer da nova temporada. Mas ver todos esses momentos se desenrolando na telinha ainda nos deixou emocionados quando chegou a hora de pensar em quão longe os Starks chegaram nas últimas oito temporadas.

*Atenção: Contêm Spoilers

A primeira vez que vimos esse símbolo foi no piloto de Game of Thrones e se tornou sinônimo dos White Walkers. Embora mais tarde tenhamos descoberto a sua relevância para os White Walkers, um design semelhante surgiu novamente na estreia da 8ª temporada em torno de Ned Umber (Harry Grasby), enquanto o mesmo era queimado preso na parede.

Há referências diretas também aos desenhos antigos encontrados na caverna por Jon Snow (Kit Harington) e que chamaram a atenção de Daenerys (Emilia Clarke) e na forma como estavam dispostos os corpos durante a matança do exército do Rei da Noite, como visto na sequência de imagens acima.

A razão pela qual Arya Stark (Maisie Williams) sorri para o menininho empurrando a multidão e subindo na árvore para tentar ver a procissão de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) é porque ela fez a mesma coisa para tentar ver a procissão do Rei Robert (Mark Addy) na estreia da 1ª temporada.

Os Starks se alinhando para saudar Daenerys se assemelha intencionalmente com os Starks se alinhando para cumprimentar Robert na primeira temporada.

Robert Baratheon (Mark Addy) pediu a Ned Stark (Sean Bean) para ser sua Mão do Rei nas criptas perto da estátua de Lyanna Stark (Aisling Franciosi), que é o mesmo lugar onde Samwell Tarly (John Bradley) disse a Jon Snow (Kit Harington) sobre sua verdadeira linhagem e que ele é na verdade Aegon Targaryen.

O final do episódio, quando Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) aparece em Winterfell e vê Bran Stark (Isaac Hempstead Wright) no pátio, é um retorno muito apurado para o final do piloto da primeira temporada, quando Jaime empurrou Bran pela janela depois que ele flagrou Jaime e Cersei fazendo sexo.

Jon Snow (Kit Harington) deu ‘Agulha’ à Arya Stark (Maisie Williams) na 1ª temporada e seu encontro na estreia da 8ª temporada espelhou essa cena de muitas maneiras.

Quando Jon Snow (Kit Harington) se despediu de Bran (Isaac Hempstead Wright) enquanto ainda estava em coma na primeira temporada, ele o beijou na testa. É a mesma maneira que ele cumprimenta no rencontro durante a estreia da 8ª temporada, apesar de depois estranhar a ‘frieza’ do garoto… convenhamos, ele agora é o Corvo de três olhos, tem que aparentar mesmo ser estranho.

Essa já não é uma comparação com o primeiro episódio da primeira temporada, mas sim ao quinto episódio da terceira temporada. A cena favorita dos fãs de Gendry (Joe Dempsie)  quando ele chama Arya de “my lady“, recebe um retorno bem humorado quando ele se refere a ela da mesma forma no reencontro da 8ª temporada.

Quando Jon Snow (Kit Harington) leva Daenerys (Emilia Clarke) para uma cachoeira nevada para presumivelmente desfrutar de alguns momentos sensuais com ela, trata-se de uma alusão à caverna de Jon e Ygritte (Rose Leslie) usada para os mesmos propósitos na terceira temporada. Daenerys até diz um comentário similar ao de Ygritte sobre nunca querer sair, claro que eles não tinham na oportunidade dois dragões de ‘vela’…

A besta que Cersei (Lena Headey) instrui Bronn (Jerome Flynn) para matar Tyrion (Peter Dinklage) e Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) é a mesma que Tyrion usou para matar Tywin Lannister (Charles Dance) na 4ª temporada.

Quais foram as referências que você mais curtiu nesse primeiro episódio? Encontrou mais algum? Deixe nos comentários!