“Game of Thrones” nos contou como a Batalha de Winterfell terminaria há 6 anos atrás
Atenção: Contém spoilers para o último episódio de Game of Thrones, “The Long Night”.
Game of Thrones nos preparou para a batalha de uma vida, uma batalha que prometia muita morte enquanto os vivos enfrentavam o Rei da Noite e o Exército dos Mortos. E quando tudo foi dito e feito, os vivos triunfaram por causa de uma garota e um punhal de aço valiriano: Arya Stark, a sociopata, ex-assassina sem rosto, seria a única a tirar a “vida” do Rei da Noite.
Mas, como se viu, a série já teria nos contado sobre o final do Rei da Noite muito antes de acontecer. No final, a profecia de Azor Ahai não importava muito – pelo menos por enquanto.
Enquanto a batalha continuava, o Rei da Noite foi até a árvore de Weirwood de Winterfell para fazer seu último movimento: matar Bran Stark, a personificação da memória em Westeros. Ele esfaqueou Theon Greyjoy, que era o último homem a proteger Bran, e então o Rei da Noite se preparou para atacar Bran como fez com o Corvo de Três Olhos anterior. Mas antes que ele pudesse fazer isso, Arya pulou para dar o golpe final.
A derrota do Rei da Noite demorou a chegar. No final das contas, nos disseram o mesmo em 2013 – um ano antes de conhecermos o Night King.
Nós primeiro tivemos dicas de que Melisandre poderia desempenhar um papel mais tarde na temporada apenas na semana passada. Depois que Gendry deu a Arya sua nova arma, ela perguntou a ele sobre o que Melisandre, que ela chamava de “Mulher Vermelha”, queria com ele. É uma cena sobre a qual falamos em grande parte porque é quando Arya faz a escolha de fazer sexo com Gendry.
Melisandre não tinha sido vista desde a temporada 7 da série quando ela disse a Varys que estava saindo para o Volantis. Varys aconselhou Melisandre a ficar em Volantis, mas Melisandre apenas sorriu.
“Oh, eu voltarei, querida Aranha”, ela disse a ele. “Uma última vez. Eu tenho que morrer neste país estranho, assim como você.”
E nesse sentido, vimos o retorno de Melisandre em grande forma uma temporada depois. Ela encantou as lâminas de Dothraki para que pegassem fogo, orou ao Senhor da Luz para colocar fogo em uma barricada e, quando tudo foi dito e feito, ela empurrou o pretenso salvador de Westeros para mais perto de seu destino.
Arya já havia testemunhado Beric arriscando sua vida para salvá-la – seu propósito final antes de morrer uma última vez. O papel final de Melisandre na Batalha de Winterfell foi lembrar Arya da conversa que tiveram uma vez.
“Olhos castanhos … olhos verdes … e olhos azuis”, Melisandre lembra. E para finalizar, Melisandre citou a última coisa que Syrio Forel, o primeiro professor de Arya, disse a ela para empurrá-la de volta à ação.
“O que dizemos ao deus da morte?”, Perguntou Melisandre.
“Hoje não”, respondeu Arya.
A visão profética da mulher vermelha
A conversa de Melisandre com Arya serviu não apenas para refrescar sua memória, mas também para a nossa.
Para essa conversa, temos que voltar ao episódio “The Climb”, da 3ª temporada, que foi ao ar em 2013. Nesse episódio, a irmandade sem bandeiras – que era liderada por Beric Dondarrion e Thoros na época – vendeu Gendry, o filho bastardo de Robert Baratheon, para Melisandre por dois sacos de ouro.
Arya conheceu Melisandre naquela época, que estava intrigada, mas também um pouco perturbada por Arya. Para os leitores de livros, Melisandre basicamente representava o Fantasma do Coração Superior, uma mulher estranha e idosa que transmitia uma série de profecias aos pés de Arya em “A Storm of Swords”. Aqui, no entanto, Melisandre insinuou a escuridão que ela via em Arya.
“Eu vejo uma escuridão em você”, disse Melisandre. “E naquela escuridão, os olhos olhando para mim – olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes. Olhos que você fecha para sempre. Nós nos encontraremos novamente.”
Nós poderíamos ter duas coisas acontecendo. Uma deles, a série planejava algo como Arya sendo a única a eliminar o Rei da Noite com tanta antecedência que colocou aquela linha em particular em uma temporada inteira antes mesmo de nos encontrarmos com o Rei da Noite; sua primeira aparição é no episódio “Oathkeeper”, da 4ª temporada, que foi ao ar em 2014. Ou, uma outra possibilidade, Game of Thrones teve sorte, pois poderia fazer referência a algo assim ao revelar sua jogada de xeque-mate.
Como Arya observou em “The Long Night”, ela fechou muitos olhos desde então. Olhos de todas as cores. (Mesmo olhos azuis na forma do Mindinho.) As chances são altas de que ela feche ainda mais olhos nos três últimos episódios da série.
Mas mesmo que Arya termine sua lista de assassinatos, ela nunca conseguirá superar isso. Ela pode ter vinganças para cumprir, mas depois de salvar os Sete Reinos, é apenas uma descida daqui.
*Com informações de Michelle Jaworski / “The Daily Dot”