Free Guy: Assumindo o Controle | Crítica

Free Guy: Assumindo o Controle | Crítica

Assistimos com exclusividade, a convite da 20th Century Studios Brasil, a esse que talvez seja um dos projetos mais ambiciosos de 2021, “Free Guy: Assumindo o Controle”, que estreia hoje nos cinemas (19/08).

Sem exagero algum, acredito que se trata de uma das mais divertidas produções do ano, o longa entrega tudo, sem prometer, e surpreende até quem criou grandes expectativas.

Contando a história de Guy (Ryan Reynolds), um personagem de um videogame extremamente realista, que após descobrir que sua vida é apenas um jogo precisa aceitar a sua realidade e lidar que o mundo precisa ser salvo e ele é o único que pode fazer isso.

“Surfando na onda” dos games e streamers, que estão super em alta no momento, o longa conta uma história que pode parecer batida, mas utiliza de meios inteligentes para prender a atenção do espectador, e interessantemente até quem não curte essa vibe irá dar uma atenção especial.

Se assemelhando muito com a proposta já apresentada em Jogador Número 1 e Pixels, temos uma imersão muito diferente ao mundo dos jogos, uma realidade alternativa narrada de forma divertida, que é impossível não se envolver com a cidade fictícia Free City e como as coisas acontecem por lá.

Sendo construído com ótimas sequências de transições do mundo virtual ao real, explosões, lutas e boa utilização de CGI, o longa serve tudo aquilo que um bom filme de ação obrigatoriamente tem que ter, junto ao senso de humor incrível e bem característico de Ryan Reynolds, que mais uma vez prova que é o “rei do carisma”.

Sabe quando termina um filme e você tem a sensação de que trata-se de um pacote completo de entretenimento? Ótima direção, roteiro criativo, elenco maravilhosamente bem escolhido? Free Guy me proporcionou esse sentimento. Obviamente que não é o tipo de filme para se reparar em furos ou exageros, afinal o trailer, a sinopse e toda a ambientação, já deixam escrachado o teor do que se deve esperar, mas mantendo o olhar mais neutro, com toda certeza sigo na torcida para que ganhe muito reconhecimento tanto do público quanto da crítica.

OBS: o último ato guarda uma surpresa que deixará os fãs do universo estendido Disney boquiabertos. Sério! Depois nos contém nos comentários se piraram tanto quanto eu (risos).