Festa de abertura do 8 ½ Festa do Cinema Italiano conta com presença de Marco Tullio Giordana e personalidades do cinema
Na noite de quarta-feira (7), o realizador italiano Marco Tullio Giordana participou como convidado especial da noite de abertura da 6a edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, em São Paulo, no Espaço Itaú – Augusta, ao lado do diretor do Festival, Stefano Flavio, do produtor Tommaso Mottironi e do Cônsul Geral da Itália, Filippo La Rosa.
A abertura contou com presenças especiais como os diretores Kleber Mendonça Filho, Marcos Jorge e Bruno Barreto, e da atriz Alessandra Negrini, que foi à sessão acompanhada do pai, Luiz Eduardo Negrini. Prestigiaram também o evento o diretor do Espaço Itaú de Cinema, Adhemar Oliveira, o presidente do Circolo Italiano de São Paulo, Giovanni Manassero; o secretário de relações internacionais, Luiz Álvaro Salles de Aguiar Menezes; e o diretor e o coordenador linguístico do Istituto Italiano di Cultura, respectivamente Michele Gialdroni e Carlo Molina; além do Presidente na ITALCAM – Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Nico Rossini.
Veja as fotos:
Diante da plateia lotada, Marco Tullio Giordana destacou a importância da realização de festivais como o 8 ½ Festa do Cinema Italiano, especialmente os menores, que dão ao público a oportunidade de visitar culturas de todo mundo indo ao cinema. Diretor do longa “A Melhor Juventude”, filme de 2003 que volta aos cinemas em cópia restaurada e faz sua pré-estreia no Festival, ele agradeceu ao Festival, comentou sobre a alegria que é poder ver o longa novamente nas telonas, e o alívio de poder assisti-lo como um espectador. “Hoje eu consigo com um certo distanciamento e finalmente sem olhar tanto para os erros que cometi como diretor. Fico feliz porque já consigo aproveitar a história e curtir sem tanta auto-crítica”.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano fica em cartaz até o dia 21 de agosto em 16 cidades do Brasil. Este ano o Festival volta ao Brasil em novo formato: de 8 a 14 de agosto o festival acontece em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. De 15 a 21 de agosto chega a Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Vitória, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que acabam de entrar para o circuito do Festival.
O evento tem apoio da Embaixada da Itália e patrocínio da Enel e da FIAT, que neste ano é a principal patrocinadora do festival.